A SPEDITION KLÜBER TRANSPORTOU UM SUBMARINO DE 50 M SOBRE 30 EIXOS SCHEUERLE INTERCOMBI
Esta pode ser facilmente considerada a maior combinação de transporte, alguma vez vista a circular nas vias públicas da Alemanha. Uma equipa profissional e especialista da empresa Spedition Kübler, acompanhou o transporte de um submarino com 50 m de comprimento, com um peso acima de 500 toneladas em 30 eixos SCHEUERLE InterCombi, do Harbour Natural em Speyer para o Museu da Tecnologia, 4 km de distância.
Na primeira tentativa deste transporte, a combinação do veículo push-pull não foi bem-sucedida no momento de entrar na área do Museu da Tecnologia de Speyer, por alguns centímetros. O pilar do alarme de incêndio, que não foi desmantelado por questões de segurança, obstruiu a rota designada.
O grande desafio deste tipo de transporte ía além do seu comprimento, a combinação deste veículo media mais de 70 metros. 30 eixos SCHEUERLE InterCombi eram necessários para conseguir distribuir o peso de 485 toneladas do submarino U17 e quase 100 toneladas do SCHEUERLE InterCombi, de forma a garantir que a estrada pudesse comportar 2,58 toneladas por roda. Esta carga reduzida nas rodas tinha como objetivo proteger por completo a estrada.
O U17 de 50 anos, um submarino de Class 206, com 54 m de comprimento, com 9 m de altura e 6 m de largura, chegou ao porto natural de Speyer através do Ferry, uma reserva cujo solo florestal necessita sempre de especial proteção. Em combinação com 2 veículos, a combinação do veículo ficou com 70 m. Nalguns momentos, foram necessários veículos de reboque e tração adicionais, para conseguir proteger a superfície da rua perfazendo um total da combinação do veículo para cerca de 90 m.
O planeamento do transporte de Kiel Fjord para o Museu da Tecnologia durou 5 anos e a 2ª tentativa já foi bem-sucedida. A combinação do transporte entrou devagar na entrada do museu e demorou somente alguns minutos até a transportadora colocar o U17 em exposição.
O U17, está emprestado da coleção de estudo da tecnologia militar do Federal Office do Bundeswehr Equipment, de Tecnologia de Informação e Suporte In-Service, que tem lugar no Museu da Tecnologia de Speyer, e onde vai ser subsequentemente mantido enquanto espera uma restauração.
Frieder Saam, condutor profissional e gestor de transporte na Spedition Kübler, sediada em Michelfed-Erlin, afirmou que: «Foi com grande satisfação saber que a carga chegou ao seu destino sem ser danificada. 5 anos de planeamento foram investidos para este transporte especial».
De acordo com Frieder Saam, perito em transporte especial, para além do seu know-how e capacidades de condução, o tipo de transporte certo também é necessário e por isso, nunca teria sido possível realizar com sucesso este transporte, sem o know-how da Kübler, e o elevado grau de manobrabilidade e robustez dos módulos InterCombi SCHEUERLE.
Os 30 eixos InterCombi são provenientes da TII SCHEUERLE, empresa especializada na indústria de veículos para transporte de peças de grandes dimensões.
O InterCombi conseguiu percorrer o trajeto sem problemas, no entanto a entrada do museu não foi o único teste desafiador. Ao longo da rota de 4 km do porto natural através da área industrial até ao museu, a umas centenas de metros da reta final, quase surgiu outro problema.
No cruzamento na zona industrial, havia um conjunto de semáforos e um veículo parado na área designada para a rotação. Após isto, o angulo máximo de viragem de cerca de 60º do InterCombi era suficiente para virar de forma segura a combinação do veículo à volta da curva.
O resto da rota decorreu de forma calma, apesar das grandes dimensões do transporte. Precisamente por causa das qualidades do InterCombi, a alta compensação do eixo pendulo do suporte hidráulico num total de 650 mm, foi necessário em diversos locais para conseguir dirigir a carga dos obstáculos na estrada, tal como das bordas dos passeios/lancis, ou para transpor zonas relvadas inclinadas, cobertas com chapas, através do nivelamento automático da carga.
Foi feito com sucesso o processo de carga do U17 nos módulos InterCombi, que estava previamente ancorado no Kiel Fjord, chegou após atravessar o Mar do Norte, numa plataforma flutuante seguida por uma longa viagem pelo rio Reno.
O sólido e versátil SCHEUERLE InterCombi cumpre todas as normas necessários para este tipo de transporte. É um veículo com uma plataforma modular com 3 m de largura, que se consegue ajustar às diferentes grandes tarefas de transporte. Como o caso do transporte do U17, as combinações do veículo podem não ser só usadas como conjuntos de trailers como combinações de trator-reboque ou como transportadores autopropulsores.
Em 2024, o U17 vai estar de novo na estrada para Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim. No próximo ano, o U17 vai ser transportado na direção oposta do Museu da Tecnologia de Speyer, de volta ao porto natural e uma vez mais de volta à plataforma. O porto terminal do submarino é o Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim, que está localizado a 40 km de distância.