SCANIA SUPER BATE RECORDES DE CONSUMO

SCANIA SUPER BATE RECORDES DE CONSUMO

Nuno NUNO

Source: Scania

O novo motor da Scania ganhou o Prémio Green Truck para o camião mais eficiente, assim como todos os recordes de consumo da imprensa especializada em Espanha e Portugal. O Scania Super também revelou o seu grande desempenho entre os clientes que tiveram a oportunidade de o testar, cumprindo a promessa de poupança de combustível.

Há um ano, a Scania introduziu no mercado uma nova gama de motores com o nome Scania Super. Entretanto, este novo grupo motopropulsor bateu todos os recordes de consumo, incluindo o prémio Green Truck para o camião mais eficiente.

Prémios "Green Truck Award" adquiridos pela Scania — Source: Scania
Prémios “Green Truck Award” adquiridos pela Scania — Source: Scania

O novo motor Super da Scania é um motor de 13 litros em linha seis com potências que variam entre 420 e 560 cavalos. Inclui um novo grupo motopropulsor e atualizações do chassis, quadros e tanques, bem como novas caixas de velocidades Opticruise e eixos de transmissão mais eficientes. Estas alterações foram concebidas para melhorar o desempenho dos veículos com uma redução de 8% no consumo de combustível.

Foi precisamente um Scania Super 500 S o camião selecionado para participar no prestigiado evento Green Truck e que permitiu à Scania ganhar o prémio pelo sexto ano consecutivo. «Este prémio é um reconhecimento da eficiência dos nossos veículos. Mas, acima de tudo, demonstra uma vez mais aos nossos clientes que, quando depositam a sua confiança na Scania, fazem-no num veículo robusto e confortável, com alto desempenho e baixo consumo de combustível, inigualável no mercado», comentou Sebastián Figueroa, Diretor Geral da Scania Ibérica.

Scania Super — Source: Scania
Scania Super — Source: Scania

E em janeiro último, o Scania Super recebeu o prémio mais cobiçado nos Prémios Nacionais de Transportes em Madrid, Espanha, tendo ganho o prémio de “Melhor Camião do Ano 2023”.

9 testes de imprensa, 9 recordes de consumo

Não foram só as principais revistas comerciais alemãs que tiveram a oportunidade de testar o novo Scania Super no seu circuito de testes. As revistas de Espanha e Portugal tiveram um Scania Super 500 S para testar nos seus circuitos de teste e o resultado foi 9 recordes de consumo de combustível em 9 testes.

Todos estes resultados representam o recorde de consumos em todas as publicações. Estes testes não só avaliam a eficiência do combustível, mas também o desempenho e o conforto da cabina.

Scania Super — Source: Scania
Scania Super — Source: Scania

Broliveira

Apesar dos bons resultados nos testes de imprensa do setor, o teste decisivo do Scania Super é quando um cliente o incorpora nas suas operações de transporte. Vários clientes da Scania que já testaram o novo camião apresentam os seus depoimentos acerca da sua experiência.

É o caso da Broliveira, uma empresa familiar sediada em Ourém que se dedica atualmente ao transporte internacional de mercadorias. Há cerca de 30 anos, adquiriu os primeiros veículos da Scania, iniciando uma relação de confiança que resultou no sucesso da empresa ao incorporar 100 Scania Super. A Broliveira tem na sua frota um total de 450 camiões, 250 são Scania.

Scania Super na Broliveira — Source: Scania

«Quando começámos a trabalhar com o Scania Super, ficámos um pouco surpreendidos por nos ter sido transmitido que podíamos poupar 8%; pareceu-nos muito, mas ficámos surpreendidos pela positiva. O Super é um excelente camião e a Scania é uma empresa que nos transmite confiança e cumpre a sua palavra», comentou Boaventura Verdasca, Sócio-Gerente da Broliveira.

Renato Pedro é motorista da Broliveira desde 2003, para quem «conduzir o novo Scania Super é uma excelente experiência. É um camião que inspira e transmite confiança. Sinto-me muito satisfeito com o desempenho do camião desde a minha primeira viagem com o novo Scania, que também é muito confortável. Quando cheguei às instalações da Broliveira, disse-lhes que tinha excedido as minhas expetativas e que queria ficar com o camião».