REDUÇÃO DE 18% NOS CONSUMOS

REDUÇÃO DE 18% NOS CONSUMOS

Este artigo está também disponível em: en it de

Nuno NUNO

Source: Volvo Trucks

VOLVO TRUCKS REDUZ CONSUMO DE COMBUSTÍVEL EM 18% EM TESTE DE ESTRADA

Um novo teste independente feito na Alemanha, focado na eficiência de combustível da Volvo, com o modelo Volvo FH recentemente atualizado com I-Save, veio mostrar uma redução em quase menos 18% de combustível em comparação com o mesmo teste realizado há quatro anos.

No recente teste realizado pela revista independente alemã Trucker, o Volvo FH 460 de 32 toneladas com I-Save foi conduzido numa rota de 343 km de vias públicas, incluindo uma variedade de autoestradas, terrenos acidentados e estradas mais estreitas.

Volvo FH 460  — Source: Volvo Trucks
Volvo FH 460 — Source: Volvo Trucks

Quando comparado com o mesmo teste realizado em 2018 — antes da Volvo apresentar o pacote de economia de combustível I-Save — o testado Volvo FH 460 com I-Save alcançou uma impressionante redução combinada de 18% no consumo de diesel e AdBlue, usando uma média de apenas 21,48l/100km.

«Os efeitos do pacote I-Save, usando melhorias avançadas no motor Turbo Compound, novo software mais inteligente e aerodinâmica refinada, somam-se para proporcionar um uso de combustível muito eficiente. Este teste independente é mais uma prova sólida do grande e positivo impacto que o I-Save tem no consumo de combustível», diz Helena Alsiö, Vice-Presidente de Gestão de Produto Linha Motriz da Volvo Trucks.

Volvo FH 460  — Source: Volvo Trucks
Volvo FH 460 — Source: Volvo Trucks

Baixo consumo de AdBlue cada vez mais importante

Historicamente, o custo do AdBlue tem recebido pouca atenção. Isso mudou drasticamente, quando os preços deste aditivo aumentaram mais de 100% em muitos mercados. No novo teste, a Volvo também conseguiu manter o consumo de AdBlue em 6% do consumo de diesel.

«A economia total de combustível, que inclui diesel e AdBlue, tornou-se cada vez mais importante para o custo total da operação. Sempre nos concentramos em manter o custo total de combustível o mais baixo possível», continua Helena Alsiö.

Helena Alsiö (Vice-Presidente de Gestão de Produto Linha Motriz da Volvo Trucks) — Source: Volvo Trucks
Helena Alsiö (Vice-Presidente de Gestão de Produto Linha Motriz da Volvo Trucks) — Source: Volvo Trucks

Motores eficientes — a chave para reduzir as emissões de CO2

Mesmo que o objetivo da Volvo Trucks seja que os camiões elétricos representem metade das suas vendas globais de camiões em 2030, o motor a diesel continuará a desempenhar um papel importante na redução das emissões de CO2. A eficiência aprimorada proveniente desses novos avanços do I-Save no sistema de transmissão é uma maneira importante de contribuir para reduzir as emissões de CO2. O motor Turbo Compound também está certificado para funcionar com HVO100, um diesel renovável na forma de óleos vegetais hidrogenados, que reduz drasticamente as emissões de CO2.

Motor D13TC — Source: Volvo Trucks
Motor D13TC — Source: Volvo Trucks

Factos sobre o teste e o camião:

  • O teste foi realizado por Jan Burgdorf, das revistas Trucker e VerkehrsRundschau da Alemanha;
  • Distância total da rota de teste: 343 km. A rota é usada para testar camiões de diferentes fabricantes numa ampla gama de condições;
  • Peso bruto combinado: 32 toneladas;
  • Velocidade definida no cruise control: 85 km/h;
  • Camião testado em 2022: Volvo FH 460 com I-Save, 3ª geração; Euro 6;
  • Camião testado em 2018: Volvo FH 460; Euro 6;
  • Velocidade média:
    • 2022: 79,9 km/h;
    • 2018: 79,8 km/h;
  • Consumo de combustível incluindo AdBlue:
    • 2022: 21,48 L/100km; Consumo de Ad-Blue em % de diesel: 6,2%;
    • 2018: 26,15l/100km.
Volvo FH 460  — Source: Volvo Trucks
Volvo FH 460 — Source: Volvo Trucks

Factos sobre o I-Save da Volvo:

  • O I-Save foi lançado pela primeira vez em 2019;
  • O motor de 13 l com a tecnologia Turbo Compound da Volvo, D13TC, permite conduzir com baixas rotações do motor e relações de transmissão altas por períodos mais longos;
  • A nova função I-Torque faz a gestão da relação de transmissão, o binário do motor e a travagem quando o I-Cruise é ativado. A função usa o sistema I-See para observar a estrada à frente e avaliar quanto binário o motor precisa para funcionar com a maior eficiência de energia e combustível possível, com base no peso total do camião.