O SUPER CAMIÃO SCANIA 460 R
O SUPER CAMIÃO SCANIA 460 R

O SUPER CAMIÃO SCANIA 460 R

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

O JORNAL STRADA FOI TESTAR O NOVO SCANIA 460 R SUPER

A Scania apresentou nas instalações da Vialonga o Scania 460 R, um camião equipado com a sua mais recente e inovadora gama de motores Super de 13 litros com capacidade para biocombustíveis.

Scania 460 R Super 4x2 — Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
Scania 460 R Super 4×2 — Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

O Jornal Strada foi testar este veículo, conduzido por Giancarlo Terrassan, para conhecer em primeira mão este magnífico Scania 460 R.

Nas instalações da Scania estivemos à conversa com Marco Salgueiral, Scania Driver Trainer, Formador e Instrutor de condução., que falou um pouco sobre as inovações do modelo que se encontrava em demonstração.

Scania 460 R Super 4x2 — Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
Scania 460 R Super 4×2 — Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

Marco Salgueiral referiu que «a grande novidade é o veículo todo em si. Tudo o que se encontra incorporado no Scania 460 R foi adaptado desde o início. Temos uma nova cadeia cinemática, que neste camião é totalmente nova, totalmente renovada, onde a grande diferença à primeira vista é que temos apenas uma cabeça de motor com duas árvores de cames, uma nova caixa de velocidades, uma caixa mais pequena, mais leve e mais eficiente do que a geração anterior.

«Também temos um novo eixo, também mais leve, totalmente redesenhado, que também permite poupar combustível e com todo este conjunto de cadeia cinemática permite poupar até 8% de consumo de combustível. Depois temos a inovação ao nível do chassis modular, que permite uma personalização por parte do cliente, com diversos componentes».

Giancarlo Terrassan (Jornal Strada) — Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
Giancarlo Terrassan (Jornal Strada) — Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

O motor Super de 13 litros não tem nada em comum com o seu antecessor, permite uma melhor economia operacional total de uma forma sustentável e tem dupla árvore de cames à cabeça. É possível encomendar em conjunto com um sistema de travagem auxiliar CRB, que se trata da travagem de libertação por compressão, e que permite combinar com um retardador Scania R4700D para uma capacidade de travagem excecional.

Os sistemas dos novos motores modernos da Scania foram otimizados de forma a permitir que o motor funcione suavemente e a temperaturas favoráveis, utilizam óleos avançados e ultrafinos de longa duração e sistemas auxiliares desengatáveis destinados a reduzir perdas e causar o menor atrito interno possível.

Entrada para o camião — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Entrada para o camião — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Outra grande novidade descrita também por Marco Salgueiral em relação aos novos depósitos de combustível, «Temos depósitos novos, com o novo desenho que permite baixar o nível de combustível que fica dentro do depósito e não é utilizado. O novo depósito de combustível tem o formato em D e permite aproveitar mais combustível.

«A outra grande inovação que temos, é a introdução da FOU, que é um sistema que permite ter sempre combustível disponível até mesmo quando temos pouco combustível dentro do depósito. Não há mais o problema de os depósitos serem muito grandes e o combustível numa subida ir para trás e de repente não termos combustível a meio de uma subida».

Espelhos do lado direito — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Espelhos do lado direito — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

A FOU (Fuel Optimization Unit — Unidade de Otimização de Combustível) permite transportar menos combustível a bordo, mas o seu alcance operacional aumenta, sendo de fácil acesso ao combustível do depósito e facilita assim a sua manutenção.

Com este sistema, a quantidade utilizável de combustível nos tanques da Scania aumentou, uma vez que já não é necessário manter um nível de “reserva” para evitar a sucção de ar.

Espaço para arrumação — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Espaço para arrumação — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Esta gama totalmente nova de reservatórios de gasóleo varia dos 165 litros aos 700 litros, estando disponível em três tamanhos, S, M e L, todos no formato do novo desenho em D.

A Scania é conhecida pelo seu sucesso de baixas rotações e foi mais uma vez demonstrado neste novo Scania Super 460 R.

Foi a introdução do novo Scania Opticruise no ano passado que abriu estas novas possibilidades. Tem uma extensão mais ampla, com uma 12ª marcha direta e uma verdadeira engrenagem de sobremarcha no topo, significando que as rotações do motor podem ser mantidas ainda mais baixas à velocidade de cruzeiro. Em combinação com as engrenagens rápidas do eixo traseiro, são obtidos 8% de poupança de combustível

Grupo ótico — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Grupo ótico — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O Scania 460 R apresenta um grupo motopropulsor que pode ser considerado uma unidade integrada em que o motor, o sistema de pós-tratamento, a caixa de velocidades e o eixo motor funcionam como uma equipa monitorizada por sistemas de gestão com capacidades de processamento únicas e a introdução de um novo eixo traseiro com opções de engrenagem rápida.

Este camião também está equipado com o sistema Scania Twin SCR, que já tinha sido introduzido pela primeira vez no Scania V8, que consegue controlar as emissões de NOx com bastante eficácia. Ao injetar uma 1ª dose de AdBlue na posição acoplada ao carregador turbo, imediatamente após a aba do travão de escape, onde os gases de escape ainda estão muito quentes, a eficiência total do sistema de pós-tratamento aumenta drasticamente.

Depósito de Adblue — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Depósito de Adblue — Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Depois é injetada então a 2ª dose na posição habitual dentro do sistema de pós-tratamento. O filtro de partículas, que está posicionado entre os dois catalisadores SCR, é regenerado sem posterior injeção adicional de combustível no sistema de escape. Ou seja, o sistema Scania Twin-SCR, é uma forma de conseguir usufruir o máximo possível da energia no fluxo de escape e ajuda na poupança de combustível que se observa nos novos motores Scania.

A cabina do Scania Super 460 R, mantém totalmente os padrões da marca, com o espaço interior e design sóbrio e harmonioso para oferecer comodidade e facilitar a vida de trabalho a bordo por vários dias sem problemas. Os vários espaços de arrumação, a gaveta central dupla por baixo do tablier e a prateleira colocada no lado do passageiro,… está tudo lá. O painel é claro e ergonómico, com um acabamento Premium.