O FUTURO É AGORA: O NOVO E-TRUCK DA FORD TRUCKS

O FUTURO É AGORA: O NOVO E-TRUCK DA FORD TRUCKS

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A FORD TRUCKS APRESENTOU RECENTEMENTE EM LISBOA O SEU NOVO E-TRUCK

Sob o lema “O Futuro é Agora”, a Ford Trucks, uma marca global da indústria de veículos comerciais pesados, apresentou recentemente as suas soluções para a transição energética de curto, médio e longo prazo durante um evento em Lisboa.

A empresa tem como objetivo alcançar 50% de veículos livres de emissões até 2030, chegando a 100% até 2040. O protótipo do E-Truck da Ford Trucks, o primeiro da marca, foi revelado. Este veículo tem uma autonomia de 300 km, com configurações de eixos 4×2 e 6×2, um tempo de carregamento de 75 minutos, uma capacidade de bateria de 392 KWH e um sistema Connectruck.

“O futuro é agora” — Source: Ford Trucks

Esta versão inicial estará em exposição nas instalações da Ford Trucks Portugal, em Alverca. O Veículo está adaptado com uma caixa de recolha de resíduos urbanos e tem como objetivo operar apenas em zonas urbanas. A Ford Trucks pretende comercializar as primeiras unidades em 2024.

Durante esta apresentação, que contou com a presença de cerca de 50 convidados, incluindo clientes, parceiros, imprensa e representantes da Ford Trucks Portugal e da sede da Ford Trucks, Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, artilhou a sua visão sobre a transição energética. Mencionou que essa transição envolve o uso de hidrogénio e baterias, incluindo fuel cell e hidrogénio com motores térmicos.

No entanto, até que essas tecnologias estejam amplamente disponíveis, existem várias medidas que podem ser tomadas para aumentar a eficiência energética do transporte e reduzir a pegada de carbono. «Estamos a cumprir uma série de etapas para alcançar a neutralidade de carbono desejada até 2040», acrescentou Bruno Oliveira.

Koray Kuvvet (diretor-geral da Ford Trucks) e Bruno Oliveira (CEO da Ford Trucks Portugal) — Source: Ford Trucks

Burak Hoþgören, diretor para a Europa Ocidental da Ford Trucks, apresentou alternativas como o HVO — Hydrogenated Vegetable Oil (oléos orgânicos injetados com hidrogénio), políticas de eficiência nos motores a combustão, incluindo o lançamento da geração 1.5 do motor, que permite economias de combustível de cerca de 5% em relação à geração anterior, e uma recente parceria com a CMB.TECH para a conversão de camiões em veículos de duplo combustível (10% diesel, 90% hidrogénio).

Koray Kuvvet, diretor-geral da Ford Trucks, afirmou: «Temos um compromisso para com os nossos clientes, no sentido de desenvolver as melhores soluções nesta complexa transição energética».

Durante a conferência, também foram identificados alguns desafios que o setor automóvel enfrenta em relação à transição energética, como o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de carbono, investimentos na regulamentação Euro 7, infraestruturas que acompanhem a evolução tecnológica dos equipamentos, tanto em termos físicos quanto de financiamento. Foi enfatizado que uma transição energética sem incentivos e apoios terá um impacto no custo final.

Staff da Ford Trucks — Source: Ford Trucks

A equipa da Ford Trucks destacou a importância da colaboração de todas as partes envolvidas na transição para zero emissões, em vez de colocar toda a pressão apenas sobre os fabricantes de veículos.

Além da questão da transição energética, os representantes da marca, falaram sobre o ecossistema de serviços que acrescenta valor aos clientes da marca, com base em pilares como Conectividade, e-Mobilidade, UpTime, Serviços Financeiros e Padronização.

A Ford Trucks reiterou o seu compromisso com seus clientes, visando desenvolver as melhores soluções nessa complexa transição energética.