A MICHELIN E A SESÉ REFORÇAM A SUA PARCERIA PARA IMPULSIONAR UMA MOBILIDADE MAIS EFICIENTE, SEGURA E SUSTENTÁVEL
A Sesé e a Michelin renovaram o seu acordo de colaboração para a otimização da manutenção preventiva e a gestão dos pneus da frota de veículos internacional da empresa dedicada à gestão integral da cadeia de abastecimento. Deste modo, ambas as empresas reforçam uma relação que, durante mais de 20 anos, apostou firmemente na inovação, na eficiência e na sustentabilidade para avançar rumo à mobilidade do futuro.
Através de este acordo, a Michelin realizará a manutenção preventiva e a gestão dos pneus da frota de veículos da Sesé na Europa. Para tal, foi adotado o modelo de contrato Effitire, baseado em custos variáveis ligados ao nível de atividade e à quilometragem, e o qual garante una otimização permanente dos recursos.
Por outro lado, também será implementado o sistema Michelin QuickScan, que utiliza sensores integrados e scans automáticos para determinar, em tempo real, e de forma precisa, o estado dos pneus, e predizer a sua quilometragem restante mediante um algoritmo.
Através destas medidas, consegue melhorar-se a eficiência operacional, facilitando o controlo centralizado do estado dos veículos, e reduzindo os tempos de inatividade associados a tarefas de manutenção. De igual modo, reduz-se significativamente o risco de incidências relacionadas com o desgaste dos pneus, e incrementa-se a segurança dos veículos, ao mesmo tempo otimizando-se a planificação da manutenção preventiva.
Aposta na inovação para uma mobilidade sustentável
A assinatura deste acordo representa um novo passo em frente no âmbito da aposta da Sesé na inovação, para garantir uma superior eficiência e uma maior sustentabilidade. Mediante a integração das soluções tecnológicas desenvolvidas pela Michelin, prossegue o reforço da competitividade das suas operações, assim como a capacidade da sua frota para adaptar-se às diferentes necessidades dos seus clientes em ambientes internacionais.
Adicionalmente, a colaboração entre ambas as empresas, que alcança em 2025 o seu vigésimo aniversário, conta com uma visão estratégica da sustentabilidade enquanto eixo fundamental da mobilidade do futuro. Por este motivo, o acordo também inclui o uso dos pneus de alta eficiência e baixa resistência ao rolamento da Michelin, que permitem reduzir o consumo de combustível e, por consequência, as emissões de CO2 da frota.
Esta tecnologia soma-se à utilização de técnicas avançadas, como a recauchutagem Michelin Remix, que contribui para reduzir o consumo de matérias-primas em 70% relativamente ao fabrico de pneus novos, e diminui a pegada de carbono.
«A renovação da nossa colaboração com a Sesé, depois de 20 anos a trabalharmos juntos, é um exemplo claro de como a Michelin trabalha lado a lado com os seus parceiros para liderar a transformação rumo a um transporte mais eficiente, seguro e sustentável», destacou Jorge Prego, diretor de Serviços e Soluções da Michelin.
Por seu turno, Carlos Giner, diretor global de transporte da Sesé, assinalou: «Na Sesé, temos o propósito de transformar a cadeia de abastecimento, aplicando as melhores tecnologias disponíveis que nos permitam maximizar a eficiência dos processos, e reduzir as emissões de CO2. A colaboração com parceiros estratégicos, como a Michelin, permite-nos continuar a evoluir nesta estratégia, e contribuir para uma cadeia de abastecimento mais segura e eficiente».