"MEETING CAPACITY SHORTAGES"

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A KRONE PARCEIRA DO PROJETO SOBRE ESTUDO DA CAPACIDADE EM LOGÍSTICA

Um estudo recentemente conduzido por vários técnicos especialistas revelou que faltam cerca de 56.000 trabalhadores qualificados na indústria do transporte. A Krone participou ativamente como parceira no estudo de consórcio “Meeting capacity shortages in logistics: situation analysis — solutions — potential — packages of measures — roadmaps”, publicado no final de janeiro de 2023, utilizando o seu know-how e experiência no trabalho de investigação sobre  como a falta de pessoal afeta o setor de logística.

Horários de trabalho longos, pouco atraentes e mal planeados, perspetivas salariais dificilmente competitivas e a imagem pouco atraente da profissão não encorajam trabalhadores qualificados. Outros fatores para o declínio acentuado no número de novos profissionais, são a mudança demográfica e a suspensão do serviço militar.

BOX LINER eLTU 50 premiado — Source: Krone
BOX LINER eLTU 50 premiado — Source: Krone

Frank Albers, diretor de vendas e marketing da Krone Commercial Vehicle Group, explica o compromisso do fabricante de reboques: «Os resultados deste estudo também abrem novas oportunidades para a Krone, responder melhor às necessidades de motoristas masculinos e femininos e alinhar os nossos desenvolvimentos com essas descobertas. A Krone sempre se comprometeu em melhorar o ambiente de trabalho em muitas áreas. Exemplos incluem o nosso novo centro “Trailer Point Delivery” com instalações espaçosas e o nosso portal de entregas online “MyKrone”.

A automação é outra solução da Krone que pode melhorar significativamente o ambiente de trabalho dos motoristas. Por exemplo, o novo Box Liner eLTU 50 Automatic pode ser ajustado apenas com o toque de um botão na cabine do camião — todas as atividades manuais anteriormente necessárias agora são coisas do passado. Para o motorista, isso não significa apenas um alívio físico, mas também um ganho considerável em segurança».