SEGURANÇA REFORÇADA: NOVO SISTEMA DE ALERTAS DA MERCEDES

SEGURANÇA REFORÇADA: NOVO SISTEMA DE ALERTAS DA MERCEDES

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A MERCEDES-BENZ APRESENTA TECNOLOGIA QUE ANTECIPA PERIGOS NA ESTRADA ATRAVÉS DE ALERTAS — 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS

A nova funcionalidade Connected Traffic Warnings pode ajudar a melhorar a segurança rodoviária através da deteção e transmissão de avisos de perigo. Se o serviço estiver disponível no veículo, os motoristas de camiões Mercedes-Benz recebem as ocorrências de trânsito atuais no mapa digital do veículo ou como janela pop-up no cockpit.

Adicionalmente, são emitidos sinais sonoros de aviso 10 segundos antes da respetiva ocorrência. O módulo pode alertar para vários tipos de perigo, incluindo acidentes, nevoeiro, chuva intensa, estaleiros, conductores em sentido contrário e estradas escorregadias.

Ocorrência de trânsito no mapa digital — Source: Daimler Trucks
Ocorrência de trânsito no mapa digital — Source: Daimler Trucks

1. O que é exatamente o “Connected Traffic Warnings”?

É uma funcionalidade que permite a comunicação entre veículos e infraestruturas para partilha de alertas de perigo em tempo real. Os veículos equipados podem avisar-se mutuamente sobre situações perigosas na rota, mesmo que estas ainda não estejam visíveis (por exemplo, atrás de uma curva ou de uma subida).

2. Como funciona o sistema?

Com base em sinais internos do veículo (como uma travagem de emergência ou acidente), o sistema envia a informação para a cloud Connected Traffic Warnings. A partir daí, a mensagem é partilhada com outros veículos nas proximidades, aparecendo no mapa de navegação e, caso o perigo esteja na rota do condutor, surgem alertas visuais e sonoros no painel de instrumentos.

Velocípede na ciclovia — Source: Daimler Trucks
Velocípede na ciclovia — Source: Daimler Trucks

3. Quais os requisitos para utilizar o sistema?

É necessário um camião Actros com o novo cockpit digital Multimedia Cockpit Interactive 2, serviço de navegação ativo e contrato TruckLive. A comunicação com a cloud é feita via ligação móvel através da plataforma de telemática da marca.

4. Que tipos de perigos são detetados?

Atualmente, o sistema emite alertas para:

  • Acidentes
  • Avarias
  • Obras na estrada
  • Zonas perigosas
  • Travagens de emergência
  • Condutores em contramão (com alerta próprio ou externo)
  • Chuva intensa
  • Pavimentos escorregadios
  • Nevoeiro
Veículo na lateral a ultrapassar — Source: Daimler Trucks
Veículo na lateral a ultrapassar — Source: Daimler Trucks

5. Como ajuda o sistema a evitar acidentes?

Ao alertar o condutor com antecedência sobre perigos fora do campo de visão, o sistema permite uma condução mais previsível e segura, evitando travagens bruscas e reduzindo o risco de acidentes.

6. Quem esteve envolvido no desenvolvimento?

O projeto foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar internacional das áreas de engenharia avançada e desenvolvimento de veículos. Esta equipa já trabalha em futuras aplicações com base nesta tecnologia.

7. O sistema é compatível com veículos de outras marcas?

Sim. A plataforma foi concebida para ser aberta e interoperável com veículos de outros fabricantes e operadores de infraestruturas como a Autobahn GmbH.

Posto de condução — Source: Daimler Trucks
Posto de condução — Source: Daimler Trucks

8. Existe algo semelhante nos veículos ligeiros?

Sistemas comparáveis já são comuns em automóveis. Contudo, a Mercedes-Benz Trucks é, segundo o seu conhecimento, o primeiro fabricante de pesados a disponibilizar esta funcionalidade.

9. Que possibilidades abre este sistema no futuro?

A deteção antecipada de zonas perigosas abre caminho para um futuro com menos acidentes. Ajuda a preparar condutores e veículos para situações de risco, com o objetivo de evitar manobras de emergência e melhorar a fluidez do trânsito.

10. Qual é o custo do serviço?

O Connected Traffic Warnings está incluído no preço do sistema de navegação durante os primeiros 3 anos. Após esse período, o serviço pode ser renovado anualmente.