KRONE PROFI LINER TEM 25 ANOS

KRONE PROFI LINER TEM 25 ANOS

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

O PROFI LINER CELEBRA O SEU 25º ANIVERSÁRIO, UM PRODUTO CONSTRUÍDO E VASTAMENTE TESTADO PELA KRONE, EMPRESA DE SEMI-REBOQUES ALEMÃ

Desde o final dos anos 90, os reboques da Krone foram considerados um dos benchmarks da época. Com o crescimento e alterações do panorama dos transportes nesta década: as necessidades de meios de transporte e logística para transporte de mercadorias exigiu uma atualização na conceção do produto.

Um novo tipo de veículo rapidamente se tornou popular: o semi-reboque curtainsider, cujos lados consistiam em lonas deslizantes operáveis individualmente sem as drop sides. A Krone rapidamente respondeu à muita procura com o seu próprio semi-reboque com cortinas deslizantes, mas o design apresentou alguns problemas iniciais.

Uwe Sasse, o Diretor Geral Design e Desenvolvimento na Krone até 2022, relembra que «O semi-reboque com cortina deslizante da Krone foi modificado de um semi-reboque dropside, no qual simplesmente omitimos as drop sides».

O maior cliente da Krone na altura, o Leif Toft, fundador da Krone Scandinavia, escreveu uma carta de três páginas ao Dr. Bernard Krone pedindo uma remodelação fundamental do semi-reboque com cortinas deslizantes. O Dr. Bernard Krone reuniu de imediato a equipa de projetos para redesenhar o semi-reboque, e em quase 6 meses o protótipo do novo semi-reboque curtainsider da Krone surgiu, cheio de inovações, que alguns ainda podem ser encontrados atualmente no Profi Liner (e na sua concorrência): a parede final em aço, a porta traseira em aço com articulação única, o chassis de construção única e a passagem dos cabos.

Krone Profi Liner (1998) — Source: Krone
Krone Profi Liner (1998) — Source: Krone

Desde o início os técnicos de desenvolvimento de produto, apostaram numa estrutura modular sendo que a Krone foi o 1º produtor a nível mundial a introduzir em 1997, o processo KTL plus powder, para proteção contra ferrugem.

A única coisa que faltava era um nome cativante que poderia ser entendido em todos os países. Rainer Steuernagel, na altura, director de vendas e marketing na Krone, teve a brilhante ideia: “Profi Liner”, uma linha para profissionais. O nome rapidamente se adaptou, e a palavra “liner” tornou-se num programa, cujo derivados Coil, Mega, Paper, City, Box, Cool e Dry foram adicionados pouco depois. Na IAA Commercial Vehicles 1998, a nova família Krone Liner fez a sua primeira entrada e apresentação com sucesso.

Hoje, no seu 25º aniversário, o Profi Liner vai na sua 5ª geração.

Em 2003, o Profi Liner 2 foi introduzido com a adição de novos melhoramentos: o novo Multi-lock outer frame celebrou a sua entrada mundial. Com o seu único sistema de segurança de carga, mais de 3.000 possibilidades foram criadas para amarração da carga em segurança.

A 3ª geração foi lançada em 2006, desta vez focada na redução do preço e peso do ciclo de vida.

O Profi Liner 4 introduzido em 2009 com uma simplificação do processo interno para reduzir custos de logística e otimização de qualidade.

Finalmente, o atual Profi Liner 5 tem um peso de tara 5.950 kg no equipamento standard, com portas de aço fabricadas por robots e com muitos novos detalhes no seu corpo, como o fosfato de zinco KTL e revestimento em pó.

Graças ao seu sistema modular sofisticado, o Profi Liner pode ser personalizado, para inúmeras necessidades individuais. Como parte da “Missão além do Zero” lançado pela Krone em 2022, o novo eTrailer da Krone ajuda a melhorar a sua pegada carbono. Apesar de o Profi Liner ter sido inicialmente introduzido em 1998 — 25 anos atrás — o reboque de cortina lateral da Krone continua atual.