FORD TRUCKS PARCEIRA DA QUANTRON

FORD TRUCKS PARCEIRA DA QUANTRON

Este artigo está também disponível em: en de

Nuno NUNO

Source: Ford Trucks

A FORD TRUCKS ASSINA PARCERIA COM A QUANTRON PARA DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS EMISSÕES ZERO

A Quantron AG, especialista em transportes sustentáveis de passageiros e de mercadorias, e a Ford Trucks, marca global da indústria de veículos comerciais pesados, assinaram uma Carta de Intenções (LOI) para desenvolver soluções de transporte livres de emissões.

Esta cooperação estratégica visa avaliar a integração da tecnologia Quantron Inside nos veículos Ford Trucks através do seu eixo eletrónico, bateria personalizada de alta potência, integração de célula de combustível e tanque, gestão de energia e aerodinâmica otimizada para eficiência maximizada. O foco da colaboração vai estar nos veículos pesados ​​movidos a células de combustível de hidrogénio.

Ford F-MAX — Source: Ford Trucks
Ford F-MAX — Source: Ford Trucks

Na primeira fase de colaboração, a Quantron assegura uma adaptação dos camiões produzidos pela Ford Trucks, que serão construídos em conformidade com os novos regulamentos de segurança a partir do primeiro trimestre de 2024.

A parceria combina a vasta experiência da Ford Trucks na produção de veículos comerciais pesados com a experiência da Quantron na integração de soluções com emissões zero. A Quantron já entregou mais de 200 veículos com emissões zero, sendo que a maioria são veículos elétricos a bateria, mas a empresa também desenvolveu experiência em veículos elétricos com fuel-cell.

Güven Özyurt (CEO Ford Otosan) e Andreas Haller (Fundador e Chairman Executivo da Quantron AG) — Source: Ford Trucks
Güven Özyurt (CEO Ford Otosan) e Andreas Haller (Fundador e Chairman Executivo da Quantron AG) — Source: Ford Trucks

Rene Wollmann, CTO da Quantron AG, destaca que «os nossos parceiros querem acelerar o desenvolvimento de veículos pesados movidos a células de combustível (fuel cell), ao mesmo tempo que concentram os seus próprios recursos noutras áreas.

«Estamos a comparar o segmento de veículos leves FCEV de até 7,5t e o segmento de veículos pesados ​​FCEV de até 44t, enquanto entregamos a nossa tecnologia e componentes Quantron Inside exclusivos e intransigentes. Esta colaboração técnica contribuirá para acelerar ainda mais a introdução generalizada no mercado de veículos comerciais elétricos com células de combustível».

O líder da Ford Trucks, Emrah Duman, realça: «Estamos entusiasmados por ter o apoio da Quantron como um parceiro experiente no nosso esforço em oferecer aos nossos clientes um veículo pesado elétrico com célula de combustível. Esta colaboração promete produzir um valor substancial nos próximos tempos.

Mickael Perschke (CEO Qauntron AG), Güven Özyurt (CEO Ford Otosan), Andreas Haller (Fundador e Chairman Executivo da Quantron AG) e Emrah Duman (Ford Trucks Business Area Dealer) — Source: Ford Trucks
Mickael Perschke (CEO Qauntron AG), Güven Özyurt (CEO Ford Otosan), Andreas Haller (Fundador e Chairman Executivo da Quantron AG) e Emrah Duman (Ford Trucks Business Area Dealer) — Source: Ford Trucks

«A Ford Trucks está empenhada em investir em tecnologias inovadoras que moldarão o futuro da indústria de veículos comerciais pesados, ao mesmo tempo que se alinham com os nossos objetivos de sustentabilidade. O nosso foco principal é a eletrificação, seguida de perto pelos avanços na tecnologia do hidrogénio. Com um conjunto diversificado de talentos e capacidades tecnológicas promissoras, os nossos esforços estão a registar progressos rápidos e bem-sucedidos».

A Ford Trucks está empenhada em atingir as emissões zero na produção de veículos comerciais pesados até 2040 para mitigar os efeitos das alterações climáticas. Esta parceria sublinha o compromisso de ambas as empresas com um futuro mais verde no setor dos transportes.