A NORS VAI ENTREGAR O CAMIÃO MILHÃO DA RENAULT TRUCKS À TRANSPORTADORA TJA
A Nors vai entregar, em Portugal, à transportadora TJA, o veículo milhão produzido pela fábrica da Renault Trucks, em Bourg-en-Bresse. Este veículo, um Renault Trucks T, ficará para a história da marca e reforça a parceria de longa data da Nors com a Renault Trucks e com o cliente TJA.
Este marco histórico surge na sequência das celebrações do 60.º aniversário da fábrica da Renault Trucks, berço da produção de camiões de longo curso e de construção desde 1964. Este feito é um testemunho da experiência industrial e da capacidade de inovação do local desde a sua abertura.
Durante 6 décadas, a fábrica da Renault Trucks em Bourg-en-Bresse desempenhou um papel fundamental na indústria automóvel francesa. Assistiu ao nascimento de modelos icónicos, desde os Berliet GBC, GLR e CBH até ao Renault Trucks T, incluindo o lendário Renault Magnum. Desde 2023, a fábrica iniciou a sua transição para o transporte descarbonizado com a produção em série dos camiões elétricos Renault Trucks E-Tech T e C.
Camião milhão para a TJA — Source: Renault TrucksAo contrário das fábricas de automóveis, onde os veículos são produzidos em grandes séries, cada camião montado em Bourg-en-Bresse é fabricado por medida para responder às necessidades específicas de cada cliente. Atualmente, a fábrica produz, em média, 25.000 veículos por ano.
«Este marco reforça a longa relação da Nors com a TJA, mas acima de tudo reflete o nosso compromisso em oferecer as melhores soluções de transporte aos nossos clientes. Movidos pelo progresso, continuamos focados em acrescentar valor e em impulsionar a transformação do setor, sempre com inovação, eficiência e sustentabilidade no centro da nossa atuação.
«É, por isso, com enorme orgulho que assinalamos este momento histórico com a entrega do milionésimo camião Renault Trucks em Portugal, a um cliente de referência como a TJA, com quem partilhamos a ambição de fazer mais e melhor pelo setor», afirma Nuno Guimarães, CEO da Nors, no segmento Trucks and Buses, que representa a marca Renault Trucks em Portugal.
Berliet Gazelle GBC (1959) — Source: Renault TrucksRenault Trucks T: a referência no transporte de longo curso
O camião milhão produzido em Bourg-en-Bresse é um Renault Trucks T. Fabricado desde 2013, este modelo foi concebido para oferecer eficiência, conforto e economia de combustível, estabelecendo-se rapidamente como uma referência para os transportadores europeus.
Desde o seu lançamento, passou por inúmeras evoluções tecnológicas para reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de CO2. A sua versão elétrica é montada na mesma linha de produção. O milionésimo camião produzido em Bourg-en-Bresse é também o Renault Trucks T nº 126.600 montado na fábrica. Em breve, será entregue à transportadora TJA.
TJA, um parceiro de longa data da Nors
Este milionésimo camião integrará a frota da TJA, um dos principais operadores de transporte ibéricos e parceiro estratégico da Nors. Desde 2016, esta parceria resultou na venda de quase 1.000 unidades Renault Trucks, entre veículos novos e usados, que percorrem, em média, 140.000 km por ano, por camião.
Procução de Berliet GLM na fábrica de Bourg-en-Bresse (1965) — Source: Renault TrucksFundada em 1947, a TJA especializou-se em diversos tipos de transporte, abrangendo a distribuição nacional e internacional. Comprometida com a transição energética, a empresa aposta continuamente em soluções mais eficientes e sustentáveis. Este Renault Trucks T, com um consumo de combustível otimizado, faz parte de uma encomenda significativa de 120 veículos Renault Trucks, reforçando a confiança da TJA na marca e na parceria com a Nors.
«A produção do nosso milionésimo camião na fábrica de Bourg-en-Bresse é um testemunho da capacidade de inovação da Renault Trucks, da excelência das nossas instalações industriais e da dedicação das nossas equipas», declarou Bruno Blin, Presidente da Renault Trucks.
«Temos particular orgulho em entregar este camião à TJA, um parceiro de longa data com quem partilhamos a mesma ambição: construir um transporte mais eficiente e sustentável».