BOLSAS DE ESTUDO WOMAN

BOLSAS DE ESTUDO WOMAN

Nuno NUNO

Source: MAN Truck & Bus

NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER A MAN CRIA AS BOLSAS DE ESTUDO WOMAN, QUE COBREM 80% DOS CUSTOS DA CARTA DE CONDUÇÃO DE PESADOS

A MAN Truck & Bus Portugal quer ir além da simples celebração do Dia Internacional da Mulher e para diversificar um sector maioritariamente masculino, a MAN pretende ajudar as mulheres a tornarem-se motoristas profissionais e assim colmatar a escassa presença feminina ao volante de veículos pesados.

A iniciativa da MAN Truck & Bus Portugal ao criar duas Bolsas de Estudo WoMAN no dia 8 de março, pretende acima de tudo libertar esta profissão, tradicionalmente dominada pelos homens, dos preconceitos e dar o primeiro passo para apoiar as mulheres a entrarem neste mundo e a tornar mais acessível uma carreira neste sector.

A MAN Truck & Bus Portugal criou o programa Bolsas de Estudo WoMAN para promover as mulheres ao volante no sector dos transportes profissionais. Para além da já generalizada falta de motoristas profissionais em Portugal, apesar do facto de 90% das mercadorias se movimentarem por via terrestre, existe também um problema de diversidade. De acordo com a União Europeia, as mulheres representam apenas 14% do transporte rodoviário.

WoMAN TGX e uma mulher — Source: MAN Truck & Bues
WoMAN TGX e uma mulher — Source: MAN Truck & Bues

Para inverter esta situação, a MAN desenvolveu um projeto cujo foco principal é promover a formação das mulheres como motoristas profissionais através de bolsas de estudo.

Em concreto, este programa envolve uma ajuda financeira para obter a carta de condução para veículos pesados, quer o C para os camiões rígidos ou o E para os camiões articulados, e o Certificado de Aptidão de Motorista Profissional para o transporte de mercadorias. As Bolsas de Estudo WoMAN irão cobrir 80% dos custos inerentes à formação de condução e as inscrições estão abertas.

E, como é habitual no mundo académico, estas bolsas dependem do mérito e desempenho da candidata, pelo que estão condicionadas à aprovação nas várias fases de seleção.

No entanto, a MAN Truck & Bus Portugal não quer limitar-se apenas a cobrir parte dos custos, mas também irá acompanhar regularmente as potenciais motoristas ao longo do processo de forma a prestar todo o apoio na preparação para as provas teóricas e práticas.

Mais e melhores condutoras

Com as Bolsas de Estudo WoMAN, a MAN Truck & Bus Portugal não procura apenas atribuir mais cartas de condução a mulheres, mas também ajudar a tornarem-se melhores condutoras depois de obterem as respectivas licenças. E num contexto em que o sector dos transportes profissionais está a crescer em termos de sustentabilidade, a eficiência dos camiões é tão importante como a eficiência da condução.

Por esta razão, a MAN também proporcionará às mulheres motoristas uma formação específica em MAN ProfiDrive que lhes permitirá, uma vez obtido o seu CAM, desenvolver as competências necessárias para tirar o máximo partido de um MAN TGX de última geração em condições reais de funcionamento, otimizando o consumo de combustível e, consequentemente, poupando emissões, sem esquecer a segurança rodoviária.

WoMAN TGX e Lion's Coach (Bayern Munich) — Source: MAN Truck & Bues
WoMAN TGX e Lion’s Coach (Bayern Munich) — Source: MAN Truck & Bues

Diversidade: MAN e WoMAN

Para a MAN, não há apenas falta de representação e diversidade no transporte profissional, mas também falta de visibilidade. Para chamar a atenção do público para esta questão social, a MAN converteu alguns dos seus veículos tradicionais MAN em WOMAN na grelha frontal — um dos pontos de maior impacto visual.

Assim, a WOMAN começou gradualmente a aparecer não só em camiões, mas também em autocarros, tais como o autocarro do Bayern Munich, uma das maiores equipas de futebol da Alemanha e da Europa.

É também visível em algumas unidades do camião TGX da MAN, um dos modelos mais recentes no mercado, um dos mais eficientes e que também recebeu o título de “Camião Internacional do Ano 2021”, combinando assim diversidade, sustentabilidade e inovação.

Assim, o Dia Internacional da Mulher é na MAN Truck & Bus Portugal uma oportunidade para lembrar a importância da luta pela igualdade de género e para promover a consciencialização sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em todo o mundo. É um momento para celebrar as conquistas das mulheres e para refletir sobre o que ainda precisa ser feito para alcançar a igualdade de direitos e oportunidades para todas as mulheres.