A APLOG REALIZA O 2º SEMINÁRIO

A APLOG REALIZA O 2º SEMINÁRIO "LOGÍSTICA DE FRIO"

Nuno NUNO

Source: APLOG

A APLOG VAI REALIZAR O 2º SEMINÁRIO “LOGÍSTICA DE FRIO” NO DIA 14 DE MARÇO, EM LISBOA

No dia 14 de março de 2024, o Museu do Oriente em Lisboa será o palco do 2º Seminário “Logística de Frio”, que reunirá profissionais e especialistas de diversas indústrias para discutir e explorar os desafios e oportunidades cruciais na gestão da cadeia de frio.

2º Seminário "Logística de Frio" — Source: APLOG
2º Seminário “Logística de Frio” — Source: APLOG

Com o tema central no Setor do Frio, o seminário abordará diversos tópicos de relevo para a indústria logística de frio. Entre os destaques estão:

  • Da produção ao retalho — qual a importância do frio nas diferentes cadeias de valor: a gestão adequada da temperatura desempenha um papel crucial na cadeia de valor, desde a produção ao retalho. No setor alimentar, a refrigeração preserva a qualidade e segurança dos produtos, evitando a deterioração. Na indústria farmacêutica, o controlo térmico assegura a eficácia dos medicamentos. Além disso, no transporte e armazenamento, a cadeia de frio garante a integridade dos produtos, minimizando perdas. Em resumo, a temperatura desempenha um papel essencial na preservação da qualidade e segurança ao longo de diversas cadeias de valor;
  • Operadores logísticos — os desafios da cadeia de frio: especialistas debaterão os obstáculos enfrentados pelos operadores logísticos na gestão eficaz da cadeia de frio, desde o armazenamento à entrega final, explorando soluções inovadoras para otimizar este processo crucial;
  • Futuro do frio — perspetiva global: uma visão abrangente das tendências e inovações emergentes na logística de frio, considerando as implicações globais e as oportunidades para empresas que procuram manter-se na vanguarda da eficiência e sustentabilidade;
  • Infraestruturas — sustentabilidade e inovação: discussões sobre o desenvolvimento de infraestruturas sustentáveis e inovadoras na gestão da cadeia de frio, destacando práticas e tecnologias que visam reduzir o impacto ambiental e melhorar a eficiência operacional;
  • O papel dos transportes na logística de frio: uma análise aprofundada do papel crucial dos meios de transporte na cadeia de frio, com foco nas estratégias para garantir a integridade dos produtos perecíveis durante todo o processo logístico.

Ao longo do dia estarão presentes representantes de reconhecidas empresas do sector como a Unilever, Aldi, Grupo Frip, Recheio, Americold, Logifrio, Salvensen, New Cold, CodeOne, Maersk, Paulo Duarte, Luís Simões, Sonae, DPD.

Palete com produtos perecíveis — Source: Americold
Palete com produtos perecíveis — Source: Americold

O evento proporcionará uma plataforma única para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais do setor, fomentando o networking e colaborações estratégicas. Serão envolvidas empresas, incidindo em qualquer etapa da cadeia de frio, desde a produção ao retalho e encontrarão no seminário insights valiosos para melhorar as suas operações.

«O setor da logística de frio é uma área fundamental da nossa economia e está atualmente com enormes desafios e sobre forte pressão. As subidas do preço da energia (eletricidade, gás e gasóleo), as exigências ao nível das cadeias de abastecimento, o aumento de custos e os desafios da sustentabilidade e descarbonização que se colocam a todos os envolvidos no setor, irão obrigar a repensar os negócios e as cadeias logísticas», afirma Afonso Almeida, Vice-Presidente da Direção da APLOG.

Para mais informações sobre inscrições, programa completo e empresas parceiras, visite a APLOG e faça parte das discussões que moldarão o futuro da cadeia de frio!