ANDAMUR ORGANIZA I FÓRUM MULHER E O SECTOR DOS TRANSPORTES

ANDAMUR ORGANIZA I FÓRUM MULHER E O SECTOR DOS TRANSPORTES

Nuno NUNO

Source: Andamur

A ANDAMUR ORGANIZOU O I FÓRUM MULHER E O SETOR DOS TRANSPORTES, REAFIRMANDO A SUA APOSTA NA IGUALDADE REAL NA LOGÍSTICA E NA MOBILIDADE

Para além da vasta trajetória de ações e campanhas que são promovidas na Andamur para o fomento da igualdade e que foram iniciadas em 2019 com a campanha “Sou Camionista Fortes, Capazes, Camionistas: MULHERES”, o I Fórum Mulher e o Setor dos Transportes pressupõe um antes e um depois para ajudar a dar maior visibilidade à mulher num setor maioritariamente masculino.

Felizmente, cada vez são mais as mulheres que escolhem este setor para desenvolver a sua carreira profissional. Segundo dados da Comissão Europeia Women in Transport-EU Platform for Change, 22% dos profissionais no setor dos transportes na Europa são mulheres e, felizmente, cada vez são mais.

Entrevista a María Dolores Sánchez, fundadora da Andamur — Source: Andamur
Entrevista a María Dolores Sánchez, fundadora da Andamur — Source: Andamur

Este facto ficou mais do que provado neste forum que destacou o papel fundamental que as mulheres têm num campo que, como foi demonstrado nos últimos anos, é vital para o funcionamento da nossa sociedade.

Foi dado início ao Fórum com a intervenção de Miguel Ángel López, CEO da Andamur, que quis deixar claro que o sonho com que nasceu a sua empresa não teria sido possível sem o trabalho da sua mãe, nem sem os valores de igualdade que sempre estiveram presentes na sua família, graças às suas avós.

Vídeo da entrevista a María Dolores Sánchez, fundadora da Andamur — Source: Andamur

Posteriormente, foi a vez de uma emotiva entrevista a María Dolores Sánchez, fundadora e parte fundamental do sucesso empresarial e familiar da Andamur: «o maior sacrifício que fiz na minha vida foi não ter podido passar mais tempo com os meus filhos devido ao meu trabalho, mas graças a tudo o que a minha mãe me incutiu, sabia que no final iria valer a pena. É esta a mensagem que gostaria que chegasse às mulheres deste setor: no final, tudo vale a pena». A referida entrevista de Amanda Aquino, Directora de Élite Murcia, mostrou o início da família Andamur no setor contado na primeira pessoa por uma grande empresária.

Vídeo da 1ª Mesa: “Atualidade da mulher no Setor dos Transportes” — Source: Andamur

A seguir, teve lugar a 1ª Mesa intitulada “Atualidade da mulher no Setor dos Transportes”, moderada por Azucena Marín, Diretora da Área de Meios de Comunicação do Grupo Zambudio, na mesma intervieram Myriam Otero, Secretária-Geral da Apetamcor; Ana Largo, Diretora de Compras da TXT; Eva Melenchón, Vice-Secretária da FROET; e Mercedes Climent, Diretora de Compras na CCT Safo.

Durante este debate, as participantes mostraram ser unânimes dado que apesar de que em cargos de responsabilidade a equidade estar mais presente, nos restantes trabalhos relacionados com o setor dos transportes e da logística a percentagem é muito pequena. Não obstante, foram propostas diversas iniciativas e ações que poderão ser levadas a cabo para fomentar a presença da mulher neste mundo como, por exemplo, a implementação de medidas de conciliação, a adaptação de forma generalizada de áreas de serviço para a utilização do público feminino e sobretudo a promoção da mudança cultural necessária para que a sociedade deixe de entender o mundo dos camiões com um setor masculino.

1ª Mesa: “Atualidade da mulher no Setor dos Transportes” — Source: Andamur
1ª Mesa: “Atualidade da mulher no Setor dos Transportes” — Source: Andamur

“Mulheres empreendedoras no setor dos transportes: Origens” tinha como título a 2ª Mesa do I Fórum Mulher e o Setor dos Transportes. Composta por Mercedes Pérez da Miratrans; Loli Salas, Gerente do Grupo Salas-Águila; Raquel Parrilla, CEO da Transportes Miguel Parrilla; e Isabel Sánchez Diretora Executiva do Grupo Disfrimu, a condução deste simpósio esteve a cargo de Beatriz Salazar, jornalista e apresentadora.

Nesta ocasião, as participantes relataram a sua história e trajetória no setor dos transportes, deixando claro que embora o caminho não tenha sido fácil, ao olharem para trás é difícil expressarem por palavras o orgulho que sentem. Querendo finalmente incentivar as mulheres a entrar num setor em ascensão que, com os últimos avanços está acessível a homens e a mulheres de igual forma e, sobretudo, muito gratificante.

Vídeo da 2ª Mesa: Mulheres empreendedoras no setor dos transportes: Origens” — Source: Andamur

“Fortes, Capazes, Camionistas: MULHERES”

E como esta situação não afeta apenas os quadros dirigentes das empresas de transportes e de logística, desde 2019 por ocasião do 8Mna Andamur, é colocada em marcha a campanha ‘’Fortes, Capazes, Camionistas: MULHERES’’ para tornar visível a tarefa das camionistas no Dia da Mulher Trabalhadora; mais uma amostra do grande compromisso da empresa com a igualdade e a visibilidade das mulheres no âmbito laboral.

2ª Mesa: Mulheres empreendedoras no setor dos transportes: Origens” — Source: Andamur
2ª Mesa: Mulheres empreendedoras no setor dos transportes: Origens” — Source: Andamur

Uma campanha que junta durante uma semana diferentes ações nas Áreas de Serviço da Andamur. Anualmente, a empresa prepara um detalhe personalizado para as camionistas e para esse fim, este ano juntaram-se à campanha duas grandes marcas como são a Alter Ego Italy (delegação Espanha e Portugal), dedicada ao cuidado do cabelo profissional e a Perfect Beauty Professional, focada na beleza integral da mulher.

Na Andamur estão a preparar-se para que o caminho para uma igualdade real no setor dos transportes seja cada vez mais curto.