ALIANÇA MICHELIN E VOLVO TRUCKS

ALIANÇA MICHELIN E VOLVO TRUCKS

Este artigo está também disponível em: es

Nuno NUNO

MICHELIN E VOLVO TRUCKS ALIADOS POR UM TRANSPORTE MAIS SUSTENTÁVEL NA CONFERÊNCIA SOBRE ELECTROMOBILIDADE

Na sua firme aposta num transporte de veículos pesados de zero emissões, e numa indústria mais sustentável, a Volvo confiou na liderança em inovação, e na capacidade tecnológica, da Michelin para as suas jornadas de mobilidade elétrica, realizadas em Barcelona, Saragoça e Valência durante os passados meses de abril e maio.

Gama eléctrica da Volvo Trucks — Source: Michelin
Gama eléctrica da Volvo Trucks — Source: Michelin

O fabricante sueco, que tem como objetivo que 50% das suas vendas de camiões novos, a partir de 2030, sejam elétricos, e alcançar 100% em 2040, lidera este segmento, com quase 5.000 camiões elétricos comercializados em mais de 38 países, desde que iniciou a produção de veículos com esta tecnologia em 2019.

Objetivos que estão em consonância com os da Michelin, que, enquanto líder da mobilidade segura e sustentável desde há mais de 130 anos, também quer escrever o futuro da mobilidade elétrica.

Gama eléctrica da Volvo Trucks — Source: Michelin
Gama eléctrica da Volvo Trucks — Source: Michelin

Liderança em inovação e uma mobilidade sustentável para o transporte

Para tal, a Michelin investe mais de 680 milhões de euros por ano em I+D, trabalhando em estreita colaboração com os principais fabricantes para desenvolver pneus que se adaptem às suas necessidades, ultra eficientes em todo o seu ciclo de vida do ponto de vista energético, e que contribuam para a redução da pegada de carbono.

Na apresentação da sua atual gama de camiões elétricos, a qual, com 6 modelos, é a mais ampla do mercado, os participantes puderam desfrutar da inigualável experiência, da eficiência e da condução elétrica, num test drive em estrada com a gama elétrica da Volvo, que contou com a Michelin como parceiro exclusivo.

Volvo FH eléctrico — Source: Michelin
Volvo FH eléctrico — Source: Michelin

Os tratores e os semi-reboques foram equipados com pneus Michelin X Line, cuja opção da Michelin para percursos de longa distância permite um baixo consumo de energia, graças à sua reduzida resistência ao rolamento. Um pneu que poupa e, ao mesmo tempo, cuida do meio ambiente.

Os camiões rígidos foram equipados com a gama Michelin X Multi, que se destaca pela sua polivalência em estrada e autoestrada, e pelas sua elevada duração e mobilidade em quaisquer condições climatéricas, sendo ideais para percursos tanto de curta como de longa distância.

Volvo FH eléctrico, cabina Globettroter — Source: Michelin
Volvo FH eléctrico, cabina Globettroter — Source: Michelin

Tecnologias Michelin para dar resposta aos desafios do transporte rodoviário

A Michelin inova continuamente para prolongar a vida útil dos seus pneus, e reduzir o custo por km percorrido, implementando tecnologias orientadas para os grandes desafios do transporte rodoviário, que aumentam de forma sustentável a performance dos pneus em termos de segurança, duração, rentabilidade e pegada ambiental.

Entre as inovações relacionadas com a carcaça e com a estrutura do pneu, que permitem prolongar a sua vida útil, a gama de pneus Michelin para camião incorpora as seguintes tecnologias:

Volvo FE eléctrico — Source: Michelin
Volvo FE eléctrico — Source: Michelin
  • Infinicoil: Consiste na introdução de uma cinta de aço de até 400 m de comprimento, enrolado em contínuo, que reforça a carcaça para uma maior estabilidade durante toda a vida útil do pneu. Associada a outras tecnologias, proporciona uma vantagem em termos de resistência, desgaste e recauchutabilidade;
  • Powercoil: Uma nova geração de fios de aço, mais robustos e resistentes à corrosão, permite reduzir a secção dos cabos, aligeirando a carcaça, e limitando o aquecimento pela flexão, otimizando, assim, a resistência ao rolamento. Resultado: a mesma resistência, com menor consumo;
  • Duracoil: Esta tecnologia utiliza nylon de alta resistência, que envolve os aros metálicos, proporcionando maior robustez ao talão. Melhora-se, assim, a resistência e a recauchutabilidade da carcaça, ao contar com uma maior duração.
Volvo FE eléctrico — Source: Michelin
Volvo FE eléctrico — Source: Michelin

Para a banda de rolamento, a Michelin desenvolveu tecnologias de vanguarda, com materiais de última geração, e padrões que evoluem e adaptam-se à medida que os pneus se desgastam, para aumentar, assim, a performance e a sua vida útil:

  • Carbion: Esta tecnologia melhora o rendimento quilométrico graças à utilização de um inovador processo de mistura, que incorpora alguns componentes em estado líquido, para criar um material mais uniforme, e com uma estrutura mais homogénea;
  • Forcion: Novo componente de reforço, que faz com que o composto seja mais resistente às agressões, aos cortes ou a possíveis arrancamentos, permitindo que o pneu dure mais quilómetros;
  • Regenion: Escultura evolutiva, que se auto-regenera com o uso, permite desfrutar da aderência Michelin durante toda a vida útil do pneu. Para que tal seja possível, os blocos da banda de rolamento são auto-regeneráveis, graças à aplicação de técnicas de impressão de moldes metálicos em 3D. A escultura é mais fechada quando o pneu é novo, para reduzir a resistência ao rolamento, e abre-se com o passar dos quilómetros, para assegurar um elevado nível de aderência.
Volvo FE eléctrico — Source: Michelin
Volvo FE eléctrico — Source: Michelin

David Sánchez, Country Manager Camião & Autocarro Primeiro Equipamento da Michelin, agradeceu a confiança depositada pela Volvo Trucks na Michelin para as jornadas de apresentação da sua gama de camiões elétricos: «Foram dias apaixonantes, em que, através de um líder do sector, pudemos estar em contacto com inúmeras empresas de transporte, falar e debater a sustentabilidade ecológica e rentável para o transporte.

«Entrámos numa nova era, em que entre nós e fabricantes, transportadores, distribuidores e autoridades temos de trabalhar mais unidos do que nunca em prol de uma mobilidade mais sustentável. E esta colaboração é uma boa amostra disso mesmo».