E-VOLVO TRUCKS LÍDER

E-VOLVO TRUCKS LÍDER

Este artigo está também disponível em: it en fr es de

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

VOLVO TRUCKS LIDERA MERCADO DE CAMIÕES ELÉCTRICOS NA EUROPA

A indústria internacional de camiões está a passar por uma transformação em direcção a um transporte mais sustentável, à medida que as vendas de camiões pesados eléctricos a baterias começam a crescer, com a Europa na liderança. O tráfego comercial conta agora com a circulação de um número crescente de camiões pesados totalmente eléctricos.

Volvo FH eléctrico — Source: Volvo Trucks

As novas estatísticas mostram que a Volvo Trucks foi líder do mercado de camiões pesados totalmente eléctricos na Europa em 2021, com uma quota de mercado de 42%. Em 2021 a empresa recebeu encomendas, incluindo cartas com intenção de compra, para mais de 1.100 camiões eléctricos a nível global. Já as estatísticas do grupo de análise do mercado IHS Markit mostram que durante o ano de 2021 foram registados na Europa o total de 346 camiões eléctricos (≥ 16 toneladas), o que é um aumento de 193% em relação a 2020. Os países da Europa com o maior número de camiões eléctricos (≥ 16 toneladas) registados são a Suíça, Noruega, Suécia e Holanda (Países Baixos).

Volvo FH eléctrico — Source: Volvo Trucks

A Volvo Trucks iniciou a produção em série de camiões eléctricos em 2019, como uma das primeiras marcas de camiões do mundo a fazê-lo. Quando, neste Outono, começar a produção dos modelos totalmente eléctricos Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX, a empresa terá a linha eléctrica mais completa da indústria global de camiões. A Volvo já forneceu veículos eléctricos para uma ampla gama de clientes na Europa, América do Norte e Austrália. O objectivo da empresa é que metade das suas vendas totais de camiões seja eléctrica até 2030.

Volvo FH eléctrico — Source: Volvo Trucks

O Presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, afirmou que «Estamos determinados a impulsionar a revolução dos camiões eléctricos, e a nossa posição de liderança na Europa é a prova de que estamos a fazer o caminho certo. Mesmo que os volumes ainda sejam baixos, estamos a ver o rápido crescimento do interesse, tanto na Europa, América do Norte como noutras partes do mundo. Com a linha mais ampla de camiões eléctricos, será possível eletrificar quase metade dos transportes rodoviários pesados. Esta proporção irá crescer à medida que a distância que os camiões eléctricos podem percorrer aumenta e as infraestruturas de carregamento para camiões pesados se desenvolva».

Author: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

Comentários