A MICHELIN EM ARANDA DE DUERO, UMA APOSTA NA INOVAÇÃO

A MICHELIN EM ARANDA DE DUERO, UMA APOSTA NA INOVAÇÃO

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A FÁBRICA EM ARANDA DE DUERO É UMA REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO DE PNEUS

O jornal Strada visitou a fábrica da Michelin em Aranda de Duero, que se tornou uma referência em inovação de pneus para camiões na Europa. A fábrica ocupa uma área de 500 mil m2 desde 1969, quando começou a produzir pneus. Nas décadas seguintes, expandiu a sua produção para aros e, mais tarde, concentrou-se apenas em pneus para camiões e autocarros na Europa.

Objectivos da Michelin — Source: Michelin
Objectivos da Michelin — Source: Michelin

Mónica Rius, diretora de comunicação da Michelin Espanha e Portugal, apresentou detalhadamente a história da Michelin, juntamente com todos os objetivos de produção, emissões, inovação e investigação.

Atualmente, a Michelin Aranda produz uma variedade de pneus para camiões e autocarros em tamanhos de jantes que vão de 19,5” a 24”, em mais de 100 dimensões e modelos. Os principais produtos são destinados à Europa Ocidental, mas também são exportados para lugares distantes, como a Índia. Além disso, a fábrica produz pneus para metro, exclusivamente para cidades europeias e americanas.

Mónica Rius (diretora de comunicação da Michelin Espanha e Portugal) — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
Mónica Rius (diretora de comunicação da Michelin Espanha e Portugal) — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

A Michelin em Aranda de Duero emprega mais de 1.300 trabalhadores, com um aumento significativo na contratação nos últimos anos, incluindo uma parcela de mulheres representando 26% da força de trabalho. Globalmente, a Michelin possui 122 centros de produção em 26 países e 71 fábricas de pneus em 17 países.

A Michelin está comprometida em reduzir as emissões de CO2 e utiliza produtos sustentáveis para otimizar o consumo de combustível dos veículos.

Arame para os aros dos pneus na Michelin Aranda — Source: Michelin
Um dos modelos de pneus produzidos na Michelin Aranda — Source: Michelin

Em toda a Espanha, as 4 fábricas da Michelin empregam 7.740 pessoas e produzem 18 milhões de pneus para diversos fins, sendo 80% deles exportados, principalmente para a Europa.

Durante a visita à fábrica, ficámos a conhecer todo o processo de fabrico, desde a entrada das matérias-primas que compõem o pneu, até ao final, quando são armazenados e preparados para o envio aos clientes e distribuidores.

Produção de pneus na Michelin Aranda — Source: Michelin
Produção de pneus na Michelin Aranda — Source: Michelin

Foram destacadas as inovações tecnológicas, incluindo o conceito de pneus “4 vidas”, que permite a recauchutagem de carcaças de pneus em bom estado, utilizando a tecnologia robótica avançada na sua produção.

A Michelin enfrenta desafios relacionados com o aumento do transporte de cargas, conectividade em tempo real, veículos elétricos e redução do impacto ambiental, à medida que a indústria de transporte passa por mudanças significativas. A empresa também demonstra sensibilidade para questões como a falta de condutores e a qualidade de vida dos motoristas.

Responsáveis da Michelin — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
Responsáveis da Michelin — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

O diretor comercial da Michelin Espanha Portugal enumerou 4 grandes tendências estruturais na indústria dos transportes e as soluções que as acompanham: «Aumento de cargas para transportar, conectividade em tempo real, incorporação de veículos elétricos e redução do impacto ambiental».