A ANDAMUR CUIDA DO CONDUTOR

A ANDAMUR CUIDA DO CONDUTOR

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

Source: Andamur

A ANDAMUR TEM O COMPROMISSO DE CUIDAR DOS CONDUTORES

Durante o 2º semestre deste ano, as iniciativas da Andamur concentraram-se principalmente no estímulo de práticas que melhorem a saúde dos condutores através da dieta e o desporto.

Desde o início da Andamur, há mais de 35 anos, o valor que mais identificou esta empresa foi o seu cuidado com os camionistas. Por esta razão, quando em 2019 foi iniciado o seu plano de RSC, era evidente que um dos eixos estratégicos sobre os quais devia ser desenvolvido o trabalho não era outro senão o “Cuidado com o Condutor”.

Área de Serviço de San Román — Source: Andamur
Área de Serviço de San Román — Source: Andamur

Nestes anos, foram desenvolvidas diferentes ações e iniciativas para, de diversas formas, estimular valores saudáveis entre este coletivo vital para a economia e sociedade do nosso país. Na Andamur estão cientes das dificuldades que encontra o condutor nas rotas de longa distância e, o seu principal objetivo, é que na Andamur, mais do que uma paragem no caminho, encontrem uma casa. Para tal, contam com instalações que dispõem de supermercados, ginásios, lavandarias, duches…

As referidas ações podem ser classificadas nos seguintes grupos:

  • #CuidaDaTuaDietaEmViagem — Orienta-se a promover costumes para usufruir de uma dieta equilibrada e o mais variada possível em rota;
  • #CuidaDaTuaSaudeEmViagem — Focado em ações que permitam manter um estilo de vida saudável tanto física como psicologicamente;
  • #FazDesportoEmViagem — Dirigido à promoção de iniciativas que transformem o seu estilo de vida através do desporto;
  • #SouCamionista — Orientado a conquistar a igualdade real num sector tradicionalmente monopolizado pelo homem.
Ginásio — Source: Andamur
Ginásio — Source: Andamur

Nas diferentes ações podemos encontrar:

  • Abertura de um estacionamento especial para bicicletas na Andamur San Román. Um estacionamento de bicicletas onde, por um lado disponibiliza aos seus clientes bicicletas gratuitas para que possam fazer desporto durante as suas paragens; e por outro, os hóspedes do hotel poderão usar um estacionamento onde guardar as suas próprias bicicletas;
  • Abertura de um ginásio exterior que constituirá uma ilha desportiva perfeita juntamente com o referido estacionamento para bicicletas;
  • Nova entrega de “Receitas em Marcha”, campanha que foi lançada em 2022 com o objetivo de promover hábitos culinários variados e saudáveis através da cozinha com receitas simples que possam ser elaboradas em qualquer lugar e com poucos utensílios.

“Receitas em marcha” é um requintado livro de receitas internacional criado especialmente para condutores. Para a sua elaboração, a Andamur teve em conta as preferências gastronómicas de condutores de diversas nacionalidades, as suas necessidades práticas durante as rotas e os utensílios disponíveis nos seus camiões para cozinhar.

Uso de bicicletas gratuitas — Source: Andamur

Com todos estes elementos, o encarregado de elaborar as receitas foi o conceituado chef Cándido Morales, finalista dos Prémios de Alta Cozinha em Le Cordon Bleu e colaborador no Celler de Can Roca (3 estrelas Michelin), El Bohío (1 estrela Michelin) e no restaurante de Andreu Genestra (1 estrela Michelin).

O resultado é uma coleção de receitas saudáveis e equilibradas, pensadas para cozinhar facilmente durante os descansos nas viagens. Estas receitas encontram-se disponíveis tanto em formato de ficha descarregável, como é possível realizar a consulta em formato vídeo.

Chef Cándido Morales e Maria Dolores Jiménez — Source: Andamur
Chef Cándido Morales e Maria Dolores Jiménez — Source: Andamur

Ainda, cada vídeo conta com a presença do chef Cándido Morales e vários convidados especiais. Concretamente, nas diversas fases da ação publicadas até agora, a Andamur contou com Rafael Martínez, um condutor de camiões apaixonado pela cozinha e com Maria Dolores Jiménez, condutora entusiasta da cozinha e que também foi finalista da XI Edição de Máster Chef Espanha.

Com esta ação, a Andamur gostaria de incentivar todos os condutores a seguir uma alimentação mais saudável durante as suas viagens.

Em definitiva, na Andamur tentam melhorar a qualidade de vida dos condutores doutra forma.