O NUCAMINHO — NÚCLEO DE CAMIONISTAS DO MINHO COMEMOROU O SEU 25º ANIVERSÁRIO COM UM DIVERSIFICADO PROGRAMA DE ATIVIDADES
Durante 2 dias de celebração, o Nucaminho — Núcleo de Camionistas do Minho assinalou com entusiasmo o seu 25.º aniversário, promovendo a já tradicional festa anual de camionistas, repleta de momentos simbólicos, convívio e um diversificado programa de atividades.
Fundado no ano 2000 e com sede na freguesia da Várzea, o Nucaminho é atualmente o maior núcleo de camionistas do país, com cerca de 5 mil associados. Ao longo dos anos, tem desempenhado um papel fundamental no apoio aos motoristas profissionais e às empresas de transporte, com destaque para a formação e promoção do setor.
José Candeias a discursar — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)Sessão solene marcou o arranque das comemorações
As festividades tiveram início na noite de 6 de junho, pelas 20h00, com uma sessão solene que contou com a presença de várias figuras de relevo ligadas ao setor e à comunidade. Entre os convidados e oradores estiveram Ana Bela Nogueira, do Jornal Strada; José Candeias, locutor da Antena 1; Paulo Martins, formador do Nucaminho; David Carvalho, presidente da Junta de Freguesia da Várzea; António Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal de Barcelos; e Alfredo Cardoso, ex-Governador Civil de Braga. A sessão foi conduzida por José Freixo, presidente da Assembleia Geral.
José Candeias a entregar uma lembrança a António Carvalho (Nucaminho) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)«O nosso sucesso é o reflexo do contributo de cada membro. Agradeço em especial a Alfredo Cardoso, pelo incentivo constante, a José Candeias pela proximidade e respeito, e a Ana Bela Nogueira, pela presença e voz ativa ao longo dos anos. A Paulo Martins, o nosso obrigado pela entrega incansável em defesa dos interesses da associação», afirmou Manuel Carvalho, presidente da Direção, agradecendo a presença de todos e fazendo um balanço do percurso da associação, acrescentando que, apesar dos desafios, o caminho tem sido marcado pelo empenho e dedicação dos associados.
Ana Bela Nogueira (Jornal Strada) a discursar — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)«É um orgulho celebrar um quarto de século, que representa o espírito de união dos camionistas. Desde 2009, quando entrei no Nucaminho, começámos a apostar fortemente na formação, essencial para a vida dos motoristas. Hoje, contamos com 17 formações em catálogo, das quais 11 estão acreditadas pelo IMT. Em 2024, realizámos cerca de 800 formações, abrangendo cerca de 11.000 formandos. Somos uma entidade formadora de referência», salientando Paulo Martins pelo orgulho que marca os 25 anos da associação.
Ana Bela Nogueira e Giancarlo Terrassan (Jornal Strada) a entregarem um poster dos 25 anos do Nucaminho a António Carvalho (Nucaminho) — Source: Jornal StradaJosé Candeias, uma das vozes mais acarinhadas da rádio nacional e forte defensor dos motoristas, falou da sua ligação à classe e da transformação da imagem dos camionistas ao longo do tempo. Teve ainda a honra de entregar a Manuel Carvalho uma placa comemorativa dos 25 anos do Nucaminho, reconhecendo o seu papel contínuo à frente da associação.
Ana Bela Nogueira e Giancarlo Terrassan, do Jornal Strada, ofereceram um poster comemorativo com momentos marcantes do percurso do Nucaminho, sublinhando: «Acompanhámos com entusiasmo as atividades e eventos do Nucaminho. Esta associação representa a força, a luta e a perseverança, características dos camionistas. Nunca baixaram os braços e continuam a construir um sonho que cresce ano após ano».
António Carvalho (Nucaminho) a discursar ao lado de Ana Bela Nogueira (Jornal Strada) e de dirigentes dos vários Núcleos de Camionistas — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)José Freixo fez ainda questão de homenagear os membros fundadores que constam da ata de constituição da associação, entregando-lhes uma placa comemorativa.
Foi também apresentada uma nova etapa para o Nucaminho: o anúncio de um projeto de construção que deverá arrancar ainda este ano, reforçando o investimento contínuo na evolução da associação.
A cerimónia terminou com a entrega de recordações a todos os convidados, num gesto de gratidão e reconhecimento pelo apoio dado ao longo do percurso da associação.
Ana Bela Nogueira (Jornal Strada) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)Concentração de camiões e convívio no dia 7
O 2º dia das comemorações, 7 de junho, foi dedicado à tradicional concentração de camiões. O encontro teve início às 10h30 no Estádio Cidade de Barcelos, seguido de atividades lúdicas e um almoço-piquenique. À tarde, a bênção dos camiões decorreu no Mosteiro do Senhor Bom Jesus da Cruz, antes do desfile pelas ruas da cidade, que terminou no Restaurante Manjar das Estrelas, na Várzea, com o jantar de confraternização e o simbólico corte do bolo de aniversário.
Alguns elementos do Nucaminho — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)Cerca de 200 camiões participaram na concentração e desfile, demonstrando o compromisso das empresas com o setor e a comunidade. Para os motoristas profissionais, foi uma oportunidade única de mostrar o orgulho que sentem na sua profissão e nos seus veículos, num ambiente de saudável convívio, partilha e celebração.
Paulo Martins (Nucaminho) a discursar ao lado de António Carvalho (Nucaminho), Ana Bela Nogueira (Jornal Strada) e de dirigentes dos vários Núcleos de Camionistas — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)Durante o jantar convívio foi entregue uma placa comemorativa dos 25 anos, às empresas e entidades que colaboraram com o Nucaminho e troca de lembranças com todos os núcleos de motoristas que marcaram presença.
Corte do bolo — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)Manuel da Costa Carvalho, presidente do Nucaminho, agradeceu todos os presentes, convidados e empresas que têm acompanhado a associação e reforçou que o Nucaminho está sempre de braços abertos para receber toda a gente.