QUEM TEM CLASSE… TEM CLASSE!  —  NOVA GERAÇÃO SETRA EM DETALHE

QUEM TEM CLASSE… TEM CLASSE! — NOVA GERAÇÃO SETRA EM DETALHE

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

A nova geração SETRA ComfortClass e SETRA TopClass analisada em detalhe.

A cidade de Lisboa, uma cidade cheia de simbolismo, foi o palco escolhido para a apresentação oficial, à imprensa internacional, da próxima geração dos SETRA ComfortClass e dos SETRA TopClass.

A nova geração de autocarros gran-turismo topo de classe da famosa marca alemã foi finalmente apresentada com a sua nova imagem, completamente revista e harmonizada para os trends visuais da actualidade. Além do novo design, esta nova geração dos SETRA ComfortClass e dos SETRA TopClass, incluindo também a versão DT, é mais eficiente, mais segura e mais confortável, seja para o motorista, como também para os passageiros.

O SETRA ComfortClass é composto por 6 modelos HD de 10,5, 12, 13, 14 e 15 metros, nas configurações de 2 e 3 eixos; o SETRA TopClass é composto por 3 modelos HDH de 12,5, 13,3 e 14,2 metros, na configuração de 3 eixos.

HD — ComfortClass

S 511 HD: 10.5 metres
S 515 HD: 12 metres
S 516 HD/2: 13 metres
S 516 HD: 13 metres
S 517 HD: 14 metres
S 519 HD: 15 metres

HDH — TopClass

S 515 HDH: 12.5 metres
S 516 HDH: 13.3 metres
S 517 HDH: 14.2 metres

O DESIGN

A eficiência de um veículo passa também pelo design e a SETRA teve o cuidado de prestar uma especial atenção à aerodinâmica, à estética e à funcionalidade, no exterior e no interior.
Relativamente à aerodinâmica, seja o SETRA ComfortClass bem como o SETRA TopClass, ambos têm um cw= 0,33, o coeficiente mais baixo no seu segmento. Um factor importantíssimo para conseguir obter melhores resultados no que concerne os consumos de combustível.

Para tornar o aspecto visual mais apelativo e conforme os padrões actuais, esta importante tarefa foi conseguida recorrendo aos designers dos automóveis ligeiros do grupo, os mais indicados para esta importante missão. O resultado foi excelente, conseguiram aumentar a elegância dos autocarros, das famílias e TopClass, desenhando uma frente que proporciona um aspecto mais leve e dinâmico, quase como se de um veículo ligeiro se tratasse.

Novos SETRA S 516 HDH TopClass e SETRA S 515 HD ComfortClass — Source: SETRA

A FRENTE E O LOGO SETRA.

A grande alteração abrange toda a parte de baixo até ao pára-brisas, com uma nítida divisão visual desta área em duas partes: a superior preta e a inferior com a cor da carroçaria. A área de separação é demarcada pelo logo SETRA ladeado pelos grupos ópticos.

Novo SETRA S 515 HD ComfortClass — Source: SETRA

O logo SETRA é composto por caracteres tridimensionais cromados a flutuar numa superfície de cor preta e brilhante, delimitada acima e abaixo, por duas linhas que se reúnem e acompanham o topo dos grupos ópticos, transformando-se na assinatura LED dianteira. Estas duas linhas, que emolduram este espaço como se de uma jóia se tratasse, são prateadas na série ComfortClass e cromadas na TopClass.

Novo SETRA S 516 HDH TopClass — Source: SETRA

Por detrás desta superfície preta, mesmo por baixo do logo, foi colocado de uma forma muito disfarçada e discreta o elemento com a tecnologia radar, indispensável para os sistemas de segurança e de assistência na condução.

Acima desta moldura, na área preta por baixo do pára-brisas, destaca-se um medalhão brilhante de cor vermelha com rebordo cromado e, no seu interior, o “K” da Kässbohrer em caracter tridimensional, também ele cromado. Este medalhão representa um claro reconhecimento e tributo às origens da marca SETRA.

Source: SETRA

A ASSINATURA LED

Os elementos que compõem a assinatura LED dianteira, esquerda e direita, são completamente idênticos, o que facilita e simplifica a sua substituição em caso de avaria, além de reduzir os custos de manutenção, sendo que se trata de um único elemento intercambiável. Estes elementos englobam os indicadores de direcção, as luzes diurnas e as luzes de posição.

Source: SETRA

OS GRUPOS ÓPTICOS DIANTEIROS

Por baixo da assinatura LED, os novos grupos ópticos que englobam uns potentes grupos de iluminação que utilizam a tecnologia LED — de série na TopClass e opcional na ComfortClass.

Source: SETRA

ALTERAÇÕES NAS LATERAIS

Na linha de cintura em ambas as laterais, onde a carroçaria se junta à parte vidrada, sensivelmente acima do eixo dianteiro, um imponente e elegante elemento com a inscrição SETRA, todo ele tridimensional, marca a lateral do veículo como se de um selo de qualidade se tratasse, exaltando a elevada qualidade do produto SETRA. Na série ComfortClass é prateado, enquanto na TopClass é cromado.

Source: SETRA

A ILUMINAÇÃO TRASEIRA

O bloco da iluminação traseira foi também revisto e adaptado ao novo design, sendo agora mais abrangente e com uma identidade bem distinta. Dois grupos de seis faixas, curvadas para o exterior na parte superior e iluminadas por LED, denominadas por “Highways”, percorrem na vertical o bloco óptico com uma identidade muito própria. A discreta escrita SETRA une estes dois grupos de faixas luminosas na sua base — segundo a SETRA, esta é uma forma de combater a contrafacção abusiva ou mais propriamente a pirataria de produtos.

Source: SETRA

O LUGAR DO CONDUTOR, A SEGURANÇA E OS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA À CONDUÇÃO

A marca SETRA foi sempre associada ao conceito de autocarro seguro. De facto, muitos sistemas de segurança e assistência à condução, foram implementados pela primeira vez em autocarros SETRA. Recordamos o Retarder, o ABS e o sistema Sideguard Assist, com a implementação de radares laterais, entre outros.

Novo SETRA S 515 HD ComfortClass — Source: SETRA

A segurança de todos os ocupantes do veículo, bem como dos outros utentes da via, sempre foi uma prioridade para a SETRA. O standard de segurança preventiva e proactiva, na nova geração de autocarros SETRA ComfortClass e TopClass, aumentou ainda mais com a implementação de uma plataforma eléctrica e electrónica ainda mais desenvolvida, além de uma série de novidades tecnológicas, no âmbito dos sistemas de assistência à condução. Com estas características, a SETRA ganha uma posição dominante, tornando-se referência no mercado. Dois exemplos são: o ABA 5 (Active Brake Assist 5) e o Active Drive Assist 2, presentes pela primeira vez em autocarros, na Europa.

Novos SETRA S 516 HDH TopClass — Source: SETRA

O lugar do condutor de um SETRA foi ulteriormente melhorado e agora é ainda mais confortável e ergonómico. É por este motivo que a maioria dos motoristas considera-o como o melhor lugar de trabalho.

Novos SETRA S 516 HDH TopClass — Source: SETRA

O fecho centralizado é activado pressionando o botão da chave, a partir deste momento o motorista já não necessita de utilizar a chave de ignição, ficando no bolso. O sistema reconhece-a imediatamente desde que o motorista esteja no lugar de condução. O arranque do motor acontece carregando simultaneamente o pulsante Start e o pedal do travão ou eventualmente pressionando por mais de 5 segundos o pulsante Start. Este sistema reduz a probabilidade de furto do veículo.

TRAVÃO ELECTRÓNICO DE PARQUE

No lado esquerdo do painel dos instrumentos, por baixo da janela, o motorista encontra o novo travão de parque electrónico, de fácil utilização e extremamente eficiente.
A activação manual do travão de parque electrónico acontece pressionando o botão com a indicação do “P” ou puxando a alavanca do mesmo. Por razões de segurança, afastando o perigo de esquecimento por parte do motorista, o travão de parque fica automaticamente activado sempre que o motorista pára o autocarro, retira o cinto de segurança e abandona o lugar de condução. Para o desactivar é suficiente pressionar o botão com a indicação do “P” ou simplesmente pressionar o pedal do acelerador (de série nos veículos com a caixa PowerShift).
A função integrada Hold, extremamente útil nos arranques em subida, é automaticamente activada sempre que o motorista pressione com força o pedal do travão com o veículo parado. O travão fica activo até o motorista voltar a pressionar o pedal do acelerador. O sistema de apoio para arranque em subida é de série nos TopClass.

Source: SETRA

O NOVO ASSISTENTE DOS FARÓIS DE LONGO ALCANCE

Para aumentar a segurança durante a condução nocturna, o novo assistente dos faróis de longo alcance, dependendo do trânsito, activa ou desactiva automaticamente os faróis de longo alcance, adaptando-se à luminosidade do ambiente. É automaticamente activado a uma velocidade de 35 km/h e desactivado a uma velocidade inferior a 27 km/h. Juntamente aos potentes faróis LED proporcionam uma excelente visão mesmo em condições desfavoráveis.

Ao activar o ACC (Adaptive Cruise Control) o motorista dispõe de uma série de funções que lhe facilitam a condução, diminuem o stress e aumentam a segurança. O ACC pode ser activado a partir de uma velocidade de 15 km/h e tem a capacidade de ajustar a velocidade correcta em estradas extra-urbanas, adaptando-a na aproximação a cruzamentos, bem como as rotundas.

ABA 5 — ACTIVE BRAKE ASSIST 5

O ABA 5 é o primeiro assistente de travagem, a nível mundial, que tem a capacidade de reagir efectuando uma travagem total de emergência, perante obstáculos e até peões parados e/ou em movimento.

ABA 5 — Active Brake Assist 5 — Source: Daimler Group

Caso o ABA 5 detecte uma possível colisão, por exemplo com um peão, o sistema avisa óptica e acusticamente o motorista e inicia automaticamente uma travagem com 50% de intensidade. Se o motorista não reagir, o sistema entra em estado de emergência, tomado posse do veículo e inicia uma travagem com 100% de intensidade, parando imediatamente o autocarro.

ABA 5 — Active Brake Assist 5 — Source: Strada/Daimler Group

ADA 2 — ACTIVE DRIVE ASSIST 2

O Active Drive Assist 2, que pode ser instalado opcionalmente, o qual, pela primeira vez num autocarro de turismo, proporciona uma condução parcialmente automatizada (autónoma), a qualquer velocidade.
O Active Drive Assist 2 representa mais um passo em direcção à condução totalmente autónoma nos autocarros de turismo. Consegue acelerar, travar, manter a distância de segurança, manter o veículo no interior das faixas de rodagem, actuar no sistema de direcção e efectuar curvas, bem como efectuar travagens até parar o veículo em caso de emergência ou de falta de reacção do próprio condutor.
Para aumentar a eficiência no estilo de condução e reduzir assim os consumos, o Active Drive Assist 2 reage também em conformidade com as informações fornecidas pelo PPC (Predictive Powertrain Control). Utiliza ainda as funcionalidades aumentadas baseando-se nas informações fornecidas pelo ACC e pelo Lane Assist (assistente que controla as linhas da faixa de rodagem).

Dependendo da largura da faixa de rodagem, o motorista pode escolher em que posição da faixa quer conduzir, por isso, tem à disposição 3 alternativas: no centro da faixa, entre 10 até 20 cm mais à direita ou à esquerda. Para poder utilizar esta função, o motorista deverá activar o ACC, o qual se apoiará ao Lane Assist em conjunto com o Active Drive Assist 2.
Esta função permite descansar o motorista e manter o autocarro na faixa de rodagem de forma absolutamente segura — um volante verde sinaliza a sua activação —, única condição de funcionalidade é a correcta e visível marcação das linhas de marcação horizontal.

Caso o motorista deixe de reagir à condução, seja qual for o motivo, o Active Drive Assist 2, apoiado pelo avançado sistema radar, pelas informações fornecidas através da tecnologia das câmaras, pelo Lane Assist e pelo auxílio do ABA 5, o sistema inicia uma imediata travagem de emergência, em conformidade com a situação do tráfego e do ambiente à sua frente, levando à total imobilização do autocarro, sempre mantendo o grau de segurança ao máximo nível, seja para os próprios ocupantes do veículo, bem como para os outros utentes da rodovia.

Durante a condução, se o Active Drive Assist 2 detectar uma eventual desatenção do motorista, devido a distracção, cansaço ou mal estar, após 15 segundos inicia um processo de alerta, inicialmente através de um sinal luminoso amarelo, que aparece no display do tablier. Se o motorista não reagir, aparece um vermelho, seguido de um aviso acústico inicialmente intermitente até ficar constante. Passados 60 segundos do primeiro aviso e o motorista continuar sem reagir com as mãos no volante, o sistema activa automaticamente a Emergency Stop Function, iniciando imediatamente o processo de paragem de emergência anteriormente explicado. O processo da Emergency Stop Function pode ser desactivada somente através de um Kickdown.

PPC — PREDICTIVE POWERTRAIN CONTROL

Para consentir uma melhor eficiência económica, especialmente nestes períodos com o custo do combustível a atingir os 2 Euro por litro, o consumo de combustível é de extrema importância. Por este motivo, a SETRA tem o PPC instalado de série em todos os modelos dos ComfortClass e dos TopClass.
O PPC é equipado com um conjunto de mapas que cobre mais de 95% de todas as autoestradas e estradas extra-urbanas Europeias.

Baseando-se nos mapas, na base de dados topográfica que lhe fornece todas as informações sobre as características do terreno, juntamente aos dados fornecidos pelo GPS e aos fornecidos pelo vários sensores do veículos e da cadeia cinemática, o PPC determina qual o momento mais apropriado para mudar a relação da caixa e a estratégia a seguir para obter a melhor eficiência do motor e consequentemente o menor consumo de combustível.
Para obter um resultado ainda melhor, o PPC utiliza também a função EcoRoll, pondo a caixa em posição neutra e desfrutando a força de inércia do autocarro.

É exactamente nestes momentos, que o PPC associado ao Driver Score Assistance System (opcional) se torna extremamente importante, fornecendo ao motorista uma constante informação sobre o estilo de condução e relativas sugestões, visando uma melhoria no estilo de condução e uma maior eficiência na utilização do autocarro.

BIRD-VIEW 360°

O motorista dispõe de um excelente sistema composto por 4 câmaras, posicionadas na frente, na traseira e nas laterais do autocarro, acima das superfícies vidradas, proporcionando um Bird-view de 360° (visão de pássaro de 360°), com uma abrangência de até 5 a 6 metros.
Este sistema é verdadeiramente indispensável para o motorista se movimentar em áreas de pouca mobilidade, ou efectuar manobras em total segurança, permitindo-lhe de ver mesmo em zonas completamente obscuras, como é o caso da traseira do veículo.

O Bird-view de 360° é extremamente importante também para um dos maiores perigos que o motorista tem de enfrentar, as pessoas a pé ou em bicicleta, por estas, se colocar rapidamente e incautamente para lugares perigosos em redor do autocarro.

Bird-view de 360° — Source: SETRA

A imagem captada pelas 4 câmaras é elaborada e reproduzida num monitor de 10 polegadas, colocado na coluna “A”, no lado do motorista. Nele, o motorista tem uma visão completa e simultânea de tudo o que acontece, sem perder o controlo de nenhum dos pontos à volta do seu veículo.
O monitor está sempre activo até uma velocidade de aproximadamente 30 km/h e, além da imagem, mostra também as linhas que os cantos do autocarro ocupam durante a manobra. O monitor engloba duas funcionalidades: a primeira, mostra a imagem completa em Bird-view de 360°, sendo ainda possível escolher quais os lados que mais interessam entre as imagens captadas pelas quatro diferentes câmaras; a segunda, entra automaticamente em função durante a condução, mostrando o respectivo lado, quando é activado o sinalizador de direcção ou é engatada a marcha-a-trás.

Bird-view de 360° — Source: SETRA

A ÁREA DOS PASSAGEIROS

A segurança, o design dos interiores, o conforto dos passageiros são os aspectos que determinam a qualidade de um autocarro premium, todos predicados que encontramos nos SETRA ComfortClass e SETRA TopClass. Nesta nova geração, o nível destes atributos foi aumentado acompanhando os trends e as exigências dos clientes, oferecendo aos passageiros todo o melhor que a actual tecnologia oferece.

Novos SETRA S 516 HDH TopClass — Source: SETRA

Os novos interiores juntamente a uma nova iluminação ambiente, proporcionam aos passageiros uma agradável sensação de bem-estar e uma viagem num ambiente único e luxuoso. Nos SETRA TopClass é possível escolher a instalação do tecto vidrado TopSky Panorama.

Novos SETRA S 516 HDH TopClass, tecto vidrado TopSky Panorama — Source: SETRA

Todos os materiais utilizados são de elevada qualidade. O interior pode ser apetrechado com uma vasta variedade de equipamentos opcionais e ser configurado e personalizado segundo o gosto e as necessidades do cliente, com os bancos na tradicional configuração 2+2 ou na mais exclusiva configuração 2+1. Os bancos, de produção própria, podem ser fornecidos aproveitando a grande oferta de acabamentos, em estofo ou em pele, que a SETRA proporciona.

Todos os lugares estão equipados com tomadas USB para o carregamento de equipamentos móveis, situadas entre os bancos e iluminadas com uma suave luz azul, para fácil reconhecimento. Acima dos bancos, o grupo de serviço, com focos LED para leitura e agora com novas bocas de ventilação com deflector rotativo a 360°.

Novos SETRA S 516 HDH TopClass, focos LED para leitura e agora com novas bocas de ventilação com deflector rotativo a 360° — Source: SETRA

O ENTRETENIMENTO

O novo CIS (Coach Infotainment Series), sistema de entretenimento dos passageiros, oferece uma vasta palete de modalidades de utilização dos equipamentos electrónicos: recepção de rádio digital DAB+ de elevada qualidade; Bluetooth áudio streaming; uma interface HDMI e duas USB permitem a conexão com computador portátil ou outro equipamento, para apresentações de conteúdos informativos ou divulgativos durante as viagens; permite a ligação de um Smartphone através da plataforma Bosch mySpin; os vídeos apresentados aos passageiros podem ter como origem a internet, ficheiros armazenados num sistema de storage a bordo do autocarro ou a partir de uma simples pen. Integrado no CIS está também um sistema de navegação com cartas 3D.
O interface central do CIS é um pequeno monitor táctil de 7 polegadas, situado na parte central do tablier, de fácil acesso, para o motorista como para o acompanhante ou guia.
Os conteúdos do CIS são transmitidos aos passageiros através dos vários LED-TFT-Display retrácteis com qualidade Full-HD de 21,5 polegadas.

Novos SETRA S 516 HDH TopClass, LED-TFT-Display retrácteis com qualidade Full-HD de 21,5 polegadas — Source: SETRA

Como alternativa, os passageiros têm ainda à disposição o Coach MediaRouter, o qual lhe garante o acesso à internet durante toda a viagem.

Novo SETRA S 515 HD — SouSource: Giancarlo Terrassan, Jornal Strada

Comentários