PNEUS COM MATERIAIS MAIS SUSTENTÁVEIS

PNEUS COM MATERIAIS MAIS SUSTENTÁVEIS

Este artigo está também disponível em: es

Nuno NUNO

Source: Michelin

A MICHELIN APRESENTA DOIS PNEUS HOMOLOGADOS COM 45% E 58% DE MATERIAIS SUSTENTÁVEIS

A Michelin apresenta um pneu para turismo e outro destinado a autocarros, contendo, respetivamente, 45% e 58% de materiais sustentáveis. Estes pneus, homologados para utilização em estrada, oferecem níveis de performance estritamente idênticos aos dos pneus atuais.

Pneu de autocarro com materiais sustentáveis — Source: Michelin

Com esta estreia mundial, a Michelin dá um novo passo rumo à pré-produção e comercialização, num prazo de dois a três anos, de novas gamas de pneus que incluirão elevados níveis de materiais sustentáveis. Deste modo, o Grupo está em vias de cumprir o seu compromisso de alcançar 100% de materiais de origem biológica, renováveis ou reciclados no fabrico, a nível global, dos seus pneus para 2050, com o objetivo de chegar a 40% em 2030.

Source: Michelin

A Michelin deve este progresso a uma superior utilização de borracha natural, juntamente com a inclusão de negro de carbono reciclado, óleo de girassol e resinas de origem biológica, sílica proveniente de casca de arroz, e aço reciclado. O Grupo aposta na inclusão de materiais sustentáveis no desenvolvimento dos seus pneus sem comprometer a respetiva performance, e garantindo que não existe impacto sobre o meio ambiente em cada etapa do seu ciclo de vida — conceção, design, fabrico, transporte, utilização e reciclagem.

Source: Michelin

Para cumprir este plano, a Michelin conta com a sua experiência em materiais de alta tecnologia, e com o contributo de todo o seu departamento de I+D, onde trabalham cerca de 6.000 engenheiros, investigadores e químicos. Em 2021, só no que a estes materiais diz respeito, a Michelin detinha 3.678 patentes ativas.

Pneu de turismo com materiais sustentáveis — Source: Michelin

Consciente de que a rapidez e a natureza das inovações, no domínio dos materiais sustentáveis, que exigem novas competências, o Grupo empreende um programa de parcerias específicas, para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de vanguarda, em particular nas áreas da transformação e da reciclagem.

Pneu de turismo com materiais sustentáveis — Source: Michelin

Exemplos disso mesmo são a Pyrowave (estireno reciclado a partir de plástico); a Carbios (garrafas PET recicladas); a Enviro (negro de carbono reciclado); a IFPEN/Axens, com a participação da ADEME (bio-butadieno); o projeto Empreinte (projeto financiado pelo Governo como parte do Programa de Investimentos Futuros, agora incluído no França 2030, e gerido pela ADEME — Agência Francesa de Medo Ambiente e Gestão de Energia), levado a cabo com a ADEME; ou o estabelecimento dos projetos de economia circular BlackCycle e Whitecycle, que a Michelin leva a cabo com inúmeros parceiros europeus, e conta com o apoio da UE, para transformar pneus em fim de vida útil em matérias-primas de muito elevada qualidade, que possam ser incorporadas no fabrico de novos pneus.

Comentários