PEUGEOT E-LION DAY

PEUGEOT E-LION DAY

Nuno NUNO

AS PRÓXIMAS NOVIDADES NA ELETRIFICAÇÃO DA PEUGEOT

A Peugeot está em marcha para cumprir os seus planos ambiciosos de eletrificação:

  • 2023: todos os modelos da gama Peugeot estarão eletrificados;
  • 2025: A Peugeot terá uma gama 100% eléctrica;
  • 2030: 100% dos modelos Peugeot vendidos na Europa serão 100% elétricos.

O projeto E-LION representa a visão de eletrificação da Peugeot, numa resposta bem estudada às necessidades de um mundo em mudança.

Gama eléctrica — Source: Peugeot
Gama eléctrica — Source: Peugeot

O E-LION PROJECT não trata apenas de eletrificação, é um projeto holístico, uma abordagem a 360° assente em 5 itens:

  1. Ecossistema de produtos e serviços baseados em soluções STELLANTIS;
  2. Experiência experiência completa do cliente, do início ao fim, desde o carregamento até à conectividade;
  3. Elétrico — o nosso compromisso em termos uma gama 100% elétrica a bateria até 2025;
  4. Eficiência — a nossa obsessão de performance máxima com um consumo mínimo (12,5 kWh/100 km para o E-208);
  5. Ambiente — com o objetivo final da sustentabilidade e o nosso compromisso de sermos “Carbon Net Zero” até 2038.

Linda Jackson, CEO da Peugeot: «O projeto E-LION irá definir a estratégia da Peugeot como uma marca de Veículos  Elétricos que vai garantir que nos mantemos atentos à sociedade para proporcionar uma mobilidade que respeite os valores da nossa marca».

A Peugeot irá apresentar 5 novos modelos elétricos nos próximos 2 anos: E-308, E-308 SW (primeira carrinha elétrica europeia), E-408, E-3008 e E-5008.

Os 308 e 308 SW elétricos serão alimentados por um novo motor elétrico, que desenvolverá 115 kW (156 cv), para uma autonomia superior a 400 km (ciclo WLTP). Esta oferta é uma resposta intransigente, com uma eficiência inigualável e com um consumo médio de energia de 12,7 kWh.

Peugeot e308 — Source: Peugeot
Peugeot e308 — Source: Peugeot

A nova tecnologia HYBRID

A Peugeot está a introduzir uma nova tecnologia MHEV 48V, que será amplamente implantada este ano nos modelos 208, 2008, 308, 3008, 5008 e 408. O sistema Peugeot HYBRID 48V é composto por um motor PureTech de nova geração, com 100 cv ou 136 cv, associado a uma caixa inédita de 6 velocidades eletrificada de dupla embraiagem (E-DCS6), que incorpora um motor elétrico (21 kW).

Graças a uma bateria que é recarregada durante a condução, esta tecnologia gera um maior binário a baixa rotação e uma redução de 15% no consumo de combustível (126 g de CO2/km no 3008). Em condução urbana, um SUV de segmento C equipado com o sistema HYBRID pode funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com zero emissões. Também lhe permite circular em modo zero emissões em uso urbano.

Uma nova geração de SUV para o segmento C

  • Novo E-3008 será desvendado no segundo semestre de 2023;
  • Uma autonomia máxima de 700 km, com 3 propulsores elétricos, incluindo uma versão de duplo motor;
  • O E-3008 será o primeiro automóvel lançado com a nova plataforma STLA Medium;
  • O E-5008 será lançado um pouco mais tarde.

A colaboração com protagonistas de relevo como a Amazon e a Foxconn garantem que as novas tecnologias estarão sempre ao serviço de uma experiência surpreendente.

Jerome Micheron, Diretor de Produto da Peugeot: «Quando os nossos clientes conduzem um Peugeot elétrico, continua a ser inequivocamente um Peugeot, pelo que esta experiência será sempre prioritária para nós».

Peugeot 408 phev — Source: Peugeot
Peugeot 408 phev — Source: Peugeot

A Peugeot divde em quatro o Potencial de Aquecimento Global para as 2 próximas gerações de modelos

As iniciativas em curso abrangem desde as estratégias de abastecimento, às cadeias de aprovisionamento, passando pela estrutura global do automóvel, até aos materiais utilizados:

  • A iluminação e o vidro substituem os pretos e os cromados;
  • Os bancos são mais leves;
  • As jantes são de uma liga reciclada;
  • Muitos materiais são reciclados;
  • A estratégia global do ciclo de vida é considerada durante a conceção.

O ciclo de vida global: a vida útil de uma viatura elétrica no futuro será de 20 a 25 anos, período que é hoje de cerca de 15 anos para uma viatura térmica

Este ciclo de vida prolongado representa uma grande oportunidade para os designers imaginarem novas interações com produtos ao longo da sua vida útil.

Consideramos o ciclo de vida do veículo, em 4 etapas principais:

  1. Vida útil — a estrutura do veículo com uma vida útil de 25 anos, desenvolvida a partir de plataformas e soluções STELLANTIS;
  2. Reutilização — reconversão e reciclagem de peças essenciais, incluindo a utilização de peças recicladas;
  3. Atualização — actualizar as principais peças de desgaste da viatura (estofos/guarnições) solução em destaque no PEUGEOT INCEPTION CONCEPT, para que o automóvel pareça sempre novo cada vez que muda de mãos;
  4. A pedido — atualização regular “Over the Air” de sistemas e software para manter um veículo atraente (como a atualização anual iOS de um iPhone).
PEUGEOT INCEPTION CONCEPT — Source: Peugeot
PEUGEOT INCEPTION CONCEPT — Source: Peugeot

Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot: «Imagine que já não há carros usados. Em vez disso, um veículo remodelado e personalizado que pode atualizar ou melhorar em qualquer momento, de acordo com as suas necessidades. Um produto sempre atual e que mantém o seu valor ao longo da sua vida».

O enfoque está na redução do peso e do desperdício através de técnicas revolucionárias, como as apresentadas no PEUGEOT INCEPTION CONCEPT

  1. Menor peso (bancos mais finos, tecidos mais leves, etc.);
  2. Menos resíduos (tecidos comprimidos);
  3. Menos recursos (matérias-primas, sem cromados, etc.);
  4. Menos energia (eficiência elétrica).

Jerome Micheron, Diretor de Produto da Peugeot: «Estes desenvolvimentos anunciam uma nova era que é mais respeitadora do nosso ambiente e que nos permite oferecer aos nossos clientes inovações únicas que reforçam o poder de Sedução da Peugeot».

A PEUGEOT está no caminho certo para atingir o seu objetivo “Carbon Net Zero” até 2038. O objetivo visa reduzir o Potencial de Aquecimento Global em -60% a nível MUNDIAL e em -70% na EUROPA até 2030

O plano “Carbon Net Zero” vai muito além da eletrificação a 100%, e considera:

  • Os materiais utilizados para a conceção e fabrico de produtos;
  • A energia utilizada;
  • A integração dos produtos numa abordagem de economia circular.

Linda Jackson, CEO da Peugeot: «Carbon Net Zero não são apenas três palavras, é uma mentalidade, uma abordagem que todos temos de tomar como organizações e como indivíduos. Da mesma forma, o projeto E-LION não é apenas uma estratégia e uma apresentação. É um projeto que estamos empenhados em levar a cabo, pois é de importância crucial para nós e para as gerações futuras».