O CHASSIS GSE DA OPEL

O CHASSIS GSE DA OPEL

Nuno NUNO

Source: Opel

DINÂMICA DE CONDUÇÃO E CONFORTO EXCECIONAIS

O chassis GSe da Opel vem facilitar a combinação da condução desportiva com a responsabilidade pelo futuro. Para os Opel Astra GSe, Astra Sports Tourer GSe e Grandland GSe, Christian Hartweg e a sua equipa de engenheiros desenvolveram uma afinação única de chassis e direção. Num novo vídeo, Hartweg explica como a atual família GSe é inspirada pelos seus antepassados desportivos e como o interpreta em veículos e tecnologias modernas que estabelecem referências e oferecem um prazer de condução particularmente dinâmico.

Gama Opel GSe — Source: Opel
Gama Opel GSe — Source: Opel

Mas os engenheiros de Rüsselsheim não trabalharam apenas nos modelos GSe, uma vez que todas as outras variantes do SUV Opel Grandland beneficiam agora de otimizações adicionais do chassis e da direção, em nome de uma experiência de condução característica, direta e estável que é típica da Opel.

Preciso, dinâmico, mas ainda confortável: Chassis GSe com tecnologia FSD

«O nosso objetivo era claríssimo», afirma Hartweg: «Os modelos GSe devem oferecer o equilíbrio ótimo entre conforto de condução e comportamento orientado para a performance, em conjunto com a responsabilidade pelo futuro». A equipa de engenharia trabalhou nos equilibrados chassis dos modelos Astra e Grandland e elevou-os a um nível mais desportivo e dinâmico. Os trunfos mais importantes neste processo são os grupos propulsores eletrificados, híbridos plug-in, e o chassis, que estão totalmente adaptados à performance superior.

Opel Astra GSe — Source: Opel
Opel Astra GSe — Source: Opel

No caso do Grandland GSe, isto traduz-se numa potência combinada de 300 cv (consumo de combustível de acordo com WLTP: 1,2 l/100 km; emissões de CO2 28-27 g/km; combinado, ponderado) e numa aceleração de 0 a 100 km/h, líder na sua classe, em apenas 6,1 segundos, em conjunto com a confiança adicional proporcionada pela tração elétrica às quatro rodas. Nas variantes do Astra GSe, o propulsor eletrificado produz 225 cv de potência combinada (consumo de combustível de acordo com WLTP1: 1,2-1,1 l/100 km; emissões de CO2 26-25 g/km) e um poderoso binário de 360 Nm.

O caráter desportivo dos modelos Opel GSe é evidente a partir do design exterior arrojado e puro. «O Astra GSe é imediatamente reconhecível pelo design específico da secção dianteira e pela sua postura mais desportiva, com chassis rebaixado em 10 mm», diz Hartweg. «Oferecem muito prazer de condução. Nas curvas, os modelos GSe proporcionam muita aderência à estrada e são muito estáveis, podendo ser conduzidos de uma forma muito dinâmica, mas também muito confortável».

Opel Grandland GSe — Source: Opel
Opel Grandland GSe — Source: Opel

Isto é possível graças às molas e amortecedores especiais com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping) que são utilizados no chassis GSe. Dependendo da situação, das condições da superfície da estrada e do estilo de condução, esta tecnologia permite diferentes características de amortecimento para um rolamento confortável em frequências altas — com impactos breves tais como em calçadas ou sobre tampas de esgoto — bem como para um estilo de condução desportivo e dinâmico com um contacto mais direto com o piso em baixas frequências.

Os modelos de topo de gama respondem de uma forma ainda mais imediata e direta a qualquer comando do condutor e, como é típico da Opel, permanecem estáveis ao travar, ao curvar e ao circular a alta velocidade na Autobahn.

«Os amortecedores têm uma válvula adicional e um segundo circuito hidráulico“, explica o engenheiro. «O automóvel consegue ser ainda mais confortável ou mais desportivo, dependendo se a válvula está aberta ou fechada. GSe significa Grand Sport electric — uma dinâmica de condução desportiva com a mais recente tecnologia híbrida plug-in. O prazer de condução nunca foi tão inteligente!».

Opel Grandland GSe — Source: Opel
Opel Grandland GSe — Source: Opel

Mais desportivo, mais responsivo, mais harmonioso: Nova afinação para todas as variantes do Grandland

O desenvolvimento adicional do chassis e da direção não se limitou apenas aos modelos GSe. Isto porque todas as variantes do Grandland beneficiam de otimizações, tendo os seus amortecedores e sistema de direção sido também reconfigurados. Os engenheiros aumentaram a força de amortecimento na gama de baixa velocidade do pistão e reduziram-na nas gamas de média e alta velocidade para assegurar o máximo conforto, mesmo quando confrontados com irregularidades na estrada. Graças a estes ajustes, o Grandland conduz-se de forma equilibrada, firme e confortável.

A direção foi recalibrada e desta forma, todos os novos modelos Grandland oferecerão a experiência de condução tipicamente desportiva e confortável da Opel, proporcionando um feedback direto e preciso ao condutor.

Campanha de lançamento em abril para o novo Grandland GSe

O portal nacional da Opel, na página dedicada ao Opel Grandland GSe, além de disponibilizar informação mais detalhada sobre o modelo, também permite fazer a configuração da viatura e agendar um testdrive.

Opel Grandland GSe — Source: Opel

Sob o slogan “GSe é MAIS PAIXÃO À TUA CONDUÇÃO”, os clientes poderão, assim, ter um primeiro contacto com um dos mais desportivos e dinâmicos produtos da atual gama da marca de Russelsheim. Outro primeiro ponto de contacto virtual é no vídeo dedicado do modelo já disponível na plataforma de YouTube da Opel.

A Opel e a sua Rede de Concessionários irão praticar, ao longo do mês de abril, um conjunto de ofertas específicas Grandland GSe, para acompanhar o lançamento desta versão no mercado. Entre elas destaque-se o potencial de aquisição do novo Grandland GSe com uma mensalidade de 553 € (sem IVA), através de um contrato de renting LEASYS de 60 meses e 50.000 km.