NOVO KIA NIRO EV

NOVO KIA NIRO EV

Nuno NUNO

Source: Kia

UMA REFERÊNCIA TAMBÉM NO ESPAÇO

O espaço disponível no habitáculo para condutor e passageiros e a elevada capacidade de carga, com indicadores referenciais, constituem um dos principais argumentos do novo Niro EV, segunda geração deste modelo 100% elétrico da Kia que já se encontra disponível para encomenda e tem início das entregas em Portugal previsto para o terceiro trimestre deste ano.

As notáveis cotas de habilidade do novo Niro EV devem-se em grande medida à sua nova plataforma, cujas dimensões registaram um acréscimo face à versão anterior. Os 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura, 1.570 mm de altura e 2.720 mm de distância entre eixos conferiram aos engenheiros e designers da Kia uma excelente base de trabalho, que resultou num espaço abundante, tanto para passageiros, como para bagagem.

A estética da carroçaria do novo Kia Niro EV — Source: Kia

Os ocupantes dos bancos dianteiros beneficiam de dois bancos altamente ergonómicos, aquecidos e ventilados, que asseguram níveis elevados de conforto. A função de memória representa uma comodidade adicional, ao permitir que diferentes condutores programem e selecionem as suas posições preferidas através de um simples toque de um botão. O inovador banco do passageiro dianteiro dispõe ainda de função de relaxamento, elemento muito útil quando se pretende descansar com o veículo estacionado.

Os bancos dianteiros apresentam um novo design e uma estrutura reduzida em 30 mm que lhes confere um formato cerca de 30% mais estreito. O banco traseiro, com aquecimento de duas fases, pode deslizar para a frente e para trás, permitindo ao novo Niro EV oferecer um espaço e um conforto referenciais para os respetivos passageiros (967 mm para a cabeça e 938 mm para as pernas).

Os bancos dianteiros do novo Kia Niro EV — Source: Kia

Capacidade de carga não fica (só) atrás

O novo Niro EV destaca-se também pela elevada capacidade de carga, que se situa entre as melhores da sua classe. Na traseira estão disponíveis 475 litros de espaço de arrumação, que pode ser aumentado para 1.392 litros através do rebatimento dos bancos (disponível na proporção 60/40). Em linha com o sentido prático da bagageira, a respetiva chapeleira que pode também ser utilizada como cortina para o sol. O material em que é fabricada (tereftalato de polietileno, também conhecido por “PET”, reciclado) permite ao condutor recolhê-la e guardá-la numa bolsa muito prática quando não se encontrar em utilização.

A nova geração do modelo elétrico dispõe igualmente de uma bagageira na secção dianteira, com uma capacidade de 20 litros. Situado sob o capot, e com uma localização ideal próxima da tomada de carregamento do veículo, este espaço pode ser usado para guardar o respetivo cabo. A tomada está posicionada no centro da grelha dianteira, o que a torna mais acessível nos postos de carregamento. A bagageira dianteira pode também guardar o adaptador V2D (“Veículo para Dispositivo”), um equipamento que permite abastecer aparelhos elétricos externos diretamente a partir da bateria do automóvel.

A bagageira do novo Kia Niro EV — Source: Kia

Outra solução de arrumação inteligente é a caixa adaptável da consola central, que oferece aos ocupantes dos bancos dianteiros múltiplas opções para guardarem os seus objetos e um fácil acesso aos suportes para copos. Ao mesmo tempo, uma divisória intermédia amovível permite criar mais espaço para guardar objetos como um computador portátil, um tablet ou documentos. Localizado imediatamente acima, o sistema integrado de controlo dos sistemas de informação e entretenimento e de climatização garante aos ocupantes dos bancos dianteiros um acesso fácil aos comandos daqueles dois dispositivos, sem necessidade de navegarem por vários menus. 

Em termos de capacidade de reboque, o novo Niro EV permite até 750 kg (com travões no atrelado) e até 300 kg (sem travões), números ideais para quem pretender fazer viagens mais longas — e que contrastam com os valores limitados que os veículos elétricos, normalmente, apresentam.

O écran táctil (entre outros) do novo Kia Niro EV — Source: Kia

Transição fácil para a mobilidade elétrica

O novo Kia Niro EV foi concebido para fazer da transição para a mobilidade 100% elétrica de última geração um processo simples, intuitivo e sem preocupações para os clientes que procuram iniciar uma experiência de condução eficiente, económica e isenta de emissões.

A excelente autonomia de até 460 km (ciclo WLTP), a experiência de condução relaxante e intuitiva e o habitáculo de alta tecnologia, conjugados com um design ousado e um custo de utilização reduzido, são outros dos argumentos do novo Niro EV, projetado e desenvolvido para atrair um crescente número de consumidores para a mobilidade elétrica.

Algumas funcionalidades do novo Kia Niro EV — Source: Kia

Importante contributo para a contínua afirmação da Kia no segmento de veículos elétricos

O lançamento do novo Niro EV é mais um importante contributo para o excelente desempenho da marca no segmento de veículos elétricos em Portugal, no qual ocupa o top-5 nas vendas acumuladas entre janeiro e maio de 2022 e regista uma das maiores taxas de crescimento face ao ano passado. O novo Niro EV chega a Portugal em julho.

Comentários