NOVA GERAÇÃO SETRA COMFORTCLASS 519 HD

NOVA GERAÇÃO SETRA COMFORTCLASS 519 HD

Nuno NUNO

Source: Evobus

A EMPRESA DE TRANSPORTES REDE EXPRESSOS RECEBE AS PRIMEIRAS UNIDADES PRODUZIDAS DA NOVA GERAÇÃO SETRA COMFORTCLASS 519 HD

A empresa Rede Nacional de Expressos (RNE) do grupo Barraqueiro recebeu as primeiras seis unidades produzidas da nova geração Setra ComfortClass 519 HD durante o mês de fevereiro. Este modelo, que foi apresentado à imprensa no final do ano passado em Lisboa, recebeu um facelift da sua imagem exterior e interior em 2022, representando assim um conceito de autocarro multifuncional com os mais altos padrões de economia, segurança e flexibilidade. Esta atualização está disponível na série 500 em 9 comprimentos e configurações diferentes.

Setra ComfortClass 519 HD — Source: Evobus
Setra ComfortClass 519 HD — Source: Evobus

A RNE é a maior empresa de autocarros a operar em Portugal, fundada em 1995 através da junção de várias empresas rodoviárias, efetua hoje viagens em todo o país e além. O conforto e a segurança dos seus passageiros tiveram por isso prioridade na configuração das suas viaturas, que contam com 63 bancos Luxline e diversos sistemas de segurança revolucionários.

Setra ComfortClass 519 HD — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Setra ComfortClass 519 HD — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O conceito de segurança integral da Setra ajuda a prevenir acidentes com antecedência. A classe de conforto de última geração enfatiza um alto padrão de segurança com inovações impressionantes na área de sistemas de assistência. O Active Brake Assist 5 é o primeiro assistente de travagem de emergência do mundo para autocarros que deteta também pessoas em movimento ou paradas à frente do veículo.

Logotipo — Source: Evobus
Logotipo — Source: Evobus

O sistema Active Drive Assist 2 permite a condução semiautomática pela primeira vez em autocarros. Ações como acelerar, travar, manter distância e permanecer na faixa são umas das funcionalidades deste sistema que funciona na conjunção de outros sistemas de segurança do veículo. Em situações pouco claras, o condutor pode também contar com as vantagens da câmara 360º, que permite uma visão panorâmica completa à volta da viatura, formada por quatro câmaras através de fusão de dados. E para uma visibilidade ainda melhor, os veículos vêm equipados com os novos faróis full LED com mais intensidade e Assistente de Máximos.

Posto de condução — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Posto de condução — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Além dos sistemas de segurança, o conforto do condutor no seu posto de condução é também fundamental. A ergonomia perfeita passa também por um conceito de operação e exibição uniforme e intuitivo do painel de instrumentos, que graças aos novos sistemas, se tornou ainda mais poderoso. Já os passageiros podem usufruir de um novo espaço generosamente abrangente que caracteriza as viagens neste modelo. Novos elementos de design, ventilações de ar com 360º, monitores e um WC tornam o compartimento do passageiro acolhedor e moderno.

A rentabilidade desta nova geração é otimizada de forma inteligente através dos novos sistemas de segurança. Os sistemas como Predictive Powertrain Control (equipamento de série) e Active Drive Assist 2 contribuem não só para a segurança como também para a rentabilidade da viatura. O condutor pode ainda contar com a Assistência Driver Score, que fornece constantemente feedback atualizado ao condutor para garantir um estilo de condução mais económico.

Interior — Source: Evobus
Interior — Source: Evobus

Os sistemas digitais da OMNIplus ON também estão incluídos na configuração destas viaturas. Desta forma, o cliente poderá não só gerir a sua frota como principalmente antecipar eventuais manutenções necessárias e evitar imobilizações. Os passageiros usufruem assim de uma experiência de viagem ainda mais exclusiva, característica marcante da marca Setra que celebrou recentemente o seu 70º aniversário. Para os admiradores da marca, a inclusão do emblema “K” na frente da viatura, que representa “Kässbohrer”, destaca com orgulho as origens e a herança da marca Setra.