MICHELIN RESPONDE ÀS DÚVIDAS DOS UTILIZADORES ACERCA DOS PNEUS ALL SEASON

MICHELIN RESPONDE ÀS DÚVIDAS DOS UTILIZADORES ACERCA DOS PNEUS ALL SEASON

Este artigo está também disponível em: es

Nuno NUNO

Source: Michelin

Table of Contents

MAIS ROBUSTOS, MAIS SEGUROS E SEM LIMITAÇÕES DE MOBILIDADE. POUCOS SÃO OS UTILIZADORES QUE CONHECEM OS PNEUS ALL SEASON E A MICHELIN RESPONDE ÀS SUAS DÚVIDAS

Os pneus All Season, ou a gama Michelin CrossClimate, são os pneus mais seguros para circular todo o ano sem limitações de mobilidade, porque os seus compostos de borracha e o desenho da sua banda de rolamento, permitem-lhes adaptar-se a qualquer condição climatérica.

Contudo, e apesar de a tendência do mercado refletir um aumento das vendas de pneus All Season — evolução de 10% em 2023, com um peso no mercado total de 7% — na realidade, os pneus deste tipo ainda são uns ilustres desconhecidos para a grande maioria dos utilizadores.

Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin

Javier Calonge Marcos, técnico de produto para turismo e motos da Michelin, explica o que torna diferente este tipo de pneus e as suas vantagens, assim como porque podem ser a melhor opção em Portugal, respondendo às principais dúvidas que os utilizadores podem encontrar quando se trata de escolher um pneu All Season.

20 perguntas sobre os pneus All Season

1 – Porque recomenda a Michelin a utilização de pneus All Season em Portugal?

«No inverno, as temperaturas em Portugal podem ser frias e muito variáveis. Quando baixam dos
7° C, os compostos dos pneus standard de verão vêm ser diminuída a sua performance face à dos pneus All Season, fabricados com compostos diferentes, para um leque de temperaturas mais amplo.

«Em Portugal, devido à orografia, o clima é muito variável, com um diferencial de temperaturas significativo, em que, num mesmo dia, podem passar de temperaturas inferiores a 0° C a temperaturas elevadas.

Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin

«As temperaturas, no inverno, em parte do território, registam valores inferiores a 7° C. O CrossClimate permite circular seguramente, e com a máxima performance, em qualquer época do ano, seja quais forem as condições climatéricas.

«A isto há que adicionar que os pneus All Season contam com certificação de inverno, o que permite circular sobre neve sem necessidade de utilizar correntes. A Michelin recomenda a utilização de pneus All Season caso se conduza habitualmente em zonas com temperaturas invernais médias inferiores a 7º C».

2 – Os pneus All Season cobrem todas as necessidades de todos os utilizadores?

«A nossa gama CrossClimate foi concebida para oferecer uma condução segura em qualquer local, e durante todo o ano, independentemente do clima. Oferecemos pneus All Season para turismo e SUV-4×4, como os CrossClimate 2 e CrossClimate 2 SUV; para autocaravanas, com o CrossClimate Camping.

Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin

«E com o Agilis Crossclimate, os utilizadores de furgões também contam com um pneu concebido para oferecer segurança, longevidade e tração em qualquer condição meteorológica. E, como todos os pneus, a gama CrossClimate também é compatível com veículos híbridos e elétricos».

3 – Os pneus All Season possuem certificação de inverno?

«Nem todos os pneus All Season do mercado contam com a certificação 3PMFS, um pictograma visível no flanco do pneu, composto por uma montanha de 3 picos, com um floco de neve; porém, todos os pneus CrossClimate possuem esta certificação de inverno, que indica que os pneus foram submetidos a um teste de comportamento em condições de neve, e devem cumprir testes padronizados adequados, definidos por regulamentação legal».

Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin

4 – Pode conduzir-se no verão um veículo equipado com pneus All Season?

«Os pneus All Season CrossClimate são adequados para todas as estações do ano. A temperaturas baixas, inferiores a 7° C, oferecem melhores prestações que os pneus standard, e, no verão, oferecem um comportamento similar a estes últimos, tanto em piso seco como molhado.»

5 – Posso trocar os meus pneus standard por pneus All Season no meu veículo sem necessidade de mudar as jantes?

«Não é necessário substituir as jantes, nem efetuar nenhuma modificação, para equipar um veículo com pneus All Season. Como em qualquer substituição de pneus, apenas há que respeitar as medidas homologadas na ficha técnica, ou, no caso de utilizar-se outra medida, respeitar o regulamento de equivalências admitidas na IPO».

6 – Posso combinar 2 pneus All Season, num eixo do veículo, com 2 pneus de inverno ou de verão no outro eixo?

«Legalmente, pode combinar-se um eixo com pneus All Season, ou de inverno, com outro com pneus de verão. Para garantir o máximo desempenho do veículo, a Michelin recomenda a montagem de 4 pneus do mesmo tipo».

Michelin CrossClimate 2 SUV — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 SUV — Source: Michelin

7 – No caso de apenas utilizar 2 pneus All Season, em que eixo seria recomendável montá-los?

«No caso de montar-se apenas 2 pneus All Season, a recomendação seria montá-los no eixo de tração, para garantir a motricidade em superfícies escorregadias. No caso dos veículos de tração integral, o recomendável é seguir as recomendações do fabricante do veículo. No caso de não existirem, é recomendável montar 4 pneus do mesmo tipo».

8 – Qual é a pressão correta para os pneus All Season?

«A pressão a utilizar, quando se montam pneus All Season, é a recomendada pelo fabricante do veículo para os pneus de origem, que, em Portugal, normalmente, costumam ser pneus de verão. Por tanto, são as mesmas pressões, não há que modificá-las pelo facto de tratar-se de pneus All Season».

Michelin CrossClimate 2 SUV — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 SUV — Source: Michelin

9 – Quanto duram os pneus All Season?

«Como num pneu de verão, a duração de um pneu All Season depende do uso que lhe for dado: utilização das pressões corretas, tipo de estrada por onde se circula, estilo de condução, correta regulação da geometria do veículo, estado do amortecimento do mesmo, etc. Como todos os pneus Michelin, a gama CrossClimate oferece uma performance concebida para durar até ao limite legal de desgaste do pneu».

10 – Um pneu All Season tem a mesma eficiência energética que um pneu de verão, ou o meu automóvel consumirá mais combustível?

«Fabricar pneus com uma baixa resistência ao rolamento está no ADN da Michelin, é um domínio em que somos uma referência. Desde há mais de 30 anos, concebemos gamas de pneus mais eficientes do ponto de vista energético. O CrossClimate permite desfrutar de um consumo reduzido de energia, comparável aos consumos com pneus de verão.

«Em qualquer dos casos, convém ter em conta que uma condução eco-responsável e a utilização das pressões adequadas influeciam de forma determinante no consumo de energia do veículo, tanto no caso de automóveis com motores de combustão como elétricos, independentemente dos pneus utilizados».

Michelin CrossClimate 2 SUV — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 SUV — Source: Michelin

11 – Que diferença existe, em termos de ruído de rolamento, entre um pneu All Season, como o CrossClimate, e um de verão equivalente?

«Dependerá da gama e da medida do pneu, mas, no caso de pneus Michelin, são muito similares. A catalogação pode variar entre A e C na etiqueta do pneu, estando a maioria das medidas entre A e B».

12 – Os pneus All Season desgastar-se-ão mais cedo se os utilizar no verão?

«O desgaste de pneus All Season, como os CrossClimate, dependerá, principalmente, da utilização que for feita do veículo, da pressão utilizada, e do estilo de condução, podendo ser utilizados, de forma indistinta, no verão e no inverno, e em qualquer situação climatérica».

13 – Os pneus All Season são mais caros que os pneus standard de verão?

«O preço dos pneus All Season, comparado com o de pneus standard, ou de verão, é similar, ainda que, em função da medida, possam existir pequenas diferenças».

Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin

14 – Se utilizar pneus All Season, tenho de colocar um autocolante no tablier com o código de velocidade, como no caso dos pneus de inverno?

«No caso dos pneus com certificação de inverno, sejam pneus All Season, ou de inverno, é permitido montar um índice de velocidade inferior ao indicado na ficha técnica do veículo. Neste caso, é obrigatório colocar uma etiqueta que indique o código de velocidade dos pneus montados, e esta deve estar situada num local de destaque no campo de visão do condutor».

15 – Qual é o limite legal de profundidade da banda de rolamento num pneu All Season?

«O limite legal é o mesmo para os pneus All Season que para os restantes pneus: 1,6 mm. Os pneus Michelin foram concebidos para oferecer as máximas prestações, em toda a sua gama de pneus, até ao limite legal de desgaste».

Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin

16 – Posso utilizar correntes com pneus All Season em caso de muita neve?

«Não é necessário no caso de pneus com certificação de inverno, como a gama CrossClimate, que garantem tração sobre neve, e são uma alternativa legal às correntes quando estas são obrigatórias. As vantagens, relativamente às correntes, são muitas: evitam-se os riscos de acidente quando se pára na berma, para instalar as correntes, que são difíceis de montar; oferecem melhores prestações; e permitem a circulação em vias com presença de túneis consecutivos, em que seja proibido o uso de correntes».

17 – Necessito de pneus All Season caso o meu automóvel possua tração 4×4?

«Montar pneus All Season em veículos com tração 4×4 melhorará substancialmente a performance sobre neve. Nas restantes situações, as vantagens de utilizar pneus All Season, num veículo com tração às 4 rodas, são as mesmas que em veículos com apenas um eixo motriz: estes garantem a mobilidade em qualquer condição meteorológica, em qualquer época do ano».

18 – Se utilizar pneus All Season e o meu automóvel tenha roda suplente, esta última também tem de estar equipada com pneus All Season?

«Em veículos que a possuam, a roda suplente é uma roda de emergência, e, por lei, pode ser diferente».

Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin

19 – Os pneus All Season necessitam de alguma manutenção especial?

«A manutenção deste tipo de pneus é a mesma que no caso dos pneus standard, ou de verão. A Michelin aconselha a revisão das pressões de forma periódica, assim como do estado geral dos pneus, e o correto alinhamento dos veículos em que estejam montados».

20 – Se, na zona geográfica onde vivo, nunca nevar, seria aconselhável a utilização de um pneu All Season?

«O inverno implica frio, geada, chuva e baixas temperaturas, não se trata apenas de neve. E a performance de um pneu de verão não responde da mesma forma que a de um pneu All Season quando se trata de baixas temperaturas. Por isso, caso se conduza em zonas onde as temperaturas de inverno sejam baixas (médias inferiores a 7° C), é recomendável utilizar pneus All Season, independentemente do facto de nevar, ou não».

Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin

Michelin CrossClimate: uma solução All Season para cada necessidade

A Michelin revolucionou o mercado de pneus All Season com a apresentação, em 2015, da 1ª geração do CrossClimate, um pneu concebido para oferecer um desempenho, em termos de aderência, estabilidade, travagem, eficiência energética e duração, equivalente ao dos pneus Michelin de verão, mantendo, ao mesmo tempo, uma performance invernal comparável à de um pneu Michelin de inverno, especialmente em termos de tração e travagem em estradas com neve.

Atualmente, a Michelin oferece 4 alternativas na gama Michelin CrossClimate, que permitem aos utilizadores escolher a melhor solução para conduzirem com a máxima segurança durante todo o ano, e sem limitações de mobilidade, perante condições climatéricas adversas:

  • CrossClimate 2: a referência entre os pneus All Season oferece uma condução segura sejam quais forem as condições climatéricas, com uma excelente duração e um menor consumo de combustível. Garante a mobilidade em todas as estações, graças às suas prestações: líder em termos de travagem sobre neve e de tração, de travagem sobre piso seco, e de performance sobre piso molhado ou neve, até ao limite legal de desgaste. Adequado para automóveis de turismo, SUV-4×4, e veículos elétricos ou híbridos, está disponível em 140 medidas, para jantes de 15 a 21 polegadas.
Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 Camping — Source: Michelin
  • CrossClimate 2 SUV: O pneu para SUV-4×4 que domina a categoria All Season, líder em prestações sobre piso molhado e neve, quando novo, ou desgastado até ao limite legal, e referência em termos de travagem sobre piso seco e de duração, oferecendo a máxima segurança durante toda a sua vida útil. Está disponível em 49 medidas, para jantes de 17 a 21 polegadas.
  • Agilis CrossClimate: Os pneus All Season da Michelin para furgões são a solução mais segura para profissionais independentes ou frotas, ao oferecerem segurança e longevidade em qualquer condição climatérica, inclusive sobre superfícies difíceis, como lama, erva, gravilha e neve. Além do mais, está reforçado, para uma maior resistência, e é o número 1 em termos de longevidade. Está disponível em 32 medidas, para jantes de 15 a 17 polegadas.
Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin
  • CrossClimate Camping: A opção All Season da Michelin para autocaravanas, mantém todos os atributos da gama CrossClimate, destacando-se pelos seus flancos reforçados, para uma maior resistência aos impactos, por uma carcaça reforçada, para a carga e os estacionamentos de longa duração, e pelo seu composto da banda de rolamento resistente à abrasividade, derivado da tecnologia utilizada pela Michelin nos seus pneus de camião. Está disponível em 8 medidas, para jantes de 15 e 16 polegadas.

Tecnologias inovadoras para adaptação a qualquer condição climatérica

Entre as tecnologias que a Michelin utiliza na gama CrossClimate, destinadas a proporcionar maior aderência e tração, destacam-se os canais evolutivos, que maximizam a superfície de contacto com o solo; a nova geração de compostos de borracha, que se adaptam melhor às mudanças de temperatura; e os ressaltos nos tacos, para reter a neve nos canais, e aumentar, assim, o contacto, para melhorar a aderência.

Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin
Michelin CrossClimate 2 — Source: Michelin

Para melhorar a performance em todas as estações, o CrossClimate é caracterizado por possuir compostos de borracha com uma proporção ótima de sílica e negro de carbono, que se adaptam melhor às alterações de temperaturas; pelo desenho em forma de V da banda de rolamento, que ajuda a escoar a água; ou pelos tacos com bordos biselados, para melhorar a travagem sobre piso seco, ao maximizar a superfície de contacto com o solo.

Outra tecnologia inovadora, neste caso, para uma maior longevidade, é a MaxTouch Construction, que maximiza a área do pneu em contacto com o piso, para um desgaste mais uniforme. E, para um menor consumo de combustível, e uma maior autonomia da bateria, as lamelas LEV, que limitam as deformações dos tacos de borracha na área de contacto, reduzem a perda de energia por aquecimento, enquanto que os flancos CoolRunning absorvem menos energia por aquecimento durante a flexão que um pneu standard.