KIA EV9 REVELADO

KIA EV9 REVELADO

Nuno NUNO

Source: Kia

NOVO ELÉTRICO DA MARCA ALIA DESIGN ARROJADO AO CARÁTER DE SUV

A Kia, marca representada em Portugal pela Astara, revelou hoje as imagens finais do design do novo modelo EV9, o seu primeiro SUV de referência com três filas de bancos, que apresenta um estilo arrojado e uma elegância sofisticada, tanto no interior como no exterior. Com apresentação mundial agendada para finais de março, o EV9 constitui um passo fundamental no percurso de transformação da Kia enquanto fornecedor de soluções de mobilidade sustentável.

new KIA EV9 — Source: KIA
new KIA EV9 — Source: KIA

A presença visual arrojada e confiante do EV9 inspira-se na filosofia de design “Opposites United” da Kia, que tira partido da tensão criativa gerada pelos contrastes entre a natureza e a modernidade para oferecer um conjunto pleno de harmonia. Os designers da marca combinaram formas elegantes e esculturais com uma geometria segura e assertiva, conseguindo apresentar um SUV surpreendentemente contemporâneo, mas de contornos serenos.

«O Kia EV9 abre novos caminhos, tendo como objetivo redefinir os padrões de design, conectividade, facilidade de utilização e responsabilidade ambiental», afirma Karim Habib, vice-presidente executivo e diretor do Centro de Design Global da Kia.

new KIA EV9 — Source: KIA
new KIA EV9 — Source: KIA

«O Kia EV9 é uma proposta de qualidade excecionalmente elevada e oferece uma nova perspetiva sobre os veículos elétricos no segmento dos SUV familiares. Esta nova tipologia de automóvel proporciona experiências instintivas e um excelente conforto, não apenas para o condutor, mas para todos os passageiros, graças a um aproveitamento inovador do espaço, da tecnologia e do design».

Design exterior: exploração de novos caminhos para futuros SUV elétricos

Orientados pela filosofia de design “Opposites United” da marca, os designers da Kia procuram criar veículos com uma atração visual sem precedentes.

A secção dianteira do EV9 é caracterizada por linhas e superfícies da carroçaria simples e vincadas, que transmitem confiança e serenidade em idênticas proporções. Acentuada pela “Grelha de Iluminação com Padrão Digital” e pelos faróis verticais chamativos, a assinatura “Rosto de Tigre Digital” do EV9 assegura uma aparência visionária e futurista, onde também se destacam dois conjuntos de pequenas lâmpadas cúbicas no interior da carroçaria, adjacentes a cada farol.

new KIA EV9 — Source: KIA
new KIA EV9 — Source: KIA

Ao mesmo tempo, as inovadoras “Luzes de Circulação Diurna LED Mapa de Estrelas” do EV9 proporcionam uma nova experiência de iluminação, com um padrão de luz animado e sofisticado, que será conjugado com o Rosto de Tigre Digital em futuros modelos elétricos da marca.

As estruturas triangulares e dinâmicas dos guarda-lamas e as cavas das rodas geométricas e muito vincadas conjugam-se com uma carroçaria em forma de fuselagem, unificando os elementos poligonais numa estrutura coesa com uma aparência assertiva. Por seu turno, os puxadores das portas embutidos e a linha de tejadilho afunilada para trás dão uma sensação de movimento suave e eficiente.

Na secção traseira, as linhas simples e limpas da porta da bagageira, elegantemente detalhadas pelas luzes traseiras finas que refletem o design dos faróis dianteiros, evidenciam ainda mais a postura forte e confiante do EV9.

new KIA EV9 — Source: KIA
new KIA EV9 — Source: KIA

Habitáculo: espaço, conforto e experiência para todos os passageiros

Graças à construção com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia, a longa distância entre eixos, a linha de cintura baixa e a arquitetura totalmente plana do EV9 facilitaram a criação de um espaço amplo para todos os passageiros, com um formato de tipo lounge nas três filas de bancos.

A Kia ouviu o feedback das famílias para avaliar as configurações — de 6 ou 7 lugares — e as características dos bancos para garantir idêntico espaço, conforto e experiência para todos os ocupantes, em detrimento de colocar todo o foco no condutor.

new KIA EV9 — Source: KIA
new KIA EV9 — Source: KIA

Os passageiros sentados nos bancos das 1ª e 2ª filas podem recliná-los simultaneamente para relaxar e descansar quando o EV9 estiver a carregar a bateria. Os bancos da 2ª fila podem ser rodados 180º, para que os ocupantes possam interagir com os passageiros da terceira fila. Os bancos desta última incluem suportes para copos e pontos de carregamento para dispositivos móveis.

O habitáculo do EV9 apresenta um design simples mas sofisticado e de qualidade premium. O painel de instrumentos panorâmico e flutuante estende-se do volante até ao centro. 2 ecrãs táteis de 12,3 polegadas, integrados com um visor segmentado de 5 polegadas, melhoram a experiência digital, permitindo comandar facilmente as funções do veículo e reduzindo ao mínimo os botões físicos.

new KIA EV9 — Source: KIA
new KIA EV9 — Source: KIA

O ecrã de alta-definição do sistema audiovisual, de navegação e telemática (AVNT) oferece uma verdadeira experiência digital. Por baixo deste encontram-se vários botões táteis ocultos, para comandar as principais funções do AVNT e da climatização.

No final do corrente mês, com a apresentação mundial, serão divulgadas todas as informações sobre o produto e lançada uma campanha global sob o mote: “Pronto para revolucionar a maneira como nos movemos”.