IVECO BUS FORNECE 140 URBANWAY HYBRID 18

IVECO BUS FORNECE 140 URBANWAY HYBRID 18

Nuno NUNO

Source: IVECO BUS

IVECO BUS VENCE CONCURSO NA REPÚBLICA CHECA PARA FORNECIMENTO DE 140 URBANWAY HYBRID 18 À EMPRESA DE TRANSPORTES PÚBLICOS DE PRAGA

A Iveco Bus fornece 140 Urbanway Hybrid 18 à Empresa de Transportes Públicos de Praga (DPP) através de um contrato-quadro ao longo de um período de 5 anos. Prevê-se que as primeiras unidades estejam a funcionar na capital da República Checa em 2024. A DPP será o primeiro operador do país a contar com este modelo na sua frota.

A DPP escolheu o autocarro Urbanway Hybrid 18 para a renovação da sua frota, no âmbito do Plano Climático 2030 projetado para Praga, capital da República Checa. O plano exige que 75% dos autocarros da DPP sejam veículos completamente isentos de emissões ou com baixas emissões.

«Constatámos que os autocarros híbridos articulados fornecidos para equipar a futura frota da DPP devem cumprir o Plano Climático da Capital até 2030. O Plano de Praga para 2030 e os compromissos nacionais, ou europeus, preveem que 75% dos autocarros da DPP sejam veículos totalmente isentos de emissões ou com baixas emissões a nível local.

«Por conseguinte, estamos a proceder de acordo com o conceito de utilização de combustíveis alternativos nas condições de transporte em autocarros da DPP, entretanto aprovado pela autarquia. Se, por um lado, são veículos com baixas emissões, por outro, em caso de um “apagão”, ou qualquer outra situação inesperada na rede elétrica, podemos sempre colocá-los em funcionamento sem grandes restrições e, assim, continua a fornecer serviços básicos de transporte à cidade de Praga, o que constitui o nosso dever básico.

IVECO Urbanway Hybrid 18 — Source: IVECO BUS
IVECO Urbanway Hybrid 18 — Source: IVECO BUS

«Graças a estes autocarros, seremos capazes de manter uma certa independência das infraestruturas de carregamento no futuro e reduzir riscos potenciais», acrescentou Petr Witowski, Presidente do Conselho de Administração e CEO da DPP.

«Estamos particularmente orgulhosos por termos sido selecionados pela DPP para este importante fornecimento, e, deste modo, apoiar a cidade de Praga na transição energética da sua frota de transportes públicos. O nosso sucesso neste concurso demonstra que cumprimos os requisitos das cidades e que temos os veículos para os satisfazer: podemos fornecer uma solução de transporte que responda eficazmente às preocupações operacionais e ambientais que estão no topo da agenda das autoridades públicas», declarou Giorgio Zino, Diretor de Operações Comerciais de Autocarros na Europa da IVECO BUS.

Com a sua tecnologia híbrida de última geração, o Urbanway Hybrid 18 satisfaz as expectativas da DPP em termos de desempenho e respeito pelo ambiente. Está equipado com a caixa de velocidades DIWA NXT e o comprovado motor Cursor 9 com tecnologia HI-SCR. As unidades Urbanway Hybrid de piso rebaixado estarão equipadas com 4 portas duplas e oferecem uma lotação máxima de 130 passageiros, 35 dos quais sentados.

Do seu equipamento fazem parte o sistema de ar condicionado integral, equipamento de contagem automática de passageiros, um sistema de câmaras que inclui vigilância interior, detecção frontal, câmara de visão traseira e câmaras laterais.

Os veículos cumprem todas as normas de qualidade do Plano Integrado de Trânsito de Praga (PID) e estarão, obviamente, equipados com um sistema abrangente de registo e informação dos transportes públicos de Praga. Serão entregues decorados com a nova identidade visual do PID.

O URBANWAY HYBRID CNG 18-M