IVECO BUS FORNECE AUTOCARROS ELÉCTRICOS HEULIEZ EM FRANÇA

IVECO BUS FORNECE AUTOCARROS ELÉCTRICOS HEULIEZ EM FRANÇA

Nuno NUNO

Source: IVECO BUS

O SUCESSO DA IVECO BUS EM FRANÇA DEMONSTRA A PERFEITA COMBINAÇÃO DA SUA OFERTA ELÉTRICA COM AS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES, FORNECENDO ELECTROMOBILIDADE DA HEULIEZ

Os mais recentes sucessos da IVECO BUS em França, com concursos ganhos nas cidades de Marselha e Saint-Nazaire, são uma demonstração perfeita da capacidade do construtor para responder às diversas necessidades dos transportes públicos com a sua extensa oferta de autocarros elétricos.

Os operadores de transportes podem escolher entre a sua ampla gama de comprimentos, opções de carregamento, BRT e soluções completas integradas com uma vasta carteira de serviços.

Marselha aumenta a sua frota elétrica com 200 unidades GX 337 ELEC HEULIEZ

A empresa de transportes públicos de Marselha, Régie des Transports Métropolitains (RTM), vai receber 200 autocarros elétricos GX 337 ELEC HEULIEZ ao longo de 3 anos até 2027, eletrificando um terço da sua frota.

Prevê-se que um primeiro lote de 35 unidades esteja a circular na cidade de Marselha até ao final de 2024. Estes novos autocarros juntar-se-ão aos três GX 337 ELEC HEULIEZ que operam há 3 anos na rede de transportes de Marselha.

A nova geração de veículos GX 337 ELEC HEULIEZ escolhida pela RTM será equipada com baterias concebidas pela FPT Industrial, com uma capacidade total de 416 kWh e uma melhoria significativa da autonomia. Os veículos, equipados com barras de tejadilho, podem ser recarregados alternativamente na estação de recolha, ou de forma rápida através de um pantógrafo descendente.

HEULIEZ GX ELEC — Source: IVECO BUS
HEULIEZ GX ELEC — Source: IVECO BUS

A região de Saint-Nazaire vai receber 40 autocarros BRT elétricos articulados

A IVECO BUS vai fornecer à região urbana de Saint-Nazaire quarenta autocarros BRT elétricos articulados GX 437 ELEC LINIUM, equipados com um pantógrafo de carregamento ascendente no âmbito do projeto de eletromobilidade “hélYce+” da cidade. Os veículos entrarão em serviço em duas fases, com uma primeira entrega de 23 unidades a partir de meados de 2025, seguida de mais 17 autocarros a partir de meados de 2027. Todos os veículos beneficiarão de um serviço de manutenção de um ano.

Os GX 437 ELEC LINIUM distinguem-se pela sua forte identidade estética e oferecem um excelente conforto ao condutor e aos passageiros. Podem acolher mais de 140 passageiros a bordo, 36 dos quais sentados, oferecendo um tipo de transporte tranquilo graças à aceleração progressiva, à iluminação ambiente, aos ecrãs de informação e às ligações USB. Estarão equipados com um sistema de câmara traseira que substitui os espelhos retrovisores exteriores tradicionais e novos equipamentos ADAS, em conformidade com os desenvolvimentos dos regulamentos GSR (General Safety Regulation).

A infraestrutura de carregamento será fornecida, implantada e mantida pela ABB E-mobility e pela Dalkia Electrotechnics, tal como previsto na proposta técnica conjunta apresentada pela IVECO BUS com os seus dois parceiros técnicos.

«Estamos muito satisfeitos por Marselha e Saint-Nazaire terem escolhido a IVECO BUS para os seus projetos de eletrificação em grande escala. Isto confirma a aptidão das nossas soluções de mobilidade elétrica para satisfazer as expetativas de descarbonização dos transportes públicos franceses», afirmou Giorgio Zino, Diretor de Operações Comerciais da IVECO BUS Europa.