FÁBRICA DA IVECO EM ESPANHA APOSTA NA INTEGRAÇÃO SOCIO-LABORAL

FÁBRICA DA IVECO EM ESPANHA APOSTA NA INTEGRAÇÃO SOCIO-LABORAL

Nuno NUNO

A criação de um ambiente inclusivo em que se valorize a diversidade e onde toda a equipa possa expressar o seu potencial tem sido um dos princípios pelos quais se rege a IVECO. Dentro do seu âmbito de ações de Responsabilidade Corporativa Social, a IVECO Espanha renovou, até 2023, o seu compromisso laboral para a inclusão social e laboral de pessoas com incapacidade intelectual na sua fábrica de Madrid, colaboração que, desde 2017, estabelece com a Fundação Juan XIII, entidade que conta com mais de 50 anos de trabalho nesta missão.

Através desta iniciativa, trabalham na linha de produção da fábrica da IVECO em Madrid cinco trabalhadores com incapacidade, formados e com experiência do Centro Especial de Emprego da Fundação. Posteriormente, existe a possibilidade de virem a ser integrados na empresa, a tempo indefinido.

Integração socio-laboral — Source: IVECO

Por consequência, o processo resultou não só num ambiente mais colaborativo, mas também mais organizado, coesivo e interconectado, contribuindo, também, para a excelência de uma fábrica que foi distinguida com o nível “Ouro” no sistema World Class Manufacturing, sendo a primeira das 67 unidades industriais do Grupo CNH Industrial a consegui-lo.

Com ações como esta, a IVECO pretende contribuir para a eliminação do preconceito e de barreiras, dando especial atenção ao âmbito empresarial, bem como à sociedade, no geral.

«Enche-nos de satisfação fazer parte de um projeto como o Compromisso Laboral e poder construir um lugar de trabalho acessível e inclusivo para as pessoas com incapacidade, pela mão da Fundação Juan XIII. Através deste programa, a IVECO foi a primeira empresa industrial em Espanha a integrar pessoas com dificuldades cognitivas numa linha de produção, num projeto que tem sido um verdadeiro êxito, ao demonstrar que os trabalhadores com incapacidade intelectual podem ter um desempenho tão bom como qualquer outro trabalhador. Para as pessoas com incapacidade, poder fazer parte de uma empresa como a IVECO representa uma grande mudança nas suas vidas, permitindo-lhes ter melhores garantias para o seu futuro em ambiente laboral. Podemos sentir-nos orgulhosos de fazer parte de um Grupo onde a diversidade faz parte da nossa cultura. Estamos empenhados em apoiar a nossa sociedade e a continuar a trabalhar para integrar mais pessoas com incapacidade na nossa empresa, bem como de conseguir o nosso objetivo de reduzir as desigualdades», afirmou Patricia Artigas, membro do comité de RSC da IVECO.

Comentários