A EUROMASTER RECOMENDA REVISÕES A CADA 3 MESES AOS FURGÕES

A EUROMASTER RECOMENDA REVISÕES A CADA 3 MESES AOS FURGÕES

Nuno NUNO

Source: Euromaster

DEVIDO AO “STRESS” MECÂNICO DOS FURGÕES, A EUROMASTER RECOMENDA APOIO DA OFICINA A CADA 3 MESES

Na condução profissional, o tempo não é ouro, custa dinheiro. É por isso que, para os profissionais liberais e transportadores independentes, a sua prioridade é “zero downtime”, ou seja, evitar a imobilização do veículo com a consequente perda de milhares de euros pelos dias de paragem.

Os seus furgões são submetidos a um stress tal que, de acordo com a Euromaster (rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos), necessitam de uma revisão de 3 em 3 meses ou 20 mil km.

Os furgões de distribuição, são, por definição, frequentemente conduzidos até ao limite, o que implica um maior desgaste mecânico. A pressa em cumprir os horários, aliada ao facto de se tratar de veículos carregados e, em muitos casos, com uma condução pouco suave, inflige um forte castigo a alguns dos elementos-chave do veículo.

É o caso dos pneus, sujeitos a muita condução urbana e a momentos intensos, como as “lombas” ou os passeios, que põem à prova o estado dos pneus, sobretudo se tiverem optado por modelos mais baratos.

Furgão em actividade — Source: Euromaster
Furgão em actividade — Source: Euromaster

Os amortecedores também sofrem, uma vez que a equação velocidade/peso coloca-os em xeque, assim como os travões. E não esquecer o óleo e os filtros, que exigem uma manutenção frequente e exaustiva do motor.

Aliviar a pressão

A manutenção é, portanto, uma das principais despesas e estes profissionais e transportadores são especialmente vulneráveis ao atual contexto socioeconómico e muito afetados pelo aumento dos impostos e pela inflação. Daí a necessidade de terem um aliado por perto, um parceiro de mobilidade que permita poupanças. De facto, estes trabalhadores podem economizar até 40% com uma boa manutenção preventiva e preditiva.

Para isso, é essencial fornecer soluções de manutenção preditiva, antecipar as ocorrências, reduzir os tempos de paragem e otimizar o custo por quilómetro de cada veículo. Tudo isto permite-lhes concentrarem-se no seu negócio: o transporte. E deixar o estado dos veículos em mãos experientes e profissionais.

Também é essencial ter proximidade. Até 2026, o objetivo da Euromaster é chegar a 600 centros na Península Ibérica e oferecer um serviço completo de manutenção e assistência que atinja 75% da população. Em Portugal a meta são 100 centros de manutenção e o contributo de 600 profissionais especializados.