ENTREVISTA A SINAN KAYHAN

ENTREVISTA A SINAN KAYHAN

Este artigo está também disponível em: en

Nuno NUNO

SINAN KAYHAN, MANAGING DIRECTOR DA FORD TRUCKS PARA ESPANHA E PORTUGAL, FOI ENTREVISTADO PELO JORNALSTRADA

A Ford Trucks foi lançada em Portugal em 2019 e a chegada ao país marcou o início da expansão da marca na Europa Ocidental. A cerimónia de apresentação e inauguração decorreu nas suas instalações em Alverca do Ribatejo, onde o JornalStrada esteve presente e o camião F-Max, vencedor do “International Truck of the Year 2019” (ITOY) esteve em destaque e exposição neste evento.

Ao longo dos últimos 2 anos e apesar das consequências do quadro pandémico que afectou a economia, a marca revelou ter a aprovação positiva e sucesso em Portugal.

Em entrevista exclusiva ao JornalStrada, Sinan Kayhan, Managing Director da Ford Trucks para Espanha e Portugal, falou-nos sobre a visão e perspectivas para o futuro da empresa e da marca.

Sinan Kayhan — Source: Ford Trucks

JornalStrada: De que forma a Ford Trucks foi afetada pela atual pandemia e o que balanço faz sobre a presença da Ford Trucks em Portugal?

Sinan Kayhan: A pandemia da Covid-19 afetou toda a indústria automotiva a nível global. A partir de março de 2020, os volumes de mercado diminuíram drasticamente e a Ford Trucks também foi afetatada por essas mudanças. Depois do 3º trimestre de 2021 começou a recuperar e o nosso desempenho de vendas é melhor do que nos anos anteriores. Portugal é um mercado importante e indicativo para a Ford Trucks e estamos muito satisfeitos com o trabalho do nosso distribuidor. Apesar da pandemia, continuamos a aumentar a nossa participação de mercado e alcançámos mais de 5% de participação num muito curto período de tempo. Por isso, estamos muito confiantes no nosso futuro em Portugal.

JS: Qual é o posicionamento atual da Ford Trucks no mercado ibérico e mundial?

SK: Acreditamos firmemente que os camiões eletrificados se tornarão parte da gama de ofertas das marcas, mais cedo do que o esperado. Com certeza que, também a Ford Trucks terá brevemente no mercado ibérico camiões elétricos. O nosso investimento na fábrica de baterias irá trazer vantagens na competição. Antecipamos grandes oportunidades no mercado ibérico, somos apenas um novo player e fizemos um excelente arranque, por isso estamos no início do período de alavancagem. Haverá certamente, uma oportunidade de crescimento para nós, tanto no segmento de tratores como nos rígidos.

Sinan Kayhan — Source: Ford Trucks

JS: Como está a Ford Truck representada em Portugal em termos de vendas e suporte pós-venda? Quantos pontos de venda possui no momento e vão expandir a rede?

SK: Quando lançámos o nosso plano de representação de mercado, projetámos abrir 6 unidades num prazo muito curto de 2 anos. Neste momento, estamos a considerar, como próximo passo, abrir mais 1 unidade, em Braga e depois disso a nossa rede será suficiente pelo menos para os próximos 5 anos. Como resultado, atingimos já um nível de representação maduro em Portugal e estamos aptos para oferecer um bom serviço de vendas a todos os clientes num curto espaço de tempo.

JS: A Ford Trucks tem alguns planos para o futuro em termos de investimentos e novos produtos?

SK: A Ford Trucks, sempre investiu no futuro com novos produtos, novas tecnologias, instalações e também recursos humanos. Já delineámos todo o nosso investimento em produtos até 2030. O nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes veículos totalmente autónomos com tecnologia de ponta e os camiões elétricos são uma das etapas mais importantes nessa meta. Portanto, estamos totalmente focados em camiões elétricos, no curto prazo e para isso fazer um forte investimento.

Sinan Kayhan — Source: Ford Trucks

JS: Qual é neste momento a vossa abordagem centrada no cliente da Ford Trucks? Quais são os principais motivos pelos quais um cliente deve escolher um camião Ford e quais os pontos mais positivos que diferenciam o produto?

SK: A principal diferença com nossos concorrentes é nossa mentalidade. Consideramos os nossos clientes como parceiros de negócios e membros da família Ford Trucks. Com essa postura tentamos sempre aliviar as preocupações dos nossos clientes, em vez de lhes criar fardos. Isso sente-se quando o cliente compra um camião, quando vem para manutenção e até mesmo enquanto conduz o seu veículo.   

JS: Em termos de redução de emissões CO2, quais são os compromissos da Ford para cumprir uma transição para um transporte sustentável e cidades mais verdes?

SK: O compromisso da Ford é apoiar e cumprir todas as ações e legislação para cidades mais verdes. Estamos a cumprir e seguir todas as orientações e sugestões da UE em relação à redução das emissões de CO2. Acreditamos fortemente que os camiões elétricos vão abrir uma nova era neste período de transição.

Sinan Kayhan — Source: Ford Trucks

JS: Em relação a formação e suporte ao cliente, a Ford possui uma Academia de formação ou presta aos seus clientes algum tipo de suporte ou formação sobre economia e condução segura, por exemplo?

SK: Sim, temos uma academia de condução. Já ministramos várias formações para muitos clientes com grandes frotas e iremos continuar a oferecer essas formações a todos os nossos clientes.

Author: Ana Bela Nogueira (Strada)

Comentários