DICAS DE MANUTENÇÃO DE AUTO-CARAVANAS

DICAS DE MANUTENÇÃO DE AUTO-CARAVANAS

Nuno NUNO

Source: Euromaster

A EUROMASTER ACONSELHA REVER 8 PONTOS DE CONTROLO ESSENCIAIS PARA UMA MANUTENÇÃO CORRETA EM AUTO-CARAVANAS

Em apenas 3 anos, o negócio das auto-caravanas quase triplicou em Portugal e, em 2023, é esperado um aumento de 30% no aluguer deste tipo de veículos — dados da plataforma de aluguer Yescapa. Esta é uma forma de viajar e descobrir o mundo que está a ganhar cada vez mais adeptos e a grande maioria do público (69%) revela estar disponível para desfrutar das suas férias numa caravana ou auto-caravana.

Para tranquilidade nestas férias, a Euromaster, rede de oficinas especializada em manutenção integral de veículos, recorda aos campistas novatos que estes veículos devem ser objeto de um controlo de 8 elementos-chave para garantir o seu bom estado.

A pressão e o estado dos pneus são um dos principais elementos a verificar. É essencial apurar o seu estado e desgaste — se o piso do pneu estiver muito gasto ou rachado, este deve ser substituído imediatamente.

Dicas de manutenção para uma auto-caravana sempre em bom estado — Source: Euromaster

É também aconselhável ligar o veículo e deslocá-lo para a frente e para trás durante alguns metros em intervalos regulares. Isto ajudará o pneu a recuperar a sua forma e a pressão será aplicada num ponto diferente, uma vez que sofre mais com o peso do veículo.

A Euromaster recomenda igualmente a utilização de nitrogénio ao encher os pneus para manter a pressão mais estável, uma vez que é mais resistente às mudanças de temperatura. Desta forma, favorece um melhor desempenho dos pneus, uma maior estabilidade e um menor consumo de combustível.

Controlo dos sistemas essenciais do veículo

Em seguida, é essencial verificar o nível do óleo, para evitar o desgaste devido à fricção dos vários componentes do motor. Ao mesmo tempo, é essencial verificar o líquido de arrefecimento, especialmente no verão, quando são atingidas temperaturas muito elevadas, uma vez que este absorve o calor do motor.

É igualmente importante verificar o funcionamento das luzes, um elemento que proporciona ao condutor a capacidade de ver e ser visto, especialmente em condições de baixa visibilidade.

A verificação do sistema de travagem é também muito importante. Assim, se não se ouvirem sons estranhos quando o pedal do travão é pressionado e se não ocorrer nenhum comportamento anormal, este é um bom indicador. Recomenda-se igualmente a verificação visual (com uma lanterna, se necessário) das pastilhas e dos discos dos travões.

Além disso, estes veículos exercem uma maior pressão sobre o sistema elétrico e sobre as baterias, tanto principais como auxiliares, pelo que é aconselhável controlar o sistema de carga. Uma manutenção incorreta ou uma sobrecarga podem conduzir a uma descarga parcial ou total, esgotando assim a sua vida útil muito antes do previsto. Isto pode originar uma deficiente utilização dos aparelhos eletrónicos ou do sistema de aquecimento.

Se forem utilizados painéis solares, é aconselhável mantê-los limpos para não condicionar o seu funcionamento.

Ao mesmo tempo, a verificação do estado, e da própria água, do limpa-pára-brisas não é um aspeto de menor importância. Em movimento, o pára-brisas dianteiro acumula insetos, pó e sujidade, fatores que reduzem a visibilidade do condutor.

Por último, é importante prestar especial atenção aos filtros. O filtro de habitáculo, também conhecido como filtro de pólen, pode introduzir sujidade no interior, tornando o sistema menos eficiente e criando um ambiente difícil para o condutor e os passageiros. O mesmo se aplica ao filtro de ar do motor. Se ficar saturado, o desempenho do motor será comprometido, levando a um maior consumo de combustível e até a avarias dispendiosas.