DACIA GOES EXTREME

DACIA GOES EXTREME

Este artigo está também disponível em: en fr

Nuno NUNO

A DACIA LANÇA EQUIPAMENTO “EXTREME” PARA QUEM CONDUZIR NO MEIO DA NATUREZA NO “EXTREMO”

O plano estratégico Renaulution apresentado, em janeiro de 2021, por Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, definiu um roteiro claro para a Dacia: expandir o seu território, capitalizando o sucesso da marca nos últimos 15 anos, os valores reafirmados e o desejo cada vez mais contemporâneo.

Gama Dacia Extreme — Source: Dacia
Gama Dacia Extreme — Source: Dacia

Nos últimos 2 anos, a Dacia tem vindo a executar, com precisão e regularidade, a estratégia definida no plano Renaulution. Primeiro, o anúncio da chegada da marca ao segmento C, com a apresentação do Bigster Concept.

Depois, em 2022, a forte reafirmação da modernidade e do posicionamento único da Dacia, com a introdução da sua nova identidade visual, seguida da expressão dos valores que orientam a sua ação e desenvolvimento: uma marca “Essencial e cool ao mesmo tempo”, “Robusta e outdoor” e “Eco-smart: económica e ecológica”.

A Dacia expande o seu território, mantendo-se fiel aos seus valores

O lançamento do nível de equipamento, “Extreme”, faz parte da estratégia da Dacia para expandir o seu território, mantendo-se fiel aos seus valores. O nível de equipamento, “Extreme”, leva mais longe a abordagem robusta e exterior da marca, não só em termos de design, mas também em termos de funcionalidade, sem perder nada do seu apelo essencial, moderno, económico e ecológico.

Dacia Duster Extreme — Source: Dacia
Dacia Duster Extreme — Source: Dacia

O acabamento, “Extreme”, que encabeça a gama Dacia, foi concebido para apelar aos novos clientes que valorizam a vida na natureza quando escolhem um automóvel. Mas também responde, de forma ainda mais eficaz, às necessidades dos fiéis clientes Dacia, para os quais a vida ao ar livre é frequentemente uma forma de viver — 70% dos quais optam pelos acabamentos mais elevados.

Dacia Extreme: uma gama de pleno direito

Os 4 modelos emblemáticos da gama Dacia estão agora disponíveis com o acabamento “Extreme”: Spring, Sandero Stepway, Duster e Jogger. Todos os motores estão disponíveis com a versão “Extreme”, exceto o Spring Extreme, que beneficia, exclusivamente, do novo motor ELECTRIC 65.

Dacia Duster Extreme — degrau exterior — Source: Dacia
Dacia Duster Extreme — degrau exterior — Source: Dacia

A versão “Extreme” é a topo de gama para estes 4 modelos. Para o Sandero Stepway e Jogger, é o 3º nível de equipamento, acima das atuais versões “Essential” e “Expression”. Para o Duster, o “Extreme” é o 4º nível da gama, depois do “Essential”, “Expression” e “Journey”. Por fim, a versão “Extreme” é, por si só, uma oferta específica do Spring, associada apenas à motorização ELECTRIC 65, ao lado da versão Essential ELECTRIC 45 do Spring, que se mantém.

Dacia Extreme: design “outdoor” subtil

Os 4 modelos Dacia Extreme partilham elementos de design específicos, cuja conceção foi orientada por uma evocação subtil e gratificante da vida ao ar livre.

Simbiose: esta é a palavra-chave para a inspiração do design exterior.

Dacia Duster Extreme — bancos da frente — Source: Dacia
Dacia Duster Extreme — bancos da frente — Source: Dacia

Design exterior:

  • Novas cores de pintura: Verde Cedar para o Sandero Stepway, Duster, Jogger e Azul Slate para o Spring; estas novas cores vêm juntar-se às ofertas de cores existentes;
  • Muitos dos elementos são pintados em Castanho Cobre, uma cor especialmente desenvolvida para o Dacia Extreme; o Castanho Cobre é aplicado nas capas dos espelhos retrovisores, nos centros das rodas, no logotipo Dacia na porta da bagageira, entre outros;
  • Os motivos decorativos “topográficos” são uma alusão às curvas de nível que se encontram nas cartas totpográficas: o padrão pode ser encontrado nas proteções laterais e nas portas dianteiras do Spring, Sandero Stepway e Jogger Extreme, e nos pilares das portas (pilar B) do Duster Extreme;
  • Jantes de liga leve em preto brilhante, de 16 polegadas no Sandero Stepway e Jogger e de 17 polegadas no Duster.
Dacia Sandero Stepway Extreme — Source: Dacia
Dacia Sandero Stepway Extreme — Source: Dacia

Design interior:

  • Um novo tecido MicroCloud cinzento: suave, com um aspeto visual semelhante ao veludo, altamente resistente e fácil de limpar, este tecido é aplicado nos painéis das portas e nos bancos (Sandero Stepway, Duster, Jogger), bem como no painel de instrumentos (Sandero Stepway e Jogger);
  • Motivos decorativos “topográficos” nas soleiras das portas e tapetes de borracha nos bancos dianteiros e traseiros (incluindo a terceira fila no Jogger; apenas à frente no Spring);
  • Elementos em Castanho Cobre nos painéis das portas e nas saídas de ventilação;
  • O logotipo Dacia gravado, em relevo, nos bancos dianteiros.
Dacia Sandero Stepway Extreme — bancos da frente — Source: Dacia
Dacia Sandero Stepway Extreme — bancos da frente — Source: Dacia

Dacia Extreme: características em linha com os valores Dacia

A nova gama Extreme da Dacia caracteriza-se pelo design exterior subtil, mas também por características que permitem elevar os valores da marca ao próximo nível de uma forma muito real.

Materiais inovadores, resistentes e fáceis de limpar

O novo tecido MicroCloud lavável, disponível no acabamento Extreme do Sandero Stepway, Duster e Jogger, foi desenvolvido para oferecer uma elevada resistência às agressões exteriores (nódoas, rasgões, etc.) e facilidade de limpeza.

Os tapetes de borracha não são apenas esteticamente agradáveis, com o seu original design “topográfico”, mas são também muito práticos: ultrarresistentes, facilmente removíveis, podem ser limpos rapidamente com um simples jato de água.

Dacia Jogger Extreme — Source: Dacia
Dacia Jogger Extreme — Source: Dacia

O Extended Grip para sair dos circuitos habituais

Dado que, por vezes, é difícil para um automóvel de duas rodas motrizes percorrer troços de estrada com muita neve ou lama, o Sandero Stepway Extreme e o Jogger Extreme estão equipados, de série, com o sistema Extended Grip. Esta solução inteligente, que é ativada através de um comando na consola central, adapta o funcionamento do ESP e do ASR, de forma a otimizar a tração em condições de aderência mais extremas.

Para os condutores que se deslocam em terrenos particularmente difíceis, o emblemático Duster está, naturalmente, disponível na versão Extreme, com a transmissão 4X4 que já deu provas nos locais mais inóspitos.

Dacia Jogger Extreme — caixa Sleep Pack — Source: Dacia
Dacia Jogger Extreme — caixa Sleep Pack — Source: Dacia

O Sleep Pack, para prolongar a aventura pela noite dentro

Para quê deixar um sumptuoso miradouro ou a margem de um rio romântico no final de um belo dia passado fora de casa? A Dacia oferece aos seus clientes a possibilidade de passarem de ativos ao ar livre, a viverem ao ar livre!

O Sleep Pack, lançado em simultâneo com o lançamento da gama Extreme, é o primeiro artigo da gama de acessórios InNature proposto pela Dacia, transformando o Jogger num verdadeiro quarto de dormir.

Dacia Jogger Extreme — tenda do Sleep Pack — Source: Dacia
Dacia Jogger Extreme — tenda do Sleep Pack — Source: Dacia

Uma cama de casal. O Sleep Pack é composto por uma caixa de madeira, adaptada às dimensões da bagageira do Jogger, que se desdobra em menos de 2 minutos, para formar uma grande cama de casal com colchão. A cama estende-se ao longo da traseira do automóvel, desde as costas dos bancos dianteiros até à porta da bagageira, sobre o banco da segunda fila, que é depois rebatido (num Jogger de 7 lugares, os dois bancos da terceira fila devem ser retirados para a instalação do Sleep Pack).

O espaço para dormir que resulta desta engenhosa solução é particularmente generoso: 190 cm de comprimento, até 130 cm de largura, com uma altura livre mínima de 60 cm.

Um espaço de carga para a bagagem e o equipamento. Quando a caixa Sleep Pack está completamente fechada na bagageira do Jogger, oferece um volume de carga de 220 litros, oculto pela cobertura da bagageira.

Dacia Jogger Extreme — bancos da frente — Source: Dacia
Dacia Jogger Extreme — bancos da frente — Source: Dacia

A área de arrumação do Sleep Pack pode ser inclinada para trás, formando assim uma mesa perfeita para, por exemplo, confortavelmente saborear uma refeição no exterior, com a proteção da porta traseira aberta do Jogger.

A caixa do Sleep Pack pesa apenas 50 kg, pelo que pode ser facilmente removida do automóvel, se necessário. Adapta-se a todos os Jogger, incluindo as versões comercializadas desde o lançamento do modelo. Pode ser complementada por acessórios que otimizam o conforto de utilização: cortinas opacas para todas as janelas do carro e uma tenda exterior que se liga à traseira do Jogger para um alojamento nómada mais espaçoso.

Dacia Spring Extreme — Source: Dacia
Dacia Spring Extreme — Source: Dacia

Inteligente, simples e prático, o Sleep Pack é também acessível: 1.550 euros (valor com IVA) se encomendado ao mesmo tempo que um novo Jogger ou 1.850 euros (valor com IVA) como acessório para o adaptar a um veículo já comercializado.

A saga do Spring continua com a nova linha Extreme

Lançado em 2021, o Dacia Spring encontrou o seu público com mais de 110.000 encomendas. Em 2022, foi o 3º automóvel elétrico mais vendido na Europa. O Spring recebeu inúmeros prémios, incluindo uma classificação de cinco estrelas do organismo europeu independente Green NCAP, em 2022, pela sua eficiência.

Dacia Spring Extreme — cabo para recarregar a bateria — Source: Dacia
Dacia Spring Extreme — cabo para recarregar a bateria — Source: Dacia

O Dacia Spring democratiza, no sentido estrito da expressão, a mobilidade 100% elétrica, enquanto satisfaz, perfeitamente, as necessidades dos clientes. Os dados dos serviços conectados mostram que os utilizadores do Spring percorrem uma média de 31 km/dia, a uma velocidade de 26 km/h. 75% dos casos, o automóvel é recarregado em casa e 66% dos casos a partir de uma tomada doméstica.

A Dacia aplica a sua estratégia de alargar o seu território ao mercado dos veículos 100% elétricos, introduzindo o acabamento, Extreme, no Spring. Este último beneficia do design específico do acabamento Extreme e, exclusivamente, do novo motor ELECTRIC 65.

Dacia Spring Extreme — bancos da frente — Source: Dacia
Dacia Spring Extreme — bancos da frente — Source: Dacia

O Spring Extreme ELECTRIC 65 foi concebido para os clientes que procuram mais desempenho, diversão e versatilidade. Oferece mais potência (65 cv/48 kW) do que o Spring ELECTRIC 45 (45 cv/33 kW), que continua disponível na versão Essential. O binário entregue às rodas é superior e permite um maior dinamismo nas acelerações em cidade ou nas vias rápidas.

O novo motor ELECTRIC 65 caracteriza-se por um regime de rotação mais elevado, 14.700 rpm contra 8.500 rpm do ELECTRIC 45, em benefício da potência. A nova definição técnica da caixa de velocidades, cuja relação de redução passa de 7,162 para 12,057, aumenta efetivamente o binário transmitido às rodas motrizes.

Dacia Spring Extreme — bancos rebatidos — Source: Dacia
Dacia Spring Extreme — bancos rebatidos — Source: Dacia

Na cidade, o Spring Extreme ELECTRIC 65 acelera dos 0 aos 50 km/h em 3,9 segundos, 1,9 segundos mais rápido do que o Spring ELECTRIC 45. Na estrada, o tempo necessário para acelerar de 80 a 120 km/h é reduzido para quase metade (13,5 s em comparação com 26 s). O Spring Extreme ELECTRIC 65 oferece uma autonomia de 220 km no ciclo misto WLTP e de 305 km no ciclo urbano WLTP.

O Dacia Spring Extreme ELECTRIC 65 já está à venda a um preço de 22.050 euros (IVA incluído). O Dacia Spring Essential ELECTRIC 45 está disponível a um preço de 20.400 euros (IVA incluído).