A NOVA SOLUÇÃO ELÉTRICA PARA PROFISSIONAIS

A NOVA SOLUÇÃO ELÉTRICA PARA PROFISSIONAIS

Nuno NUNO

Source: Maxus

A NOVA GAMA ELÉCTRICA DE VEÍCULOS COMERCIAIS DA MAXUS

A Maxus, marca especializada em MPV, SUV, pick-ups e veículos comerciais, já tem disponíveis em Portugal os modelos comerciais ligeiros eDeliver3 e eDeliver9, destinados ao segmento profissional.

Trata-se de uma forte aposta da marca pertencente ao grupo SAIC Motors Corporation, o maior fabricante de automóveis da China e sexto maior do mundo, representada em Portugal pelo grupo Astara. Ambos os modelos são 100% elétricos, com autonomias que podem atingir mais de 350 km, conjugando uma elevada funcionalidade com benefícios significativos em termos de redução de custos de operação numa utilização profissional.

«A chegada a Portugal destes dois modelos é um primeiro e importante passo para a afirmação da Maxus no mercado nacional», sublinha o administrador do grupo Astara, Francisco Geraldes. «Com o apoio e o know-how do grupo Astara e de uma forte rede de concessionários e reparadores autorizados, distribuídos pelo território nacional, a Maxus reúne todas as condições para conquistar um lugar de relevo junto das empresas e profissionais que procuram a eficiência operacional e a racionalidade financeira e económica associada à mobilidade elétrica».

A Maxus recebeu já diversas distinções nos mercados internacionais em que está presente, destacando-se o título de “Fabricante do Ano” no Reino Unido no segmento de veículos comerciais ligeiros com propulsão elétrica. Em países como a Austrália e Nova Zelândia é já a marca chinesa com maior volume de vendas, vindo também a conquistar um crescente sucesso em diversos países do sudeste asiático e médio oriente.

Espaço de carga — Source: MAXUS

eDeliver 3: compacto, prático e económico

O Maxus eDeliver3 é a opção mais compacta da gama, estando disponível em duas versões: chassis curto (Short Wheel Base, SWB) e chassis longo (Long Wheel Base, LWB). A primeira dispõe de um espaço de carga de 4,8 m3 e 2,18 m de comprimento, enquanto na versão longa estes valores ascendem a 6,3 m3 e 2,77 m, respetivamente. A carga útil situa-se em 905 (SWB) e 990 kg (LWB).

A autonomia deste modelo alimentado exclusivamente a baterias é um dos seus pontos fortes, com valores anunciados sob a norma WLTP que se cifram em 316 e 342 km em ciclo urbano e 230 e 240 km em ciclo combinado, respetivamente para as variantes de maior e menor distância entre eixos.

O modelo está equipado com uma bateria de 50,2 kWh, cujo tempo de carregamento é de 8 horas caso o mesmo seja feito através de uma wallbox com tomada CA (corrente alternada) ou de apenas 45 minutos no caso de ser utilizada uma tomada DC (corrente contínua) para obtenção de 80% da carga total da bateria.

O motor elétrico debita uma potência de 90 kW (equivalente a 122 cv) e 255 Nm de binário máximo, o que permite ao eDeliver3 alcançar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em torno dos 12 segundos, valor que significa um desempenho bastante superior comparativamente a outras propostas neste segmento equipadas como motor de combustão interna. A velocidade máxima está limitada a 120 km/h, de forma a poupar a carga da bateria.

O eDeliver3 destaca-se também pelo extenso equipamento de conforto e conveniência, incluindo de série, entre outros elementos, ar condicionado, ecrã tátil de sete polegadas, entrada USB, sistema Apple CarPlay para ligação do telemóvel, tomada de 12V, sistema de áudio com ligação Bluetooth e comandos no volante, bancos aquecidos, programador de velocidade, espelhos retrovisores com regulação elétrica e volante forrado a pele com regulação em altura.

Todos os comandos para a condução — Source: MAXUS

eDeliver9: para tarefas árduas com custos muito reduzidos

O eDeliver9 é a versão de maior capacidade da nova gama de veículos elétricos comerciais da Maxus.

A capacidade dos compartimentos de carga inicia-se nos 9,7 m3 e 3,019 m de comprimento da versão Cargo Van L2H2, culminando nos 11 m3 e 3,413 metros da versão Cargo Van L3H2. Quanto à carga útil, pode ascender a 1.200 kg.

Todas as variantes do eDeliver9 estão equipadas com um motor elétrico com uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário máximo de 310 Nm. Este propulsor permite ao eDeliver9 uma agilidade notável nos percursos mistos, como revela a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas seis segundos. A velocidade máxima encontra-se limitada aos 100 km/h.

O modelo pode ser equipado com baterias de três diferentes capacidades — 51,5 kWh, 72 kWh ou 88,55 kWh, esta última exclusivamente na variante L3H2. O tempo de carregamento oscila entre as 6 e as 11 horas numa tomada CA (corrente alternada), estando disponível a alternativa de carregamento rápido numa tomada DC (corrente contínua) para obtenção de 80% da carga total da bateria em apenas 40 minutos.

A autonomia em ciclo combinado varia entre 186 e 296 km e em ciclo urbano entre 237 e 353 km (norma WLTP), de acordo com a capacidade das baterias e da maior ou menor distância entre eixos.

A praticamente todos os equipamentos presentes no eDeliver3, o eDeliver9 acrescenta vários elementos de série com elevado valor, quer no domínio do conforto quer da segurança. Destacam-se os faróis em LED com sensor de luz, ecrã tátil de alta-definição com 10,1 polegadas, faróis de nevoeiro dianteiros, airbags de cortina e aviso sonoro de cinto de segurança para condutor e passageiro, aviso de passagem de faixa de rodagem, luz traseira de travagem em LED, sistema ajustável de aviso de excesso de velocidade, radar dianteiro e traseiro, entre outros.

Tomada para recarregamento — Source: MAXUS

Capacidades diferentes, virtudes comuns

A bateria de iões de lítio que equipa a gama eDeliver permite até 2.000 ciclos de carregamento, independentemente da temperatura exterior, estando abrangida por uma ampla garantia de 8 anos ou 160 mil km. Para efeitos de carregamento da bateria, o eDeliver vem equipado de série com dois cabos de seis metros, um com suporte de até 10 amperes e outro com capacidade de até 32 amperes de corrente elétrica.

No capítulo da segurança, a gama Maxus eDeliver dispõe de um conjunto de tecnologias avançadas, tais como a Distribuição da Força de Travagem (EBD — Electronic Brakeforce Distribution), Sistema de Assistência à Travagem (BAS — Brake Assistance System), além do Programa Eletrónico de Estabilidade (ESP — Electronic Stability Program) e Sistema de Travagem Antibloqueio (ABS — Anti-blocking Brake System). Completam a lista de equipamentos de série neste domínio a câmara de visão traseira, airbags para condutor e passageiro, Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS — Tyre Pressure Monitoring System) e os sensores de parqueamento traseiros.

As portas duplas na retaguarda podem ser abertas até um ângulo de 236 graus e têm larguras diferentes de modo a facilitar cargas e descargas flexíveis em locais estreitos. Para acesso da carga pode também utilizar-se a porta deslizante lateral.

O eDeliver possui dois modos de condução, designados “Normal” ou “Eco”, possibilitando ao condutor escolher o nível de economia e desempenho. Outra das funcionalidades presentes é a Travagem Regenerativa, que permite, através da energia cinética libertada durante a travagem, devolver carga à bateria e, assim, prolongar a autonomia. O condutor pode optar entre três modos de recuperação de energia (ligeiro, médio ou forte), escolhendo a quantidade de energia que pretende recuperar na travagem, o que é especialmente útil em situações de tráfego urbano intenso.

A garantia geral é de 5 anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro) para o eDeliver3 e de 3 anos ou 100 mil km para o eDeliver9.

Comentários