LIDERANÇA DO MERCADO DE VCL EM PORTUGAL

LIDERANÇA DO MERCADO DE VCL EM PORTUGAL

Nuno NUNO

O GRUPO STELLANTIS FOI LÍDER DO MERCADO DE VCL EM JUNHO E NO ACUMULADO DO ANO EM PORTUGAL

A Stellantis solidificou o seu domínio no mercado dos veículos comerciais ligeiros em Portugal, no mês de junho, com novo registo de referência. Ao comercializar 1.738 viaturas comerciais, o Grupo voltou a garantir, não só mais de metade do mercado nacional, com uma quota de 54,8%, mas também a maior quota da Stellantis no conjunto do mercado europeu.

O sucesso das viaturas comerciais da Stellantis assenta na sua reconhecida fiabilidade e capacidade de adaptação às evolutivas necessidades das empresas e clientes profissionais portugueses.

Citroën Berlingo — Source: Grupo Stellantis
Citroën Berlingo — Source: Grupo Stellantis

Assim, no mês de junho, os veículos comerciais Citroën lideraram o mercado com 645 unidades vendidas, registando um significativo crescimento de vendas de 189,2% (o triplo do mercado VCL: +62,3%), e uma quota de 20,3%.

Em complemento, o Grupo colocou 4 das suas marcas no top-5 de vendas VCL. Atrás da marca do double chevron ficou a Peugeot, no 2º lugar (596 unidades; 18,8% de quota), a FIAT, na 4ª posição (263 unidades; 8,3% de quota), e a Opel, em 5º (232 unidades; 7,3% de quota). No seu conjunto, as vendas das marcas do grupo Stellantis cresceram 10,4% face a junho de 2022.

Os mais procurados — Source: Grupo Stellantis
Os mais procurados — Source: Grupo Stellantis

Três modelos lideraram os seus segmentos em junho

Por segmentos há a destacar a prestação dos seguintes modelos líderes de vendas, no mês de junho:

  • FIAT Fiorino foi o pequeno furgão mais vendido, com 50 unidades e 43,5% de quota no segmento;
  • Citroën Berlingo Van foi o furgão médio mais vendido, com 581 matrículas e uma quota de 30,4%, seguido do Peugeot Partner, na 2ª posição, com 533 unidades e 27,9% de quota;
  • FIAT Ducato foi o grande furgão mais vendido no segmento, com 152 unidades e 18,7% de quota.

Acrescente-se que os 4 furgões “Made in Mangualde” — Citroën Berlingo Van, Peugeot Partner, Opel Combo e FIAT Doblò — perfizeram, em junho, 1.311 vendas, o que corresponde a uns expressivos 68,6% das vendas do seu segmento.

Os mais líderes — Source: Grupo Stellantis
Os mais líderes — Source: Grupo Stellantis

Liderança na eletrificação VCL dilata para 67,5%

Aliando toda a sua experiência na área dos veículos comerciais à sua estratégia de eletrificação, e em linha com os objetivos definidos no plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis conta com versões 100% elétricas na sua gama e nas suas marcas. Com diferentes opções de autonomia, mantêm inalteradas as capacidades de carga, carroçarias, comprimentos, possibilidades de transformação e elevadas prestações dos equivalentes furgões dotados de mecânicas térmicas.

A Stellantis liderou este mercado em contínua expansão, e em junho mais do que duplicou a sua quota de mercado nos comerciais 100% elétricos, passando para 61,3%, fruto da venda de 144 VCL elétricos a bateria. Foi, também, da Citroën o VCL-BEV mais vendido, com o ë-Berlingo Van a garantir 74 viaturas e 37,5% desse subsegmento. No acumulado do semestre, o Grupo mantém a clara liderança, contando com 775 unidades vendidas e uma quota de 67,5% do mercado BEV-VCL.

Citroën ë-Berlingo — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

Acrescente-se que os 3 furgões elétricos mais vendidos em Portugal são, nesta altura e por esta ordem, o Peugeot e-Partner (334 matrículas), o Citroën ë-Berlingo Van (130) e o Opel Combo-e (127). O FIAT e-Doblò (71) fecha o top-5 das vendas.

Quota no 1º semestre de 52,3%

No acumulado de janeiro a junho, e considerando todas as energias, as marcas da Stellantis asseguraram uma quota de 52,3%, referente a 7.172 viaturas vendidas. Um crescimento de 37,2% nas vendas, que mais do que duplica o do mercado VCL português (+16,5%).

FIAT e-Doblò — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)
FIAT e-Doblò — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

No semestre, a liderança do mercado VCL é da Peugeot, com 2.716 vendas e uma quota de 19,8%, seguida da Citroën, com 2.025 viaturas e 14,8% de quota. Opel e FIAT surgem na 5ª e 6ª posições, (1.260 viaturas / 9,2% de quota e 1.167 viaturas / 8,5% de quota, respetivamente).