BRUXELLES A CAPITAL DA MOBILIDADE

BRUXELLES A CAPITAL DA MOBILIDADE

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

BUSWORLD EUROPE 2019 ABRIU AS PORTAS EM BRUXELLES

20191018 Busworld Europe-Bruxelles 2019 - Messe
Stand Volvo Bus, Volvo 7900 EA (Electric Articulated) — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

A maior feira de autocarros do mundo, celebrou a sua 25ª edição e pela primeira vez em Bruxelles.
Tudo teve início em 1971 na cidade flamenga de Kortrijk, onde a Busworld nasceu e foi crescendo. Crescendo de fama e dimensões, tornando-se a mais importante feira de veículos pesados de passageiros, nomeadamente autocarros urbanos e de turismo, bem como de fornecedores de acessórios para os fabricantes e os carroçadores, sendo, hoje em dia, também o ponto de encontro mundial para a temática e soluções relacionadas com a mobilidade e electromobilidade.

Busworld-Europe Bruxelles 2019 at Brussel Expo — Foto: Jornal Strada - Giancarlo Terrassan
Messe Brussel Expo – 2019 Pav 5, Pav 6 Outdoor Front Area: Setra, MAN Lion’s Coach — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

O centro de exposições da pequena cidade de Kortrijk, já nas duas últimas edições, estava chegando ao seu limite, a nível de área e de capacidade, para poder hospedar o crescente aumento de expositores. A necessidade de encontrar um novo centro de exposições era mais de que óbvio e urgente. Era também claro que, este importantíssimo certame, não podia absolutamente sair do país e a solução foi encontrada na capital da Europa, em Bruxelles, mais precisamente na Brussels Expo, o centro de exposições desta cidade, que a partir de agora, hospedando a mais importante feira do sector a nível mundial, pode ser considerada também a “capital da mobilidade”.

Bruxelles, STIB-MIVB, Van-Hool A330
STIB-MIVB Bruxelles, VanHool A330 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Até agora, a Busworld se dedicou exclusivamente a veículos sobre pneumáticos e nunca contou com a presença de veículos sobre carris, mas, tendo mudado para a Brussels Expo, o panorama muda. Muda em notoriedade. Muda em capacidade hoteleira e em acessibilidades — esta localização favorece uma maior afluência de visitantes, mas também de expositores. Muda em espaço útil — permite uma maior área de exposição. Com isso, quem sabe… um dia, a Busworld tenha também em exposição os trams ou similares.

A Busworld Europe foi palco também de conferências e seminários organizados pela Busworld Academy, destacamos  a “International Bus Conference” organizada em colaboração com a UITP.

Mobilidade é a palavra de ordem da 25ª edição da Busworld Europe.

Ao longo de 6 dias, desde o 18 até o 23 de Outubro, em ocasião deste evento, a Busworld Europe proporcionou, aos expositores, aos visitantes e aos jornalistas, acesso gratuito em todos os transportes públicos da MIVB/STIB — um sistema intermunicipal que engloba 4 linhas de metropolitano, 18 linhas de tram e cerca de 50 linhas de autocarros.

Bruxelles, STIB-MIVB, Van-Hool A330
STIB-MIVB Bruxelles, VanHool A330 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Com esta oferta, a Busworld contribuiu para um ambiente mais limpo e proporcionou a todos estes beneficiados, uma forma muito agradável de se deslocar em toda a cidade, sem ter que se preocuparem com engarrafamentos e estacionamentos, além de permitir, que estes, pudessem desfrutar da hospitalidade desta linda cidade e se divertirem e festejarem da melhor forma que intendessem, sem ter que utilizar o próprio carro para se deslocar. Uma acção que merece toda a nossa atenção e que deveria servir de exemplo e ser seguida por outros organizadores de certames e eventos.

Quando antes era suficiente um dia para visitar a Busworld, talvez dois dias nas últimas duas edições em Kortrijk, agora, na Brussels Expo, três dias não são suficientes para visitar o certame de uma forma mais profissional e percorrer os mais de 5 quilómetros de passadeiras vermelhas.

Van Hool Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Busworld Europe 2019 foi claramente um sucesso.

Numa área total de exposição que rondava os 80.000 mq, cerca de 50% a mais que na edição anterior em Kortrijk, a Busworld Europe 2019 foi claramente um sucesso. Comparativamente à edição de 2017 (entre parêntesis), a edição número 25 da Busworld Europe contou com a presença de 511 (376) expositores, oriundos de 37 (33) países e 39.798 (37.241) visitantes, provenientes de 143 (118) países.

Comentários