VAN HOOL

VAN HOOL

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

UM MUNDO DE NOVIDADES

Van Hool Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

A Van Hool apresentou-se em força à Busworld Europe 2019, com 18 veículos, dos quais, 3 novidades absolutas a nível mundial: um EX11, um Exqui.City Fuel Cell e um CX45E para o mercado norte-americano. Dos 18 veículos, 10 estavam no exterior para test drive e contavam com 5 modelos da gama EX, 3 da TX e 2 TDX Astromega, um TDX25 com caixa Allison e um TDX27 com caixa TraXon da ZF.

Além dos veículos, a Van Hool apresentou uma série de inovações tecnológicas que foram integradas nos novos autocarros, uma clara demostração do espírito inovador que domina no seio deste fabricante Belga.

Van Hool Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Após 4 anos desde o lançamento do modelo EX, a Van Hool apresentou o recém nascido da casa: o EX11. Esta versão vem completar a gama EX com um exemplar de 11 m nas variantes L e H, o mais curto da gama, há muito requerido no mercado.

Van Hool foi mais um dos grande premiados. Na categoria “Bus” e na categoria “Coach”.

Van Hool Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

Na categoria “Bus”, para o Van Hool Exqui.City 18 Fuel Cell, a nomeação foi dupla, contando com o “Grand Award Bus 2019” e com o “Ecology Label Award 2019”. Na categoria “Coach” o prestigiado prémio “Comfort Label Award 2019” foi para o recém nascido Van Hool EX11 H.

O Exqui.City 18 Fuel Cell, um tram-bus articulado de 18 metros, é um dos 8 exemplares encomendados pela cidade francesa de Pau, onde irá circular na primeira linha BRT ao mundo, servida por veículos a hidrogénio. Em suma, uma dupla première!

Van Hool Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

A energia não utilizada, é armazenada em baterias de lítio e devolvida ao veículo em momento mais crítico, como por exemplo, nos arranques das paragens.

Este Exqui.City 18 FC tem a capacidade para transportar 125 passageiros.

O equipamento Fuel Cell é fornecido pela Ballard Power System. O abastecimento do Exqui.City 18 FC pode ser efectuado em apenas 10 minutos e confere-lhe uma autonomia de 300 km e é um veículo com “emissões zero”, de facto. emite somente vapor áqueo.

Para o mercado norte-americano, a Van Hool apresentou a sua última novidade, um CX45E. Uma versão 100% eléctrica do renomado CX45. Este autocarro de 3 eixos, é específico e será utilizado para o transporte regular de pessoas em percursos mais reduzidos e para o serviço de transporto de pessoal pendular entre a zona residencial e a zona de trabalho.

Van Hool Stand, Busworld Europe-Bruxelles 2019 — Foto: Jornal Strada – Giancarlo Terrassan

O CX45E é equipado com baterias E2 da Proterra e tem uma autonomia de cerca 300 km.

Finalmente, a nível de tecnologia, a Van Hool escolheu a solução Smart-Vision da Vision System, como sistema de monitorização de câmaras para equipar os seus autocarros. O sistema Smart-Vision estava instalado em dois autocarros da gama EX e dois da gama TDX, presentes no stand da Van Hool. O Smart-Vision é praticamente um sistema que substitui os espelhos retrovisores por câmaras de alta definição no exterior e monitores no interior do autocarro. A vantagem deste sistema, reside no facto que, em comparação com os espelhos retrovisores tradicionais, os monitores internos eliminam o brilho, enquanto o brilho do monitor é ajustado automaticamente, garantindo uma excelente visibilidade em todas as condições de iluminação, à entrada e saída de túneis, noite e dia, em qualquer clima e ambiente de condução. Além de eliminar os ângulos mortos laterais, a solução fornece funções como a supressão do ângulo morto do pilar A, auxílio para estacionamento e manobras, assistência de orientação e monitorização de segurança ao redor do veículo. A substituição dos espelhos retrovisores tradicionais por câmaras, reduz a resistência ao vento, melhorando nitidamente a aerodinâmica do veículo e, consequentemente, reduz os consumos de combustível em cerca de 5% e as emissões de CO2. Com as câmaras, deixam também de existir os custos associados à quebra dos espelhos e o tempo de inactividade devido à reparação.

Actualmente a Vision Systems já está a instalar o sistema Smart-Vision em 22 Exqui.City que circulam nos transportes públicos (TPG) de Genebra, na Suíça. Até meados de 2020 a Van Hool irá entregar outros 33 novos Exqui.City, equipados com o sistema Smart-Vision.

Comentários