TRE - O eléctrico da NIKOLA

TRE - O ELéCTRICO DA NIKOLA

Strada STRADA

Source: Strada

A IVECO, a FPT Industrial e a Nikola desvendaram a ma­que­te do Nikola TRE, o 1º veículo re­sultante da joint-venture estabe­le­cida entre a CNH Industrial e a Nikola, envolvendo a mar­ca de veículos comerciais e a en­ti­da­de especialista em moto­res.
O novo veículo tem como base o camião pesado IVECO S-WAY, lançado em Julho último em Madrid, proposta que tem sido extremamente bem recebida por clientes e especialistas da indústria.
O Nikola TRE integra a avan­çada tecnologia de propulsão eléctrica da Ni­ko­la e uma no­va geração do seu patenteado sistema de in­fo­tainment.
A integração do design da Ni­ko­la no IVECO S-WAY foi al­can­çada em conjunto pela Ni­ko­la e pela Italdesign, na sede des­ta última em Moncalieri (Tu­rim). Essa integração surge co­mo uma consequência natural de uma parceria estabelecida en­tre ambas as empresas que re­monta a 2018, e na se-quência da produção da 1ª ma­quete do Nikola TRE, des­ven­dado em Abril passado, em Scottsdale, Arizona (EUA), no âmbito do “Nikola World Event”.

Gerrit Marx, Presidente Co­mercial e Veículos Especializados da CNH Industrial, afirmou: «O IVECO S-WAY é um produto de destaque, que in­corpora o conceito de centrali­zação no cliente da IVECO e que já alcançou um enorme im­pulso nos mercados e o ine­rente sucesso. É a espinha dorsal do Nikola TRE e marca o início de uma nova jornada ru­mo aos camiões de emissões ze­ro, fornecendo a plataforma para a introdução de recursos disruptivos que irão mudar a in­dústria dos transportes».
O Nikola TRE a baterias eléctricas: transporte regional de zero emissões
O veículo exposto no evento é uma maquete do tractor Nikola TRE 4×2, destinado a missões de âmbito regional, tendo uma autonomia máxima de 400 km e uma performance di­nâmica igual ou superior à de um mo­delo equivalente com motor die­sel.
Irá contar com um sistema mo­dular de baterias, com uma ca­pacidade total máxima de 720 kWh, podendo ser adaptado para responder a missões de di­ferentes clientes. A alimenta­ção eléctrica fornece uma saí­da contínua de potência de 480 kW, com 1.800 Nm de pi­co de binário.
O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de 2 e 3 eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 t, pa­ra distribuições urbanas e missões municipais.

Sistema patenteado de infotainment e navegação de nova geração

O Nikola TRE irá integrar um novo sistema de informa­ção e entretenimento baseado no pa­tenteado sistema operacio­nal da Nikola, integrando fun­ções de infotainment e de na­ve­ga­ção, bem como os controlos pa­ra a maioria das funções do veículo.Os recursos do sistema abrangem o controlo da climatização, ajuste dos retrovisores e da altura da suspensão, câ­ma­ra de 360 graus, sis­temas de navegação e de áu­dio Bluetooth, o leque de configurações gerais do veículo e os diagnósticos de gestão do veículo.

O modelo recorre à tecnologia Bluetooth de baixo consumo energético para criar uma li­ga­ção segura entre o veículo e o dispositivo móvel do cliente, estabelecendo-se uma verda­dei­ra experiência mãos-livres. Tal permite ainda a utilização de um sistema inteligente de abertura de portas, sem chave, sempre que o condutor se a­pro­xima do veículo. O sistema pode ainda ajustar as configurações, como a altura do ban­co e a temperatura da climatização, de acordo com as pre­ferências do condutor.

A ponte para o transporte pesado em modo elétrico fuel cell

A IVECO, a FPT Industrial e a Nikola adotaram uma aborda-gem modular no desenvolvimento da sua oferta eléctrica pa­ra o mercado europeu, úni­ca na indústria. A tecnologia de células de combustível da Ni­kola será o ponto de partida para o design da bateria elé­tri­ca, de modo a que o Nikola TRE (BEV) possa ser convertido para tecnologia fuel cell. Com esta abordagem, os parceiros as­sumem uma visão de longo prazo, colocando em destaque ambas as tecnologias, de mo­do a puderem propor, nos seus catálogos e a curto prazo, BEV e FCEV – Fuel Cell Electric Ve­hi­cles. Esta abordagem permitirá aos parceiros lançar o Ni-kola TRE na “IAA 2020” e no “Nikola World 2020”, ficando agendada para 2021 a entrega a clientes das primeiras uni­da­des BEV, enquanto a variante FCEV estará disponível em 2023.

Comentários