TRANSIT E TOURNEO AWD

TRANSIT E TOURNEO AWD

Avatar NUNO

OS MODELOS TRAIL E ACTIVE LEVAM AS GAMAS TRANSIT E TOURNEO POR NOVOS CAMINHOS

A Ford desvendou hoje as novas versões Trail e Active, robustas e versáteis, para as gamas Transit e Tourneo, já disponível a encomenda para entrega a clientes no final do Verão.

As novas Transit Trail e Transit Custom Trail foram concebidas especificamente para operar em ambientes de trabalho mais difíceis, dispondo de melhor tracção graças à adopção de um novo diferencial de deslizamento limitado mecânico/autoblocante (mLSD) nas versões Transit e Transit Custom de tração dianteira, e de Tracção Integral Tnteligente (AWD) no modelo Transit.

Ford Transit Trail - Photo: Ford
Ford Transit Trail – Photo: Ford

Evoluções exteriores e interiores exclusivas conferem ainda mais argumentos às versões Transit Trail e Transit Custom Trail, agora preparadas para proporcionar um maior conforto e competências em condições de utilização difíceis, sem comprometer a versatilidade.

Já as novas variantes Active de Tourneo Custom apoiam os estilos de vida activos, de clientes particulares e profissionais, oferecendo protecções adicionais na carroçaria e a opção de um diferencial autoblocante mecânico (mLSD) para garantia da melhor tracção em superfícies soltas, escorregadias ou macias. Um exterior com inspiração SUV reforça o apelo visual, além de aumentar a versatilidade e facilidade de utilização fora do alcatrão.

Como refere Hans Schep, Director Geral de Veículos Comerciais da Ford Europa, «As versões Active e Trail demonstram o nível de versatilidade que as gamas Transit e Tourneo podem alcançar. Desde empresas que operam fora dos pisos de asfalto, até famílias que pretendem um veículo compatível com o seu espírito de aventura, há uma variante Transit ou Tourneo para todas as necessidades».

A gama Active ver-se-á ainda mais alargada, já em 2020, com o lançamento das Transit e Tourneo Connect Active. Mais detalhes serão divulgados mais próximo da data de lançamento.

Ford Transit Custom Trail - Photo: Ford
Ford Transit Custom Trail – Photo: Ford

Trail para todas as situações

Os novos Ford Transit Trail e Transit Custom Trail oferecem um novo visual, mais robusto, e capacidades dinâmicas reforçadas para apoiar os proprietários e operadores, cujas actividades implicam a utilização dos veículos em terrenos difíceis, longe das estradas tradicionais.

As versões Trail apresentam protecções adicionais, em preto, na parte inferior dos pára-choques dianteiro, traseiros e nos painéis laterais da carroçaria. O lettering “Ford” sobredimensionado na grelha em preto baço, confere uma presença firme e própria dos veículos robustos, sem limites de utilização, complementada por jantes de liga leve exclusivas de 16 polegadas e logotipos “Trail” nas portas dianteiras.

Uma ampla oferta de grupos propulsores oferece níveis de tracção reforçados para vencer as condições mais difíceis. As versões Transit Trail e Transit Custom Trail estão equipadas de série com um diferencial de deslizamento limitado mecânico/autoblocante “mLSD”, sendo que a Transit Trail está disponível com um sistema de Tracção Integral Inteligente (AWD) que lhe permite progredir eficazmente em terrenos difíceis e com condições meteorológicas adversas.

Desenvolvido conjuntamente com a Quaife, especializada em tecnologias de tracção, o diferencial de deslizamento limitado mecânico/autoblocante “mLSD”, transfere automaticamente o binário do motor, em condições de baixa aderência, para a roda com mais tracção, permitindo que os Transit Trail e Transit Custom Trail enfrentem, com mais à-vontade, todo o tipo de piso não alcatroado, trilhos em cascalho e superfícies acidentadas ou difíceis. O sistema de Controlo Electrónico de Estabilidade do veículo foi também reprogramado em harmonia com o sistema mLSD. Esta tecnologia foi já utilizada anteriormente para melhorar as características de tracção e comportamento dinâmico dos modelos Ford Performance, incluindo os modelos Focus RS, Fiesta ST e Focus ST, não apresentando qualquer impacto nas emissões de CO2 ou nos consumos de combustível.

Ford Transit Trail - Photo: Ford
Ford Transit Trail – Photo: Ford

No caso da versão Transit Trail, está também disponível um sistema de Tracção Integral Inteligente (AWD) para uma tracção optimizada na condução fora de estrada. A tecnologia melhora a configuração da tracção traseira, enviando até 50% do binário do motor para o eixo dianteiro com base na aderência disponível, em resposta às alterações de piso e às reacções do condutor.

A tecnologia de Tracção Integral Inteligente (AWD) da versão Transit Trail conta também com o apoio dos Modos de Condução “Slippery” (piso escorregadio) e “Mud/Rut” (lama/sulcos), concebidos para melhorar o desempenho do veículo e a confiança do condutor numa ampla variedade de cenários de condução, facilmente accionados através do comando Modo de Condução (Drive Mode) no tablier. A Tracção Integral Inteligente possui também o modo “AWD Lock” (bloqueio da tracção integral) para repartição do binário em 50:50 entre os dois eixos em superfícies de muito baixa aderência. O sistema não compromete o volume de carga ou as dimensões da versão Transit Trail, em comparação com as versões homólogas de tracção traseira.

As versões Trail também beneficiam de interiores específicos e melhorados, com bancos em couro de série. O sistema de ar condicionado, igualmente de série, garante um ambiente confortável, independentemente do clima exterior, e um pára-brisas aquecido Quickclear que facilita o rápido desembaciamento em condições de muito frio. Os retrovisores exteriores rebatíveis e as luzes automáticas são, também, de série.

Ford Transit Custom Trail - Photo: Ford
Ford Transit Custom Trail – Photo: Ford

A versão Transit Custom Trail está disponível em diversos formatos de carroçaria com pesos brutos entre 3.000 e 3.400 kg, incluindo furgão de mercadorias, e kombi, bem como duas opções de distância entre-eixos.

A versão Transit Trail oferece múltiplos tipos de carroçaria e de distância entre-eixos na categoria de 3.500 kg: furgão de mercadorias, kombi, chassis-cabine simples.

Todas as versões Transit Trail e Transit Custom Trail são animadas pelo moderno motor diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros, com potências de 130 CV.

Além disso, as versões Transit Custom Trail oferecem as vantagens de baixo consumo dos propulsores electrificados, recorrendo aos propulsores Ford EcoBlue Hybrid de 2,0 litros, únicos no segmento, com potências de 130 CV. A tecnologia mild hybrid de 48 V recupera a energia durante a desaceleração, armazenando-a numa bateria de 48 V, utilizando essa energia para baixar os consumos de combustível.

Active: versatilidade para a vida ao ar livre

Ford Transit Custom Active - Photo: Ford
Ford Transit Custom Active – Photo: Ford

Os novos modelos Active adoptam um estilo SUV mais robusto e uma maior versatilidade, graças a soluções de design exclusivas e equipamentos revistos, de forma a corresponder às exigências tanto de utilizadores particulares como profissionais. Oferecendo mais espaço e capacidade de carga, compatíveis com estilos de vida mais aventureiros, as novas variantes Active seguem o sucesso dos modelos de passageiros Ford Fiesta Active e Focus Active.

As versões Active distinguem-se pelo estilo exterior de inspiração SUV, incluindo: jantes em liga leve de 17 polegadas, exclusivas; grelha com assinatura “Active”; protecções adicionais nos guarda-lamas, painéis laterais da carroçaria, pára-choques traseiros e capas dos retrovisores; barras de tejadilho de série.

Ford Transit Custom Active - Photo: Ford
Ford Transit Custom Active – Photo: Ford

Um decalque “Active” a toda a largura na parte traseira é complementado por logótipos “Active” laterais, em ambos os guarda-lamas. Para os utilizadores que necessitam de uma maior performance em situações de condução mais difíceis, as versões Transit Custom Active e Tourneo Custom Active podem também podem ser equipadas com o sistema de autoblocante mecânico mLSD.

Todas as versões Active beneficiam de especificações interiores únicas, com bancos exclusivos parcialmente revestido em couro, e acabamentos em azul no painel de instrumentos na versão Tourneo Custom Active.

Ford Transit Custom Active - Photo: Ford
Ford Transit Custom Active – Photo: Ford

O interior versátil do Tourneo Custom Active pode ser facilmente reconfigurado para corresponder às exigências dos utilizadores. Os bancos flexíveis podem ser movidos para dar mais espaço aos passageiros ou aumentar o espaço da bagageira, ainda mais significativo na variante com distância longa entre eixos. Os bancos podem ainda ser virados para trás, para criar uma configuração de bancos de reunião, ou totalmente removidos, gerando maior espaço de bagagem. Os pontos de fixação dos bancos podem ser utilizados para montar calhas para transporte de bicicletas, em maior segurança.

As versões Active estão disponíveis com motores com potências de 185 CV. Em toda a gama estão disponíveis caixas de velocidades automáticas e manuais, com o sistema mLSD opcional nos veículos com caixa manual

Ford Tourneo Custom Active - Photo: Ford
Ford Tourneo Custom Active – Photo: Ford

As novas versões Trail e Active beneficiam ainda dos fortes melhoramentos introduzidos nas gamas Transit, Transit Custom e Tourneo Custom ao longo de 2019, com as opções de propulsão 2.0 EcoBlue (diesel) e EcoBlue Hybrid 48 V mild hybrid, mais eficientes, juntamente com a tecnologia de modem FordPass Connect para uma melhor utilização do veículo, bem como novas características interiores e tecnologias de assistência ao condutor.

No ano passado, a família de veículos comerciais Transit contribuiu significativo para o facto de a Ford ser a marca de veículos comerciais mais vendida na Europa pelo quinto ano consecutivo.

Ford Tourneo Custom Active - Photo: Ford
Ford Tourneo Custom Active – Photo: Ford

Comentários