SOLUÇÃO DE CARREGAMENTO DA FORD PRO

SOLUÇÃO DE CARREGAMENTO DA FORD PRO

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

A FORD PRO LANÇA SOLUÇÃO DE CARREGAMENTO PONTA A PONTA PARA AJUDAR OS CLIENTES A AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DAS FROTAS ELETRIFICADAS

A Ford Pro está a lançar uma solução integrada de carregamento concebida para ajudar os clientes europeus a encontrar a melhor estratégia de abastecimento das suas frotas de veículos elétricos, bem como no domínio da sua instalação em infraestruturas dedicadas e otimização do processo de carregamento de veículos.

O Ford Pro Charging é um componente-chave do conceito Ford Pro e integra-se com as demais soluções da plataforma, de modo a proporcionar uma experiência fluida que permita um controlo total aos gestores de frotas e que simplifique o carregamento para os condutores, maximizando a eficácia e a produtividade.

Para apoiar as frotas comerciais na sua complexa transição para veículos elétricos, os consultores da Ford Pro Charging irão trabalhar com os clientes para os ajudar a identificar a melhor solução de carregamento para o seu negócio.

E-Transit’s charger — Source: Ford

A companhia oferece, agora, uma solução ponta a ponta, personalizável, incluindo a instalação de hardware e software de gestão que ajudará a otimizar os processos de carregamento. A faturação e administração simplificadas, através do software Ford Pro Charging, também permite apoiar as frotas cujos motoristas levam os seus veículos de trabalho para casa, bem como a otimização do carregamento público.

«O Ford Pro Charging oferece às frotas uma solução única e integrada que cobre todo o processo de carregamento, disponibilizado por um parceiro em que podem confiar», afirmou Iza Lozowska, Diretora Europeia, Ford Pro Charging. «Iremos trabalhar de mãos dadas com eles para conduzir o seu negócio ao futuro, encontrando a estratégia de carregamento indicada, tornando a transição para veículos elétricos tão simples quanto possível

Soluções de carregamento abrangentes, desenvolvidas para os negócios

A Ford Pro compreende a crescente pressão colocada sobre as frotas rumo à eletrificação, tanto nas empresas que procuram cumprir os seus objetivos de sustentabilidade, como de clientes cada vez mais ambientalmente conscientes. A Ford Pro Charging dedica-se a ajudar os clientes a desbloquear os benefícios empresariais da eletrificação e a conduzi-los para soluções de carregamento de longo prazo, mais adequadas para as suas frotas.

A equipa Ford Pro Charging conta com consultores a tempo inteiro localizados nos principais mercados europeus e dedicados a ajudar os clientes a implementar a estratégia de carregamento ideal, baseada nas necessidades únicas dos seus negócios.

Ford E-Transit — Source: Ford

Os gestores de frotas podem garantir que os seus veículos são carregados e produtivos quando utilizem o software E-Telematics da Ford Pro, plataforma capaz de traduzir os dados principais do fabricante, enviados a partir do modem FordPass Connect integrado na E-Transit em insights e alertas, como o nível de autonomia, com alertas personalizáveis para os limiares de carga na bateria; alertas para o caso de um veículo não estiver a carregar como deveria; e analises de performance de carregamento, incluindo o consumo de kWh, velocidade de carregamento e distância até vazio.

O sistema permite ainda um Pré-Condicionamento Programado, sistema que garante que a bateria da ETransit se encontra à temperatura de funcionamento ideal enquanto carrega, para ajudar a maximizar a sua autonomia.

Soluções de carregamento em depósito sob medida

A plataforma Ford Pro Charging compreende que a solução de carregamento de frotas mais eficaz poderá variar conforme os casos. Mesmo os clientes que têm ciclos de serviço de frotas e instalações/depósitos de viaturas que permitam o carregamento no local, podem descobrir que essas instalações individuais, dentro de uma mesma frota, obrigam a requisitos únicos.

Consultores especializados Ford Pro Carregamento trabalham com cada área física para identificar a solução de carregamento mais eficiente e com visão de futuro, gerindo todo o processo de planeamento e comissionamento, o que significa que mesmo frotas com conhecimento limitado em termos de opções de eletrificação podem facilmente fazer a transição.

Ford E-Transit — Source: Ford

Este serviço chave na mão, de ponta a ponta, inclui a conceção da solução e um trabalho com as partes interessadas relevantes para responder às restrições de serviços e de planeamento, a instalação de hardware de carregamento em instalações de dimensão comercial e o fornecimento de assistência e suporte assim que o sistema de carregamento estiver em funcionamento. A instalação e manutenção do hardware é garantida em parceria com os principais parceiros de instalação e fabricantes dos carregadores.

Uma vez ativo o carregamento no espaço dedicado, o software inteligente Ford Pro Charging pode avaliar, automaticamente, o ciclo de serviço e o nível de carga elétrica de cada veículo, gerindo a disponibilidade de energia em todo esse depósito, rumo a uma eficiência e tempo de utilização otimizados.

Este sistema seguro utiliza dados dos veículos e dos carregadores para simplificar o carregamento da frota, oferecendo processos totalmente automatizados para uma melhor adaptação em torno dos ciclos de utilização, ou um carregamento supervisionado em que os operadores podem agendar carregamentos em horários pré-selecionados ou até que um determinado nível de carga seja alcançado. Isto poderá ajudar os clientes com veículos com determinadas características, de elevada prioridade para saídas precoces, podendo potencialmente levar a uma redução dos custos energéticos para os clientes que carreguem a sua frota durante a noite e que tenham tarifas energéticas dependentes do tempo de utilização.

Para ajudar os operadores que operem frotas mistas, o software e equipamento Ford Pro Charging também é compatível com veículos de outros fabricantes.

Ford E-Transit — Source: Ford

Carregamento caseiro simplificado

Muitos condutores de frotas levam as suas viaturas para casa uma vez finalizados os respetivos turnos, veículos que exigem uma solução de carregamento longe da base operacional. Para ajudar os operadores a continuarem a apoiar os seus condutores uma vez concluída a eletrificação da frota, a Ford Pro Charging oferece uma solução de carregamento doméstico que garante carregamentos convenientes durante a noite, reduzindo a papelada para gestores e motoristas.

Uma vez instalado em casa de um motorista, a discreta Ford Connected Wallbox pode carregar o veículo de trabalho e enviar, automaticamente, para o sistema centralizado do gestor da frota, os respetivos relatórios de carregamento. É necessário um fob único associado ao veículo para ativar o carregador, ajudando a prevenir fraudes e garantindo que os gestores de frotas apenas recebem os relatórios de carga relevantes. O software Ford Pro pode gerar relatórios de utilização para tornar mais rápido e fácil o reembolso aos seus motoristas em termos do carregamento doméstico inerente à viatura. Os gestores da frota podem, também, verificar remotamente se houve alguma falha de carregamento de um veículo na casa do seu motorista.

Claro que nem todos os motoristas de frotas têm uma garagem ou um acesso privado às suas habitações. No entanto, estão, gradualmente, a tornar-se cada vez mais comuns os pontos de carregamento elétricos integrados em postes de iluminação e outro mobiliário urbano, locais onde os condutores podem efetuar carregamentos perto de suas casas. Sem necessidade de estender cabos de carga através de passeios públicos, podem usar esse fob único para carregar o veículo, sendo a faturação feita automaticamente à conta da empresa.

Ford E-Transit app — Source: Ford

Carregamento público amigo das empresas

A Ford Pro antecipa que os operadores raramente irão necessitar de utilizar spots de carregamentos públicos para recarregar os seus veículos enquanto trabalham. No entanto, de modo a cobrir todas as hipóteses e oferecer uma maior flexibilidade, a companhia permite um acesso à mais abrangente rede pública de carregamento da Europa, ativando sistemas de pagamento automáticos e de faturação centralizada, através de um cartão de carregamento único atribuído a cada furgão.

Com acesso a uma rede com mais de 300.000 carregadores em toda a Europa, seja através da Blue Oval Charging Network de rápido crescimento, encontrar um carregador para carregar a bateria tornou-se mais fácil do que nunca.

Para ajudar os condutores a encontrar postos de carregamento, o sistema Ford Charge Assist pode ser acedido através do ecrã tátil do sistema de conectividade e entretenimento SYNC 4 da Ford. Ajuda a localizar carregadores nas proximidades ou ao longo de um determinado trajeto definido no sistema de navegação e, de modo a maximizar o tempo de utilização, os condutores podem consultar a disponibilidade, custos e velocidade de carregamento antes da chegada ao local, ou o tempo mínimo de carregamento necessário para atingir o seu destino.

Source: Ford

Comentários