RUN FLAT

RUN FLAT

Este artigo está também disponível em: en

Nuno NUNO

MAIS DE 1.000 PNEUS RUN FLAT DIFERENTES FORAM DESENVOLVIDOS POR MAIS DE 70 MILHÕES DE PNEUS PRODUZIDOS E HÁ MAIS DE 50 MODELOS DE AUTOMÓVEIS HOJE COM ESTA TECNOLOGIA

A principal vantagem da tecnologia Run Flat da Pirelli, que em 2001 transportou o conhecimento técnico adquirido nos ralis para os pneus de estrada da marca Italiana, é permitir que os condutores não tenham de interromper as suas viagens quando se deparam com um furo. Nos ralis, laboratório onde nasceu esta tecnologia, os pneus contavam com uma estrutura reforçada que permitia que os carros não perdessem minutos valiosos perante este percalço. 

NOVOS MATERIAIS E PROCESSOS PARA AUMENTAR O CONFORTO E A SUSTENTABILIDADE

A constante pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e processos ajudaram a Pirelli a melhorar o conforto de condução dos carros equipados com pneus Run Flat. Além disso, as novas tecnologias aplicadas na estrutura destes pneus e os novos materiais permitem diminuir a resistência ao rolamento, o que se traduz num decréscimo do consumo de combustível e das emissões prejudiciais para o ambiente.

Run Flat Tyre — Source: Pirelli

TECNOLOGIA ÚTIL PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS: DE OLHO NO FUTURO 

A maioria dos carros elétricos não possui um pneu suplente, para que possa ser alocado mais espaço para as baterias. É por esse motivo que a grande parte dos fabricantes optam por soluções de mobilidade estendida tais como a tecnologia Run Flat, para minimizar a inconveniência em caso de furo. Acresce que esta tecnologia terá também um papel importante nos futuros sistemas de condução autónoma, pois vão permitir que este tipo de veículos mantenham o controlo perante situações de emergência. 

MAIS DE 1.000 VERSÕES DIFERENTES E MAIS DE 70 MILHÕES DE PNEUS RUN FLAT PRODUZIDOS

Nos últimos 20 anos, os engenheiros da Pirelli desenvolveram mais de 1.000 versões de pneus com a tecnologia Run Flat, que permite que os condutores, perante um furo, possam continuar a conduzir durante 80 quilómetros, a uma velocidade máxima de 80 km/h, para que possam trocar o pneu com segurança. Trata-se de uma solução que foi adotada por vários fabricantes de automóveis, que solicitaram pneus Run Flat como equipamento original para os seus novos carros, tais como a Audi, BMW, a Mercedes-Benz e a Alfa Romeo.

Ao longo dessas duas décadas, a Pirelli produziu mais de 70 milhões de pneus Run Flat, incluindo pneus de verão, inverno e All Season – alguns dos quais foram equipados nos carros mais potentes e de prestígio, incluindo toda a gama BMW e Mini, uma parte substancial da gama da Mercedes, o Alfa Romeo Giulia, e as versões Q5 e Q7 da Audi.

Run Flat Tyre — Source: Pirelli

UMA VASTA GAMA DISPONÍVEL 

Existem ainda mais de uma dúzia de fabricantes de automóveis Premium que utilizam pneus Pirelli com tecnologia Run Flat: Audi, Alfa Romeo, BMW, Jeep, Mercedes-Benz e Rolls-Royce são alguns dos exemplos. Esta tecnologia está disponível em mais de 50 modelos de pneus Pirelli homologados. Todos estes pneus apresentam a marcação “Run Flat” nas paredes laterais, juntamente com uma marcação que indica o fabricante de automóveis a que se destinam.

Nalguns pneus, esta tecnologia é combinada com a tecnologia Pirelli Elect e a tecnologia de redução de ruído PNCS. A primeira é dedicada a veículos elétricos e foca-se na baixa resistência ao rolamento, redução dos níveis de ruído, aderência imediata e possuem uma estrutura que pode suportar o peso de um veículo movido a bateria. Por seu turno, a tecnologia PNCS está focada na redução do ruído transmitido para o habitáculo, graças à utilização de materiais especiais que possibilitam um isolamento acústico no interior do pneu.

Há também outra tecnologia de proteção contra furos disponível denominada de Seal Inside. No caso de uma perfuração de até quatro milímetros, uma substância no interior do pneu envolver-se-á ao redor do corpo estranho, evitando a perda de pressão do pneu. No momento da extração do objeto, o mesmo material irá selar o orifício, permitindo que o condutor prossiga viagem com o máximo de segurança e conforto. 

TECNOLOGIA BASEADA EM ROBOTS

Os pneus Run Flat da Pirelli são o resultado do inovador processo de produção MIRS, totalmente controlado por computador com pneus desenvolvidos com recurso à utilização de robots, garantindo um resultado final com altos padrões de qualidade e confiança. O sistema Run Flat da Pirelli utiliza reforços especiais inseridos nas paredes laterais internas, que são capazes de sustentar as cargas laterais e transversais no carro, mesmo perante a ausência de pressão nos pneus.

Comentários