REGISTOS DE VEÍCULOS COMERCIAIS EM JANEIRO

REGISTOS DE VEÍCULOS COMERCIAIS EM JANEIRO

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

NOVOS REGISTOS DE VEÍCULOS COMERCIAIS NA UNIÃO EUROPEIA EM JANEIRO DE 2022

Total de novos veículos comerciais

Segundo os dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), os novos registos de veículos comerciais na União Europeia (EU) caíram 11,1% em Janeiro deste ano para 125.292 unidades. Esta queda foi principalmente o resultado de uma quebra nas vendas de novos vans. Três dos quatro principais mercados da região registaram quedas no mês passado. Espanha registou uma descida mais acentuada (-20,1%), seguida da França (-17%) e da Alemanha (-3,1%). No entanto, na Itália, os níveis de vendas permaneceram inalterados em relação a Janeiro de 2021.

Novos veículos comerciais ligeiros (LCV) até 3,5t

Quanto ao novos veículos comerciais ligeiros (LCV) até 3,5 toneladas, a sua procura diminuiu 14,2% em toda a UE, atingindo 99.461 veículos. Olhando para os quatro principais mercados, a Itália foi o único que registou um crescimento (+1,1%). Espanha e França sofreram perdas de dois dígitos (-27,2% e -18,9%, respetivamente), enquanto a Alemanha teve um declínio modesto (-1,7%).

Mercedes-Benz eSprinter, Mercedes-Benz eVito Tourer — Source: Daimler 2020
Furgões ligeiros — Source: Daimler

Novos veículos comerciais pesados (HCV) 16t ou mais

No sector de veículos comerciais pesados (HCV), de 16 ou mais toneladas, registados na EU, o seu número teve um aumento de 8% para 20.596 unidades. Os mercados da Europa Central tiveram em geral bons resultados, com a Polónia a registar o maior aumento (+57,6%). Dos quatro maiores mercados da Europa Ocidental, a Espanha registou o maior aumento (+16,6%), seguida da Itália e França com um crescimento modesto (+2,9% e +1,8%, respetivamente). Já a Alemanha, por outro lado, apresentou resultados negativos (-2%) no segmento de pesados.

Camião com semitrailer — Source: MT&B

Novos autocarros médios e pesados (MHBC) superior a 3,5t

Em janeiro, as vendas de autocarros novos médios e pesados (MHBC), com mais de 3,5 toneladas, na União Europeia recuaram 6,6%, somando 2.294 unidades. Os registos caíram em todos os principais mercados da UE, com exceção da Espanha (+15,9%). A Itália registou a maior queda percentual (-28,5%), seguida de quedas mais modestas na Alemanha (-4,1%) e França (-1,1%).

Parque de autocarros - Photo: Strada - Nuno Almeida
Parque de autocarros — Source: Nuno Almeida (JStrada)

Author: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

Comentários