RECORDE ABSOLUTO

RECORDE ABSOLUTO

Nuno NUNO

ANO IMPRESSIONANTE EM PORTUGAL PARA OS AUTOCARROS MERCEDES-BENZ E RECORDE ABSOLUTO PARA A EVOBUS PORTUGAL — MAIS UMA VEZ LÍDER DO MERCADO NACIONAL DE AUTOCARROS

A EvoBus Portugal, representante em Portugal dos autocarros Mercedes-Benz termina o ano de 2022 com uma impressionante quota de mercado, liderando em absoluto o segmento acima das oito toneladas dos veículos pesados de passageiros, pela oitava vez nos últimos 11 anos.

Regista assim um resultado de 755 viaturas matriculadas e conquista um Market Share de 60,7%, um aumento notório de 25,6% para os autocarros Mercedes-Benz face ao ano anterior e num ano também recorde para o mercado nacional em que foram matriculadas um total de 1.244 viaturas pesadas de passageiros, em que muito contribuiu o concurso público lançado pela Área Metropolitana de Lisboa, em que a EvoBus entregou no total 883 autocarros entre 2021 e 2022. A escolha das viaturas recaiu sobre os modelos Mercedes-Benz Conecto, Intouro, Citaro K e ainda Sprinter City.

Os novos autocarros da marca da estrela, da última geração, são muito seguros e extremamente confortáveis e económicos e o equipamento conta entre outros com o assistente ativo de travagem Preventive Brake Assist, controlo da pressão dos pneus, sistemas de ar condicionado e incluí ainda tomadas USB para dispositivos dos passageiros. A cadeia cinemática é composta por económicos motores de baixas emissões Mercedes-Benz, com uma potência de 220 kW (299 CV) e caixa de velocidade automática com conversor Voith Diwa 6. Graças a um módulo de recuperação de energia, os autocarros trabalham de forma particularmente rentável.

OMNIplus ON — Source: Daimler Trucks

Estes autocarros contam ainda com equipamento preparado para os serviços digitais OMNIplus ON. Com o OMNIplus ON monitor o cliente pode controlar a sua frota de autocarros com uma eficiência nunca antes vista. Quer se trate do planeamento da utilização, dos valores de consumo, descarga de dados do tacógrafo ou da localização do veículo com indicação exata e em tempo real — fica tudo sob controlo. Os serviços incluem ainda o módulo On Advance, que monitoriza permanentemente o estado dos autocarros e automaticamente faz recomendações de atuação para a oficina do cliente bem como teste de diagnóstico em tempo real. O módulo ON commerce permite encontrar rapidamente peças sobressalentes adequadas, encomendar diretamente à sua Oficina Autorizada, otimizando o tempo e operações diárias.

Apesar das enormes dificuldades económicas e logísticas da situação atual, sentidas a nível mundial, o ano 2022 termina num balanço mais que positivo e estabelece novos padrões para o mercado português no setor de autocarros.