#PROJECT1HOUR

#PROJECT1HOUR

Este artigo está também disponível em: de en

Nuno NUNO

GRUPO VOLKSWAGEN CONVIDA OS SEUS 660.000 COLABORADORES A FALAR SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

No âmbito do Dia da Terra, o Grupo Volkswagen convida hoje, todos os seus colaboradores a refletirem sobre a sua própria contribuição para a proteção do clima e a desenvolverem ideias específicas sobre o tema. Esta iniciativa intitula-se #Project1Hour e é mais um passo do Grupo no sentido de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

O Grupo Volkswagen assumiu o compromisso definido no Acordo de Paris, e nesse sentido implementou um programa de descarbonização cujo objetivo passa por reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025 (em comparação com 2015) e alcançar zero emissões líquidas de CO2 até 2050.

Mas a ação climática depende também de cada um, e por isso o Grupo Volkswagen criou o #Project1Hour. Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, explica a ideia por trás desta iniciativa: «Ao desenhar a sua estratégia e o seu portfólio de produtos, a Volkswagen assumiu um compromisso claro com a proteção do clima. Mas ainda existe potencial para acelerar a redução de CO2 nos processos internos das várias unidades organizacionais e no comportamento individual de cada um de nós. O #Project1Hour vai permitir aos nossos 660.000 colaboradores pensarem em ações que ajudem a melhorar a proteção do clima no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. Estou ansioso por receber sugestões que impulsionem ainda mais as nossas ações de proteção do clima».

Carsten Intra with the new Cargo-e-Bike — Source: VW

Nos últimos dez anos, a Volkswagen Autoeuropa tem vindo a reduzir muito significativamente a sua pegada ambiental. Este esforço enquadrou-se nos programas ambientais que a marca Volkswagen tem vindo a desenvolver, com destaque para o Zero Impact Factory.

Durante o período em análise foi possível baixar as emissões de CO2 em 79,8%, enquanto o consumo de energia por carro baixou em 34,6%. Em relação aos compostos orgânicos voláteis (COV) alcançou-se menos 48,5% e no que diz respeito aos resíduos não valorizáveis cortou-se 89,2%. Por fim, o consumo de água diminuiu 59,3%.

Já em 2021, a Volkswagen Autoeuropa vai desenvolver o “Green Boost”, um projeto que pretende incentivar os seus colaboradores a desenvolver e apresentar ideias com potencial de poupança ambiental na plataforma interna de gestão de ideias. Esta campanha decorrerá entre maio e junho e possibilita a cada colaborador da empresa ter um papel mais ativo na ação climática e a criar soluções mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Comentários