PRIMEIRO AUTOCARRO–AMBULÂNCIA

PRIMEIRO AUTOCARRO–AMBULÂNCIA

Nuno NUNO

IVECO BUS CROSSWAY DA CRUZ VERMELHA ITALIANA É O PRIMEIRO AUTOCARRO DE ELEVADA CAPACIDADE DE CONTENÇÃO BIOLÓGICA DO MUNDO

A Cruz Vermelha Italiana escolheu o autocarro Crossway da IVECO BUS, marca do Iveco Group (MI: IVG) e um dos principais fabricantes de autocarros, para base do seu novo veículo de elevada contenção biológica. O veículo é o primeiro no mundo com capacidade de transportar até um máximo de 41 pessoas potencialmente infetadas, a que se somam 6 tripulantes, em total segurança, em áreas restritas como aeroportos e para alojamentos, hospitais e instalações de cuidados médicos.

O IVECO BUS Crossway foi eleito para a frota da organização, tendo já sido utilizado em missões de transporte urgente na região italiana da Calábria. O veículo de 12 metros de comprimento conta com um motor Cursor 9 da FPT Industrial, outra marca de âmbito global do Iveco Group, especializada em sistemas de propulsão. Esta proposta de configuração única integra uma câmara de pressão negativa, uma estrutura transparente envolvente do compartimento de passageiros, sendo que a diferença de pressão do exterior impede que o ar escape, a menos que o mesmo seja filtrado. A tripulação pode monitorizar a pressão na câmara, a saturação de dióxido de carbono, temperatura e estado dos filtros utilizando uma interface digital integrada.

Esta unidade especial IVECO BUS Crossway, decorada com as cores da Cruz Vermelha Italiana, está equipada com um elevador de cadeira de rodas eletrohidráulico e tem elevados padrões de conforto: ar condicionado, iluminação noturna, difusão de áudio, vidros fumados e uma área sanitária dentro da câmara de contenção biológica. Os estofos e o interior foram cobertos com materiais facilmente laváveis para garantir uma eficaz higienização.

«Estamos muito orgulhosos por a Cruz Vermelha Italiana ter escolhido um dos veículos emblemáticos da IVECO BUS para criar este veículo especial, o primeiro do mundo», comentou Domenico Nucera, Presidente da Bus Business Unit do Grupo Iveco. «Numa altura em que a pandemia de COVID-19 continua a espalhar-se pelas suas variantes, estamos confiantes de que este veículo de elevada contenção biológica dará um importante contributo para a redução do risco de contaminação, garantindo o transporte seguro de muitos pacientes».

Source: IVECO BUS

Comentários