PRIMEIRO AUTOCARRO A HIDROGÉNIO EM BARCELONA

PRIMEIRO AUTOCARRO A HIDROGÉNIO EM BARCELONA

Nuno NUNO

CAETANO H2.CITY GOLD MOVIDO A HIDROGÉNIO JÁ CIRCULA EM BARCELONA

Desde 7 de abril que é possível andar num autocarro elétrico movido a hidrogénio em Barcelona. O inovador veículo, construído em Vila Nova de Gaia pela CaetanoBus, foi posto ao serviço pela operadora de transporte público TMB e será carregado com hidrogénio verde produzido numa infraestrutura da Iberdrola.

Esta é a primeira vez que este tipo de energia renovável é gerado em Espanha para uso comercial e com capacidade para frotas de autocarros, razão pela qual a TMB e a Iberdrola são pioneiras na descarbonização da mobilidade urbana coletiva. O Plano Estratégico 2025 da TMB prevê a incorporação de 508 autocarros zero-emissões, dos quais 233 elétricos e 46 movidos a hidrogénio.

Depois de Madrid, é a vez de Barcelona incorporar na sua frota um autocarro Caetano H2.City Gold. Recorde-se que foi desenvolvido numa parceria com a Toyota, num esforço conjunto de incorporação da tecnologia Fuel Cell num autocarro. O veículo foi apresentado ao mercado em 2019 e as primeiras unidades comercializadas em 2020. Em 2021, o H2.City Gold, e o irmão de frota e.City Gold, 100% elétrico, receberam o co-branding da Toyota, num importante passo para a marca portuguesa, reconhecida pelos seus avanços em matéria de mobilidade limpa.

Source: CaetanoBus

Comentários