PRIMEIRA ENCOMENDA

PRIMEIRA ENCOMENDA

Nuno NUNO

A EMPRESA DE TRANSPORTES VERKEHRSBETRIEBE HAMBURG-HOLSTEIN ENCOMENDA 17 LION’S CITY E

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

A empresa de transportes Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein (VHH) encomendou 17 autocarros MAN Lion’s City E — isto significa que a MAN Truck & Bus foi a escolha de eleição. «Estamos muito felizes com o pedido porque, para nós, é o primeiro grande fornecimento de autocarros elétricos a clientes. Portanto, é um marco significativo no roteiro da mobilidade elétrica», diz Rudi Kuchta, chefe de produto e vendas Bus, na MAN Truck & Bus. E acrescenta: «Ao fazer isso, a VHH confia na nossa competência de mobilidade elétrica e faremos tudo o que pudermos para merecer essa confiança». A entrega dos veículos terá inicio no segundo semestre de 2020 e os 17 autocarros com o design VHH devem ser entregues à empresa de transporte com sede em Hamburgo até ao final do próximo ano.

Representantes da VHH e da MAN Truck & Bus assinaram simbolicamente o contrato para a entrega dos autocarros de 12 metros na Busworld 2019 em Bruxelas, onde a MAN apresentou o City E da marca do leão, totalmente elétrico. «Quando se trata de iniciar a mobilidade elétrica, a VHH conta com tecnologia e baterias fiáveis. Além disso, a MAN Transport Solutions oferece consultoria e soluções individuais para a operação, infraestrutura, serviço e manutenção relacionados com a mobilidade elétrica», diz Kuchta.

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

Para ganhar experiência: VHH recebe autocarro elétrico para teste prático

A Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein receberá um veículo para testes no final de dezembro, com o qual poderá obter a experiência no uso diário. «Com a MAN Lion’s City E, definimos claramente um caminho para a mobilidade do futuro – para o benefício do meio ambiente e da população de Hamburgo. Isto ocorre porque os modernos autocarros urbanos operam inteiramente sem emissões poluentes e também são extremamente silenciosos», explica Toralf Müller, Diretor Geral da VHH.

O Lion’s City 12 E pode acomodar até 88 passageiros. A omissão da torre do motor permitiu otimizar a área de estar na parte traseira, proporcionando condições de iluminação mais agradáveis e a adição de até quatro lugares adicionais. A colocação das baterias no tejadilho facilita o acesso para trabalhos de manutenção e permite maior segurança, em caso de colisão, pois encontram-se longe da área traseira. A MAN utiliza um motor elétrico central no eixo traseiro, com potência de 160 kW até um máximo de 240 kW, sendo a alimentação de energia elétrica fornecida por um conjunto de baterias modulares com capacidade de 480 kWh. O inovador sistema de gestão de temperatura das baterias garante que se mantenha a capacidade de energia elétrica disponível, independentemente da época do ano, permitindo alcançar de forma fiável 200 Km (e até 270 km em condições favoráveis).

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

No próximo ano, o roteiro de mobilidade elétrica da MAN apresentará uma frota de demonstração de autocarros elétricos, composta por 15 veículos de teste em clientes de cinco países europeus. Para isso, a MAN firmou parcerias de inovação com diferentes operadores – incluindo a Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein (VHH).

Comentários