POUPANÇA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

POUPANÇA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Este artigo está também disponível em: es

Nuno NUNO

Source: Scania

PRIMAFRIO POUPA ATÉ 1,5 LITROS NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL GRAÇAS AO SCANIA DRIVER SUPPORT E À FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Melhorar os dados do Scania Driver Support (SDS) supõe uma poupança no consumo de combustível, pelo que o impacto na rentabilidade das operações é direto, bem como na redução das emissões e menos desgaste do veículo, resultando numa utilização mais eficiente e segura dos recursos. Assim funciona o Scania Driver Support, o binómio perfeito entre formação e conetividade. Primafrio, uma das maiores frotas em Espanha, pôs este sistema à prova e os resultados foram excelentes.

À Scania une-nos uma relação de confiança e respeito com mais de 30 anos. Juntos desenvolvemos vários projetos tecnológicos, mas sem dúvida o mais importante foi este pela sua contribuição para a redução das emissões», comenta José Esteban Conesa, consultor delegado da Primafrio.

Painel de instrumentos e cluster de informações do Scania Driver Support — Source: Scania

O Scania Driver Support é um sistema inteligente que ajuda os condutores a conseguir uma condução mais eficiente e segura. O sistema antecipa o terreno à frente memorizando a topografia dos 3 km seguintes e, em combinação com os sistemas de assistência à condução, obtém o máximo do veículo, com base principalmente em 3 parâmetros:

  • Condução em declives, ajudando o condutor a conduzir em declives com um consumo de combustível ideal;
  • Antecipação, para aproveitar a inércia do veículo;
  • Sistemas de travagem, que, usados adequadamente, reduz os riscos nas estradas.

Com base nestas medições, o sistema recompensa os condutores pela sua eficiência e segurança.

Este sistema é apoiado pela formação dos condutores, sendo estes ensinados a obter o melhor desempenho do veículo com o menor consumo, no coaching, recebendo os condutores um relatório sobre a sua condução e conselhos sobre como melhorar todos os dias e no sistema de gestão das frotas, que permite a monitorização da condução.

Aplicação Scania Fleet — Source: Scania

«Este modelo de conetividade está presente em todos os veículos que comercializa a Scania desde o ano de 2012, e associado à formação dos condutores e ao seguimento na plataforma de conetividade da Scania podemos ver o bom uso e as boas prestações dos veículos da Scania», comenta Sebastián Figueroa, director general da Scania Ibérica.

Scania, um partner de confiança

Estar ao lado dos seus clientes para tornar as suas operações de transporte rentáveis, seguras e cada vez mais sustentáveis. É com esta filosofia que a Scania trabalha com os seus clientes, e é uma das razões pelas quais a marca iniciou este projeto na Primafrio. E os resultados falam de uma melhoria notável: cerca de um litro e meio de poupança de combustível por 100 km para cada veículo, e isto é apenas o começo.

«Graças à formação, ao coaching e ao sistema de gestão de frotas, somos capazes de obter grandes benefícios em termos de conforto, segurança e eficiência. Tendo como referência os preços atuais dos combustíveis, isto significaria uma poupança de cerca de 3.000 € por veículo por ano», afirma Rafael Ruiz, responsável de conetividade da Scania Ibérica.

Camião da Primafrio — Source: Scania

O ponto de partida era 48% de SDS. 870 condutores de Grupo Primafrio receberam o curso de formação presencial. Além disso, alguns deles receberam chamadas dos coaches para reforçar ainda mais as suas capacidades de condução, com base nas suas análises de condução. O resultado em menos de seis meses foi atingir 60% de SDS, o que se traduz numa redução de 1,5 litros de combustível por 100 km, reduzindo assim as emissões e os custos. A estes bons números acresce o facto de os veículos terem menos avarias, o que significa menos paragens não planeadas.

Comentários