POUPANÇA DE COMBUSTÍVEL

POUPANÇA DE COMBUSTÍVEL

Avatar NUNO

A D-LOG ALCANÇOU UMA POUPANÇA DE COMBUSTÍVEL DE 4L COM OS SERVIÇOS CONECTADOS DA SCANIA

Os veículos Scania incorporam o dispositivo C-300 que permite obter toda a informação dos dados funcionais do veículo. Esses dados ajudam a aumentar a segurança, eficiência e tempo. Uma ajuda que permitiu a empresa D-Log alcançar uma poupança de combustível de quatro litros.

Os diferentes pacotes de serviços conectados da Scania para gestão de frota, inclui relatórios de monitorização e controlo de acesso a dados, permitindo ainda personalizar ferramentas e obter informações detalhadas sobre todos os veículos da frota.

Com 20 viaturas Scania numa frota de um total de 40, David Alves, o gerente da empresa D-Log, trabalha com a marca há quatro anos. Fundada em 2010 na cidade da Guarda, possui mais de cinquenta colaboradores e dedica-se aos transportes internacionais, principalmente para a Alemanha. Afirma que optaram pelo serviço de gestão de frotas da Scania porque é o mais atraente e porque «presta um bom serviço, as funcionalidades que nos colocam à disposição, tal como a descarga remota dos tacógrafos nos nossos carros. Sinceramente, funcionam muito bem e também porque nos dão as informações todas, sobre os motoristas».

Scania R450 - Photo: Scania
Scania R450 – Photo: Scania

Planeamento e otimização

O relatório de monitorização oferece dados individualizados para cada veículo da frota e permite analisar o conjunto de dados obtidos para aperfeiçoar o desempenho e focar as melhorias nos pontos menos eficazes.

O Portal de Gestão de Frotas da Scania FMS fornece dados em tempo real sobre estilos de condução, produtividade e a poupança de cada unidade, permitindo otimizar o planeamento e o gestão de condutores e veículos.

A recolha de dados sobre o uso da caixa de velocidades, a travagem e o controlo da velocidade cruzeiro, permitem melhorar o estilo de condução, redução do desgaste do veículo e maior poupança de combustível e segurança. «Principalmente uma poupança generalizada, quer para a empresa, quer para os motoristas. Uma relação win win. Aqui todos podemos ganhar. Cerca de 4/5 litros. Quando falamos em 4 litros, podemos pensar que é pouco, mas ao final do ano, multiplicando pelos milhares de quilómetros efectuados…. Imagine».

Manutenção mais eficiente

Esta poupança é também obtida pela redução dos custos de manutenção do veículo e desgaste dos componentes. Além disso, motiva os motoristas a melhorar as suas competências «à medida que eles vão tirando partido destas novas ferramentas, sentem-se mais motivados e até gera uma concorrência saudável entre eles. Só lhe faz bem».

Através dos serviços conectados, é possível aumentar a disponibilidade e a produtividade dos veículos através da leitura imediata do tacógrafo pela empresa, diagnóstico remoto e orientação geográfica do motorista. Também contribui para reduzir os custos operacionais e o tempo de inatividade do veículo antecipando problemas e corrigindo falhas antes que elas se tornem um problema. O portal de Gestão de Frotas Scania FMS «ajuda bastante a planear as revisões e a minimizar o tempo de paragem do veículo na oficina», diz o David.

Com a monitorização e a formação do motorista, obtem-se «um melhor aproveitamento de todas estas ferramentas, para os ajudar a poupar e aproveitar as melhores rotas, e assim chegarem ao destino».

Comentários